Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira - 05-10-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Eleições 98
Personagens da democracia na hora do voto


Votação em braile

Treinados diariamente durante a última semana, os deficientes visuais demonstraram desenvoltura no manuseio do sistema eletrônico que dispunha de caracteres com grafia braile no teclado. Por volta das 11 horas, Martônio Torres Carneiro, 32 anos, não demorou mais do que dois minutos para digitar os números dos seus candidatos e disse que votar foi muito mais fácil do que nas eleições passadas.

"O sistema está quase perfeito, falta somente um sintetizador de voz para confirmação do voto com convicção". A opinião foi imediatamente reforçada por outro deficiente visual que estava ao lado, Luis Carlos do Nascimento: "O sintetizador de voz pode ser conectado a um headphone, já que não enxergamos a foto. Então, é bom termos essa segurança da confirmação do voto".

A presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Josélia Almeida, disse que para os deficientes visuais o sistema eletrônico para votar é muito mais fácil do que o manual. Nestas eleições eles tiveram a vantagem de poder treinar na urna eletrônica que o TRE deixou na sede do Instituto dos Cegos, onde funciona a 82° Zona eleitoral. "Observamos que, em alguns casos, os deficientes visuais votaram com maior rapidez do que as pessoas sem problemas na visão". (Lúcia Helena Galvão)


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC