Jornal O POVO
Quinta-Feira - 15-05-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil

Deficientes visuais já têm acesso à Informática


Sociedade de Assistência aos Cegos inaugurou ontem o Centro de Estudos José Antônio Borges com seis computadores equipados com o programa DOSVOX. Professores da instituição foram treinados para repassar o novo sistema aos alunos do Instituto dos Cegos a partir da Alfabetização

Foto do Jornal O POVO
Professor José Antonio Borges é Coordenador do Núcleo de
Computação Eletrônica da UFRJ

Qualificação não será mais obstáculo para o deficiente visual ingressar no mercado de trabalho. O acesso à informática através do programa DOSVOX começará a partir das turmas de alfabetização do Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira que funciona na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). Ontem a SAC inaugurou o Centro de Estudos DOSVOX professor José Antônio Borges.

O sistema DOSVOX auxilia o deficiente visual no seu dia-a-dia, uma vez que permite que desempenhe uma série de tarefas no computador, inclusive tenha acesso à Internet. O Centro contará com seis “computadores que falam”, ou seja, adaptados com sintetizador de voz, fone de ouvido, fita cassete. Os recursos são implantados no computador convencional e custa em torno de R$ 140,00. O programa DOSVOX é fornecido gratuitamente pela SAC.

Presidente da SAC, Josélia Almeida, diz que há dois anos a instituição dispõe do programa DOSVOX para realização do curso profissionalizante destinado aos assistidos pela Sociedade. Segundo ela, agora as crianças da alfabetização a 4ª série do primeiro grau do Instituto dos Cegos poderão utilizar o computador, como ocorre nos colégios particulares. Ela observa que esse programa ajudará na profissionalização do deficientes visuais.

Os professores da SAC estão participando de treinamento para utilização do programa DOSVOX e de como acessar a Internet, ministrado pelo idealizador do sistema, professor José Antônio Borges, que é coordenador do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso termina amanhã no laboratório do Núcleo de Processamento de Dados da UFC.

O professor José Antônio Borges, explica que DOSVOX permite a integração do deficiente visual com o mundo. Isso porque através de um aparelho chamado de scanner, o deficiente consegue ler jornal, livro e “navegar” na Internet. Segundo ele, é um sistema criando no Brasil que permite à pessoa cega editar texto, ler, ser lido por quem não é deficiente visual, preencher cheques. Quem não dispõe de computador em casa, poderá utilizar os existentes na SAC que funciona na rua Padre Anchieta, 1400 (telefone 281-6111).

André Luiz Gomes, 31, é instrutor de DOSVOX na SAC. Ele conta que conheceu o programa quando morava no Rio de Janeiro. Quando veio para Fortaleza, implantou no computador de um irmão e passou a realizar trabalhos. Antes do sistema, diz que precisava da ajuda dos amigos e familiares quando queria ler o jornal ou um livro.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC