Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 06-06-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Oftalmologista de São Paulo recebe homenagem no Ceará



O Presidente do Banco de Olhos de São Paulo, oftalmologista Tadeu Cvintal, recebe homenagens da Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará.

"Não conheço, no Brasil, uma instituição que tenha chegado perto do que tem sido realizado pela Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará (SAC). O doutor Valdo Pessoa (diretor de saúde da SAC) e sua equipe foram muito além do que muitos chegaram". A declaração foi feita pelo presidente do Banco de Olhos de São Paulo, Tadeu Cvintal, que ontem fez uma visita à entidade, localizada na avenida Bezerra de Menezes, 892. Ele recebeu homenagens - o título de sócio benemérito e uma placa alusiva à visita - pela ajuda que concedeu durante a inauguração do Banco de Olhos do Ceará, há 21 anos.

Na opinião de Tadeu Cvintal, Fortaleza é um exemplo no País quando se fala de Banco de Olhos e do trabalho de prevenção à cegueira realizado pela Sociedade de Assistência aos Cegos. "Esse exemplo serve para mostrar que, na realidade, o brasileiro não pode ficar esperando só pelo Governo, sempre aguardando a ajuda oficial. Pode, com a ajuda da iniciativa privada, fazer muito pela sua comunidade".

Cvintal acredita que, atualmente, o povo brasileiro tem consciência da importância de doar suas córneas, mas essa conscientização deve se transformar em sensibilização. "As pessoas devem ter sensibilidade para a doação de fato. Porque, na verdade, é uma garantia de que o doador está contribuindo para resolver um problema que pode surgir na sua própria família".

Tadeu Cvintal assistiu ontem a uma dramatização sobre o atendimento de pacientes da SAC . Ele conheceu os diversos setores ligados à entidade, como a escola do Instituto dos Cegos, onde estudam 102 alunos do maternal à quarta série do Ensino Fundamental, o setor de profissionalização, o banco de olhos, o serviço social, a imprensa Braille, onde O POVO diariamente é condificado no sistema Braille para permitir a leitura pelos deficientes visuais, e a Biblioteca Braille.

Banco de Olhos recebeu 729 doações em 15 anos

O oftalmologista Valdo Pessoa de Almeida emocionou-se ontem quando agradeceu a ajuda prestada por Tadeu Cvintal na implantação do Banco de Olhos do Ceará. "Se não fosse ele, não tinha conseguido concretizá-lo". Valdo Pessoa mostrou ao colega paulista, o resultado de toda a luta para instalar o Banco de Olhos do Ceará que recebeu, de 1982 a 1997, 729 doações de córneas. Este ano, de janeiro até o início deste mês, foram 27 doações.

O Banco de Olhos faz parte da Sociedade de Assistência aos Cegos, fundada há 55 anos. Tem como missão prevenir e tratar a cegueira, além das seqüelas que pode deixar. Trabalha com uma equipe multidisciplinar que inclui assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, especialistas que procuram estimular os familiares para que tratem de forma normal os deficientes visuais.

Entre os cursos profissionalizantes oferecidos pela SAC encontram-se os de telemarketing, tapeçaria, bijuteria, oficina de vassouras, oficina de bengalas, inglês e computação. Há também um convênio com o Sebrae para o curso de hotelaria. A SAC já encaminhou deficientes visuais para trabalharem na Empresa de Correios e Telégrafos, Instituto Doutor José Frota e em outras empresas, no cargo de telefonistas.

Na homenagem prestada a Tadeu Cvintal compareceram Aparecida Cvintal (mulher do oftalmologista), a jornalista Wânia Dummar, a presidenta da SAC, Josélia Almeida; e opresidente do Banco de Olhos do Crato, Dalton Teles.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC