Jornal O POVO
Sábado - 18-10-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil
A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) reuniu professores do Ensino Especial


A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) reuniu professores do Ensino Especial e o gerente do projeto DOSVOX, Antônio Borges, para uma comemoração ao Dia do Professor.

Aliar os recursos da Informática à educação de crianças especiais, particularmente com problemas de visão. Este é o objetivo do DOSVOX., projeto de autoria do professor José Antônio Borges, da Universidade de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que há três anos auxilia no aprendizado de pessoas cegas. Desde maio de 97 que o sistema foi implantado na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) e já se encontra no currículo da escola. Hoje no Brasil duas mil pessoas já utilizam o DOSVOX, entre elas cerca de 100 crianças.

 

Foto do Professor José Antônio Borges com uma aluna
Maria Carlizete com o professor José Antônio Borges

A partir do DOSVOX qualquer pessoa cega ler livros, jornal e revista e até acessa a Internet, graças a um sintetizador de voz. O aparelho permite que cada letra e sílaba seja sonorizada pelo computador. Assim quando uma pessoa quiser ler um livro ou revista, ela coloca as páginas no scaner e o computador dita as sílabas. Quando escrever, o computador repete os comandos para o deficiente. Os equipamentos (sintetizador de voz, fita cassete, fone de ouvido), são implantados num computador convencional , e custam em torno de R$140,00.

Há uma semana José Antônio Borges retornou a SAC para acompanhar o desenvolvimento das atividades escolares com o DOSVOX. Ele também aproveitou para implantar o projeto Dedinho. O Ceará foi o primeiro no Brasil a adotar este sistema de alfabetização de criança cegas através do computador. A proposta é dar à criança um contato inicial com o computador para que se familiarize. A partir deste processo de alfabetização a idéia é levar a criança nas séries mais adiantadas para a escola convencional, onde adquiriria conhecimento através do computador e do DOSVOX.

"O desafio neste momento é conscientizar o empresário para que coloque os computadores para pessoas cegas e pedir o apoio aos governos" diz Borges. Ele acredita que já existe tecnologia e conhecimento para proporcionar o ingresso de pessoas deficientes no mercado de trabalho e na sociedade.

20 professores já se formaram

A Diretora-Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Maria Josélia Sá e Almeida, afirma que já foram formados no sistema DOSVOX cerca de 20 professores e profissionais multidisciplinares da própria sociedade e mais de 15 docentes do Instituto dos Cegos do Estado. O DOSVOX está revolucionando o ensino na SAC.

O laboratório de Informática, tem seis computadores todos com DOSVOX instalado, é utilizado pelas turmas duas vezes por semana. O sistema auxilia nos cursos de profissionalização, na impressão de livros e jornais em Brailler e recentemente na alfabetização de pouco mais de 10 crianças. Com o DOSVOX as principais manchetes do O POVO são impressas todos os dias pelos próprios funcionários da SAC, através da Internet. A impressora pode enfetuar impressão de mil páginas em Briller em apenas uma hora.

Ontem foi o encerramento do curso de aperfeiçoamento das professoras da SAC e do Estado. Edileuda de Oliveira Pinto foi um desses docentes que foi receber a homenagem da SAC pelo dia do Professor. Ela dá aula para a primeira série do primeiro grau formada por três crianças na faixa etária de 8 a 11 anos. A tarde ela. ensina adultos.

Maria Carlizete da Silva, de 23 anos, conhece o sistema DOSVOX desde o dia 25 de março de 1996. Mesmo depois de completar seu curso no DOSVOX, continua procurando o laboratório para escrever e brincar com os jogos.

Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC