Jornal O POVO
Domingo - 28-12-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil
Deficientes visuais entregam exemplar do O POVO em braile


Foto do jornal O POVO

A Sociedade de Assistência aos Cegos entregou, ontem, um exemplar da edição de O POVO, impressa em braile. Na ocasião foi firmado um convênio que oferecerá assinaturas do Jornal em disquete, pelo sistema DOSVOX, para deficientes visuais.

O acesso à informação sempre foi precário para os deficientes visuais.

Para suprir essa necessidade, a Sociedade de Assistência aos Cegos, SAC, implantou um serviço para levar, diariamente, as edições de O POVO, em braile, até os deficientes visuais. Como a iniciativa é pioneira no Brasil, representantes da SAC estiveram presentes na sede de O POVO, para entregar um exemplar do Jornal, em braile.

O assessor de informática do Instituto, Alexandre Almeida, lembra que, desde março deste ano, a entidade imprime O POVO para os deficientes visuais. "Hoje, o serviço tornou-se essencial para a educação e a socialização dos 64 alunos do Instituto. A entrada de O POVO na Internet, facilitou, ainda mais, a operacionalização da edição em braile", ressalta.

O operador de telemarketing de O POVO, José Roberto Santiago, que é deficiente visual, afirma que o acesso à informação, principalmente para cegos, sempre foi limitado. Estudando para prestar o vestibular de Jornalismo, José Roberto é o primeiro funcionário do programa de DOSVOX que O POVO está implantando.

O gerente de assinaturas de O POVO, Demócrito Rocha Dummar Filho, diz que o Jornal aposta no potencial dos deficientes visuais. "Nós acreditamos que o deficiente visual é uma pessoa, profissionalmente, tão apta quanto qualquer outra. Tanto, que estamos abrindo, já no primeiro trimestre de 98, quatro novas vagas para deficientes visuais". Para isso, o Jornal está se equipando com o sistema DOSVOX. Demócrito Filho convoca os empresários que possuem computadores modelo 286, já fora de linha, a doá-los para a SAC, para otimizar o treinamento de DOSVOX.

A partir de hoje, O POVO coloca seu serviço de assinaturas à disposição da A SAC, que passa a oferecer o Jornal, também, em disquetes, para leitura em DOSVOX. Toda a renda das assinaturas, será revertida para o Instituto dos Cegos, que ficará responsável pela distribuição dos exemplares em disquete.

O compromisso do Jornal é, até o final do próximo ano, oferecer mais vagas no quadro de funcionários dos classificados Populares, que devem ser ocupadas por deficientes visuais.

Para maiores informações, o telefone da Sociedade de Assistência aos Cegos é 281.6111.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC