Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quinta-feira - 04-06-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Vertical



1 Tudo pronto para a entrada em operação da Central de Captação de Órgãos do Ceará. Vai funcionar em Fortaleza, com lançamento oficial programado para o dia 9 próximo pela Secretaria da Saúde do Estado. Essa Central funcionará seguindo as determinações estipuladas na lei dos transplantes de órgãos. Todas as diretrizes e mobilização de pessoal deverão ser fechados numa reunião que o secretário Anastácio de Queiroz (Saúde) marcou para a próxima segunda-feira, às 10 horas, em seu gabinete de trabalho. Ali, estarão os titulares de hospitais e de entidades que atuam também na área de transplantes como o Instituto dos Cegos do Ceará. Espera-se que, legalmente constituída, a Central de Captação de Órgãos seja a esperança que faltava a tantos que precisam de transplantes, mas que viram apenas um número em enormes cadastros de doadores.

2 Mil novas vagas estarão à disposição, a partir de hoje, dos interessados em operar no sistema mototáxi. Através de licitação, com início previsto para às 8 horas, no Ginásio Aécio de Borba. Segundo o presidente da Empresa Técnica de Transportes Urbanos S.A (Ettusa), Alberto Oliveira, o preço da vaga é de R$ 300,00 e, em 15 dias, a Ettusa espera divulgar a lista dos selecionados. Conforme Oliveira, hoje atuam legalmente nesse mercado 1.500 profissionais. E mais 4 mil piratas.


Anjo rebelde

Frei Beto exorciza o Governo FHC. E não esconde que, em suas romarias pelo Brasil - ontem passou por Fortaleza - apregoa a tese de que "o brasileiro deve votar no emprego e desempregar o Presidente" porque FHC não luta pela vida, que é dom de Deus.

Oração do fiel

Sobre o MST, Frei Beto avisa logo: "Sou consultor do MST, que engloba hoje 15 milhões de sem-terra. Agradeço a Deus por esse movimento."

Chama solidária

O Corpo de Bombeiros, com sua campanha Ombro Amigo, já arrecadou 100 toneladas de alimentos não-perecíveis, que são repassados para agricultores atingidos pelos efeitos da seca. O CB prova que tem credibilidade.

Hora da prensa

Será lançada hoje, às 19 horas, no Parque Recreio, a chapa de oposição ao Sindicato da Indústria Gráfica do Ceará. A oposição diz que não vai deixar a atual diretoria, há quase duas décadas no comando, superar o terceiro milênio.

Lição de sobrevivência

Seca não é algo exclusivo do Interior do Estado. Em Fortaleza, professores contratados provisoriamente pela Secretaria da Educação Básica do Estado vivem a seca financeira. Desde fevereiro não sabem o que é salário.

Flagelo urbano

De um catador de lixo, ontem, em meio a uma nuvem de fumaça no Jangurussu: "O pessoal devia lembrar da gente aqui. A gente também passa fome."

Menu financeiro

O secretário José Maria Mendes (Finanças) é o convidado do almoço-palestra que o Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças promoverá amanhã, no Café Matisse. Hora de dar transparência às contas municipais.

Seca no mar

Pescadores farão hoje, em Icapuí, um protesto durante audiência pública da Assembléia Legislativa. Querem mais vagas nas frentes de produção do Governo, por que o mar, nestes tempos de seca, não está pra peixe.

Livre para gritar

Em clima de VII Cine Ceará, uma boa-nova para o cineasta Augusto César Motta. Seu projeto de cinema O Grito foi aprovado pela Lei Jereissati e terá entre os patrocinadores a Teleceará Celular. O projeto dá adeus a 13 anos de gaveta.

Camisa 13

O MOVA-SE articula, junto aos servidores estaduais, uma nova luta. Quer sensibilizar o Governo do Estado pela antecipação de parcela do 13° salário. A categoria, há quatro anos sem saber o que é reajuste salarial, diz que merece.

Saúde na família

Em Fortaleza, o médico Victor Dubois, professor de medicina da Família da Universidade de Maastricht (Holanda). Dá consultoria à Escola de Saúde Pública (ESP) na organização do currículo do curso Residência Médica em Saúde da Família, a ser oferecido pela ESP em 1999.

Descarrilando

A Rffsa local tem, em seus trilhos burocráticos, cerca de R$ 20 milhões de dívidas resultantes de causas trabalhistas. São ações movidas por 95 servidores da Rede. Mas essa carga pesada não ficou para os novos donos.

Cachimbo da paz

Juraci Magalhães conversou ontem, em São Paulo, com o novo presidente regional do PMDB, Eunício Oliveira, que detém seis vereadores no seu grupo. O prefeito quer um refresco após várias derrotas na Câmara Municipal.

Raízes do Interior

O grupo Trupe Metamorfose, de Itapipoca, vai representar o Ceará no Festival Nacional do Teatro, em Araxá (MG). Foi o único do Estado a ser selecionado.

Sem pires

Hoje, em Brasília, Tasso Jereissati tem encontro com o Presidente. Vai reivindicar mais verbas para o combate à seca no Estado.

Horizontais

O Shopping Benfica, em obras, será visitado às 16 horas de hoje, por um grupo de lojistas.

O Grupo Balaio vai estrear sábado, às 20 horas, no Teatro do Ibeu, a peça O Beijo no Asfalto.

O presidente do CIC, Lima Matos, fala hoje, ao meio-dia, na Fiec, para membros da Associação Jovens Empresários. Sobre ciclo de palestras que vem promovendo e que discute temas como Globalização.

O Brasil ganhou ontem de Andorra (3 X 0), mas seu ataque ainda não descobriu o caminho das...andorrinhas.

A Autop 98 foi lançada ontem à noite, no Marina Park. A feira, que reunirá revendedores de veículos e autopeças, acontecerá de 26 a 29 de agosto, no Centro de Convenções.

Já está na terceira edição o livro Relembranças, de Milton Dias, indicado para o vestibular 99 da UFC.

Só lembrando: "E aí, o Viagra faria FHC voltar a subir nas pesquisas?"

E-mail: colvertical@opovo.com.br

 


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC