Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sexta-Feira - 20-02-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Campanha de combate à cegueira começa em abril


 

Campanha de prevenção à cegueira começa em abril em parceria de O POVO e Sociedade de Assistência aos Cegos.

O que mais cega é a falta de óculos. Quem adverte é o diretor de Saúde da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), o oftalmologista Valdo Pessoa, ao firmar ontem com O POVO uma parceria para o lançamento de uma campanha de prevenção à cegueira. A campanha começa em abril e vai se estender por tempo indeterminado nas páginas do jornal e nas emissoras do Sistema O POVO de Rádio.

Foto da homenagem dos 70 anos do Jornal O POVO
Sociedade de Assistência aos Cegos homenageou
os 70 anos de O POVO

A instituição é responsável pelo treinamento visual de 350 crianças da faixa etária entre quatro e 12 anos que tiveram alguma deficiência visual identificada na escola. São crianças que já nasceram com problemas de acuidade, mas que somente ao chegarem à idade escolar receberam o diagnóstico. O treinamento consiste em fazer estimulações visuais nas crianças. O terapeuta Vicente Matias explica que é necessário adaptar os alunos ao uso dos olhos. "É um trabalho que pode durar até um ano e é baseado na multidisciplinaridade", definiu. Vários profissionais, de diferentes áreas, participam do curso.

Pessoa disse que a demanda de crianças que procuram à entidade para treinamento visual chega a assustar. Grande parte do público - ele não precisou o percentual - vem do Interior. Para aliviar o trabalho do SAC, Pessoa sugere a criação de núcleos de prevenção fora de Fortaleza. Ele propõe três áreas do Estado: Zona Norte, Cariri e Sertão Central.

Além de treinar as crianças, a Sociedade também prepara os professores. Pessoa citou como exemplo a preparação de 120 professores da rede municipal de Fortaleza. Pessoa destacou que após o curso, as professoras conseguiram em pouco mais de quatro meses identificar 270 casos de problemas de visão. Para o diretor da SAC, o objetivo maior da campanha a ser lançada em abril não é encontrar soluções, mas sim levantar o problema.

As mães acreditam que uma criança possa precisar de óculos e não fazem os exames, disse Pessoa. Ele atribui aos pais a responsabilidade pelos diagnósticos tardios. "A criança não sabe que tem problemas e nem tem como", afirma. Para Pessoa, a preocupação dos pais em levar os filhos ao oculista deve ser a mesma com a qual aplicam as vacinas.

Depois da campanha, Pessoa anunciou que a meta da Sociedade será promover o segundo censo da Pessoa Cega do Ceará. O primeiro censo ocorreu no ano passado e obteve resultados, segundo ele, aquém da realidade. Pelos números do censo, haveriam no Ceará apenas 700 cegos em Fortaleza e 300 no Interior do Estado. Ontem pela manhã, a instituição homenageou os 70 anos de fundação do O POVO com um diploma e descerramento de placa de bronze. Houve ainda uma programação festiva com a participação de jovens assistidos pela instituição e seus professores. A presidente da Sociedade, Josélia Almeida, destacou o apoio do O POVO pelo apoio à criação do pacto pelas Pessoas com Necessidades Especiais.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC