Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 23-08-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Primeira Constituição em braile é lançada no Brasil


Foto da D. Josélia Almeida Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos
Josélia de Almeida é presidente da Sociedade
de Assistência aos Cegos

A primeira Constituição em braile é lançada no País, oferecendo aos deficientes visuais mais uma oportunidade de exercerem a cidadania. A expectativa da Imprensa Braile do Congresso, que fez o lançamento da Carta Magna, é oferecer à população cega mais duas publicações ainda este ano.

Os deficientes visuais de todo o País já podem ter acesso à Carta Magna brasileira como qualquer outro cidadão. A Constituição em braile foi lançada no Congresso Nacional na semana passada e surge como mais uma oportunidade para o exercício da cidadania. A tiragem inicial é de 500 exemplares, que já estão sendo distribuídos gratuitamente para as instituições que prestam assistência aos deficientes visuais no Brasil. São três volumes que somam 454 páginas. A experiência pioneira foi uma iniciativa da 1° Secretaria do Senado em conjunto com a Imprensa Braile da Casa, inaugurada na ocasião.

Segundo o coordenador do Serviço de Publicação em Braile do Senado, Paulo Brandão, que é deficiente visual, a intenção é colocar à disposição da população cega outros materiais. Ele adianta que, para o próximo mês, já está prevista a publicação do Código de Defesa do Consumidor e que, ainda este ano, será lançado em braile o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Dependendo da demanda, estaremos lançando também clássicos da literatura brasileira. A escolha dos autores, nós queremos que parta do próprio deficiente visual", explica.

Para a presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos no Ceará, Josélia Sá de Almeida, o lançamento da Constituição é "uma iniciativa importantíssima porque é mais um passo rumo à igualdade e à participação". Os deficientes visuais atendidos pela Sociedade têm acesso à alfabetização em braile. Segundo a assistente social do Instituto dos Cegos, Cláudia Pinheiro, são cerca de 120 alunos, entre crianças, jovens e adultos. O período de alfabetização é de no máximo um ano. O Ceará tem 723 deficientes visuais, segundo pesquisa realizada pela Sociedade de Assistência aos Cegos.

O método braile de escrita e leitura foi desenvolvido a partir da técnica de leitura de partituras, criada pelo pianista francês Louis Braille, que ficou cego aos 5 anos. A primeira edição do método foi publicada em 1829. A linguagem foi criada exatamente para tornar possível ler e escrever partituras, mas depois foi aplicado para leitura de vários outros materiais. O sistema braile é um conjunto de pequenos pontos - sinais em alto-relevo - através dos quais os deficiente passam os dedos e conseguem identificar a letra correspondente. Seis pontos básicos permitem 63 combinações diferentes. No Brasil, a técnica começou a ser adotada em 1856.

O telefone gratuito da Imprensa Braile é 0800.612211 e o e-mail é:
braille@senado.gov.br.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC