Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 26-04-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Crianças fazem exame oftalmológico gratuito


A campanha "Veja Bem Brasil" foi iniciada ontem em Fortaleza para atender crianças da 1° série de 17 escolas estaduais. Médica diz que a criança deve fazer o exame oftalmológico até os quatro anos.

Foto do Jornal O POVO

Cerca de 1,8 mil crianças da 1° série do ensino fundamental de Fortaleza serão atendidas gratuitamente até hoje, de 8 às 17 horas, por 60 oftalmologistas do Estado. A campanha ``Veja Bem Brasil'', iniciada ontem, é uma promoção da Sociedade de Oftalmologia do Ceará e do Conselho Nacional de Oftalmologia, em parceria com órgãos de saúde estaduais. Tem como objetivo diminuir os problemas oculares, melhorando o rendimento escolar dos alunos.

Dezessete das 51 instituições da rede estadual de ensino foram selecionadas. O principal critério de seleção foi a carência das escolas. A campanha também está sendo desenvolvida em cerca de 1,5 mil municípios brasileiros, envolvendo mais de quatro mil especialistas. Aproximadamente 2,5 milhões de crianças serão beneficiadas. Estima-se que em média 20% delas tenham problemas oftalmológicos, sendo necessário o uso de óculos para mais da metade.

Segundo a médica Islane Castro, vice-presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, o problema visual é um dos principais motivos que dificulta o aprendizado dos alunos. Ela aconselha a realização do exame em toda criança com no máximo quatro anos.

Somente agora, aos 10 anos, Maria do Carmo Solidária Oliveira fez o exame pela primeira vez. Estudante da 1° série da Escola Jesus Maria José, no Conjunto São Francisco, ela conta que sempre sente a vista doendo, principalmente quando está em sala de aula. A garota acredita que após o uso dos óculos seu rendimento escolar vai melhorar.

A campanha está sendo desenvolvida em Fortaleza em 12 locais, entre eles na Sociedade de Assistência aos Cegos (Instituto dos Cegos), na Clínica de Olhos Leiria de Andrade, no Hospital Geral de Fortaleza, no Instituto de Oftalmologia da Parangaba e no Hospital Infantil Albert Sabin. Os principais casos detectados durante o exame foram a ametropia - distúbio causado pela ausência do uso de óculos - o estrabismo e a catarata. A ametropia é responsável por 80% dos problemas, segundo a oftalmologista Islane Castro.

Todos os receitoários de óculos vão ser entregues aos professores dos alunos para serem encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado. O órgão será o responsável pela doação dos óculos.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC