Jornal O POVO
Sábado - 15-03-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil
Cegos podem navegar na Internet e publicar textos


O programa DOSVOX permite que os deficientes visuais façam publicações, leituras de textos inseridos no computador, e navegar na Internet. A UFC vai realizar um curso em maio para dez pessoas com a finalidade de divulgar a técnica.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará em maio próximo um curso sobre o uso do DOSVOX - um novo programa de informação para cegos que facilita o uso do computador. O DOSVOX permite que os textos que aparecem no monitor do aparelho sejam traduzidos a viva voz, ou seja, a própria máquina lê o texto para o deficiente visual. O novo programa vem sendo desenvolvido pelo professor José Antônio Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) há três anos e desde de 1995 está sendo comercializado. Borges porém assegura que a finalidade do programa não é lucrativa.

Foto do Jornal O POVO
O professor José Antônio Borges, da UFRJ,
desenvolve há três anos o programa DOSVOX

O valor do equipamento foi estipulado para que o maior número de pessoas possa obter as vantagens. O Kit com a fita cassete de instruções, manual de uso e placa lay-cab (que substitui a placa de som em computadores menos avançados) custa R$ 140,00. Qualquer pessoa com computador - a partir de 286 - pode utilizar o DOSVOX. Através de lay-cab, um pequeno aparelho que se encaixa no local que se pluga a impressora, é possível ouvir a leitura feita pelo computador.

Para a obtenção da voz do computador as sílabas das palavras são pré-gravadas e a leitura se realiza quando o cursor está sobre a linha do texto. Com DOSVOX é possível ler, escrever os textos inseridos no computador, navegar na Internet e até ler um livro (com scanner, um aparelho de leitura ótica). De acordo com Antônio Brges, o interesse Centro de Apoio Educacional ao Cego (RJ) é popularizar esta nova tecnologia e, por isso, a parceria com a UFC. Somente no Ceará são 627 cegos cadastrados pelo Instituto dos Cegos. A entidade também já conta com três computadores com o DOSVOX instalado e um professor contratado para explicar o sistema.

O DOSVOX foi instalado no instituto dos Cegos em 1995, mas o laboratório de informática já funciona desde de 94. Só que o laboratório foi criado para uso do profissionais que precisavam redigir livros em braile. Antes do sistema de computadores ser instalado os livros eram datilografados em máquina especial o que demandava muito tempo. Hoje os computadores tem uma função a mais, a de ampliar os limites dos deficientes.

A UFC pretende instalar o programa em 10 computadores do núcleo de Processamento de Dados do Campus do Pici, até o final de abril. O curso, que terá uma semana de duração, está previsto para maio e será ministrado pelo próprio Antônio Borges. A pedido do professor e a turma terá três professores sem deficiência visual e mais sete deficientes visuais, sendo que destes três são docentes e dois são adolescentes entre 10 a 15 anos. Atualmente, o DOSVOX tem mais de mil usuários em todo País que tiram suas dúvidas através da homepage http://www.nce.ufrj.br/aau/dosvox.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC