Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 03-05-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Novos conselheiros do Ciência & Saúde tomam posse
( do Jornal O POVO )


O segundo Conselho Consultivo do Ciência & Saúde tomou posse na última segunda-feira, dia 27 de abril. A partir de agora, serão oito conselheiros - dois a mais do que o Conselho anterior, cujo mandato terminou no final de março.


A estratégia do Ciência & Saúde de estabelecer um diálogo mais próximo com o universo científico local foi ampliada. Na última segunda-feira, na redação do jornal O POVO, tomou posse o novo Conselho Consultivo, não com apenas seis componentes, mas com oito. A mudança no número de representantes se deve à necessidade sentida pela equipe do caderno de ter uma representação ainda mais completa de todas as áreas tratadas no Ciência & Saúde.

O mandato de seis meses prorrogados por mais seis do primeiro Conselho terminou recentemente. Chegou a hora de mudar todos os conselheiros, como já era previsto. Desta vez, foram convidados: Sílvia Mamede (superintendente da Escola de Saúde Pública), Harbans Lal Arora (professor de física da UFC), Fábio Perdigão (pró-reitor de graduação da UECE), Luciano Almeida, (representando a redação do jornal O POVO), Marcos Leandro (consultor ambiental), Pe. Leonard Martin (diretor do Instituo Teológico Pastoral do Ceará), Henrique Figueiredo (coordenador do Mestrado em Psicologia e Subjetividade da Unifor), Rafael Marques (conselheiro do Conselho Regional de Medicina/Ce).

A proposta do Ciência & Saúde é amadurecer o processo iniciado com o primeiro Conselho, abrindo espaço para avaliações que envolvam críticas, sugestões e indicações de pautas e fontes. O novo Conselho se reunirá a cada dois meses e o leitor do O POVO também poderá se comunicar com cada conselheiro através da homepage do jornal: http://www.opovo.com.br

Os novos Conselheiros do Ciência & Saúde

Harbans Lal Arora

PhD em Física Quântica pela Universidade de Waterloo/Canadá, professor titular da Universidade Federal do Ceará, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e Caribe nas áreas de energia, ecologia e desenvolvimento sustentável.

Leonard M. Martin, C.Ss.R. (Redentorista)

Diretor do Instituto Teológico-Pastoral do Ceará (Itep), professor de Teologia Moral e de Bioética no Itep, presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral, membro do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde da UFC e do Hospital Universitário Walter Cantídio (Fortaleza), membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS), Brasília/DF e membro da Sociedade Brasileira de Bioética.

Sílvia Mamede

Médica, mestre em Gestão de Sistemas Locais de Saúde no Instituto Superiore di Sanitá da Itáli, mestranda em educação de Profissionais de Saúde da Universidade de Maastricht (Holanda), Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Marcos Leandro

Engenheiro florestal, especialista em interpretação de imagens, mestre em sensoriamento remoto e geoprocessamento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ex-técnico da Funceme, membro da Comissão do programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Ceará e conselheiro da Rede de Informação e Documentação em Desertificação.

Rafael Marques

Médico oftalmologista, titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, conselheiro, do Centro Regional de Medicina/Ce, professor-colaborador da Faculdade de Medicina da UFC e preceptor da residência médica da Sociedade de Assistência aos Cegos.

Fábio Perdigão

Engenheiro de pesca, especialista em oceanografia química pela USP, doutor em oceanografia pela Universidade de Nantes (França), professor do curso de Mestrado em Geografia da UECE e pró-reitor de Graduação da UECE.

Luciano Almeida Filho

Representante da redação no Conselho Consultivo. Jornalista formado no curso de Comunicação Social pela UFC. Trabalhou como repórter do caderno Povo Jovem, em O POVO (1989), atuou como repórter e crítico de música por seis anos no Caderno 3, do Diário do Nordeste. Atualmente é sub-editor do Vida & Arte, de O POVO.

Henrique Figueiredo

Psicólogo, psicanalista, coordenador do Mestrado em Psicologia e Subjetividade da Unifor, mestre em Psicologia: Fundamentos e Desenvolvimento Psicanalítico pela Universidade Pontifícia de Comillas-Madrid (Espanha).


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC