Jornal O POVO
Sexta-feira - 07-01-1994
Fortaleza - Ceará - Brasil

Regletes ajudam os cegos a escrever no seu alfabeto


     A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) está distribuindo gratuitamente com os deficientes visuais regletes (são como o lápis do cego). Sem uma reglete não é possível escrever em braille. Além do mais, é um objeto que não está à venda em qualquer centro comercial brasileiro. A iniciativa partiu de um conselheiro da Sociedade, que desenvolveu as regletes na sua empresa e doou para distribuição gratuita.

     A SAC constata que a distribuição gratuita de regletes, um benefício proporcionado aos deficientes visuais, assumiu proporções inesperadas, tendo recebido pedidos de várias instituições do território nacional. Outro material também indispensável ao cego, especialmente no ensino de Matemática, é o Sorobã, que será distribuído gratuitamente pela Sociedade.

Foto do Jornal O POVO
O reglete é o lápis dos cegos

     Hoje com 51 anos de atividade, a Sociedade praticamente assiste a todos os cegos do Ceará, sem um número definido de pessoas cadastradas. Seu trabalho tem sido, primeiramente, de prevenção à cegueira, bem como educar, profissionalizar e integrar na sociedade o deficiente visual. A prevenção é feita através de um trabalho de conscientização da sociedade e dos educadores.

     Às escolas a SAC envia escalas optométrica Snelle, como teste de visão dos alunos, como forma de prevenção à cegueira na idade pré-escolar. Há 20 anos é feito esse trabalho envolvendo especialmente os professores. Para que essa escala se torne um objeto didático obrigatório na sala de aula, está tramitando na Câmara Municipal um projeto de lei, de autoria do médico Iraguassu Teixeira.

     Prevenção é o carro chefe da Sociedade, como afirma a diretora secretária, Maria Josélia Almeida. Mas existe também o trabalho com os já cegos, dando-lhes uma profissão. Todos os anos são ofertados cursos profissionalizantes, dos quais todos os cegos podem participar. São cursos para telefonista, de áudio-locução, empacotamento, confecção de vassouras, datilografia em negro e em braille, de doces e salgados, de arte culinária, de AVD - Atividades Diárias e de aprimoramento pessoal. Nestes dois últimos cursos os cegos aprendem a cuidar de si e de uma casa, inclusive de bebês.

BANCO DE OLHOS
     O Banco de Olhos da Sociedade de Assistência aos Cegos comemora os resultados numéricos da luta pela diminuição da cegueira no Estado. De 1982 até outubro do ano passado, o Banco teve cadastrado em seus arquivos 726 pacientes inscritos para transplantes, 395 olhos doados e 364 transplantes realizados com sucesso. As doações estão crescendo, segundo Josélila Almeida, mas a SAC está constantemente em campanha publicitária, visando despertar e conscientizar as pessoas para a importância das doações de córneas. As última campanha do ano passado tinha como slogan “Aceitamos Usados”.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC