Imagem 70 Anos do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 27-12-1998

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Quem precisa de você


Um dia por semana, algumas horas por dia, um tempo do fim de semana. Qualquer momento dedicado ao trabalho voluntário rende muitos frutos. As entidades e os assistidos agradecem a colaboração e o carinho. Anote quais são as que precisam da sua ajuda e faça parte dessa turma animada e esforçada que tanto bem faz a quem precisa.

Iprede - Instituto de Prevenção à Desnutrição e Excepcionalidade.
Rua Professor Carlos Lobo, 15 - Cidade dos Funcionários. Cep. 60821-740. Telefone 271 1451, fax 271 2040.

Contato: Sirlandi Sousa ou Ana Augusta Cavalcante.
O Iprede foi criado h 12 anos e atendeu e salvou 100 mil crianças desnutridas nesse tempo. O trabalho do voluntário na instituição é muito importante e pode ser feito nos setores de internamento, no ambulatório ou nos núcleos comunitários que servem a oito periferias.

Sociedade de Assistência aos Cegos-SAC
Avenida Bezerra de Menezes, 892 - Alagadiço - Cep. 60325-001. Telefone: 281 6111.

Contato: Josélia.
A Sociedade de Assistência aos Cegos presta assistência à pessoa com deficiência visual nas áreas de saúde e educação, num trabalho de profissionalização e prevenção da cegueira. A Escola forma pessoas para atuar em diversas áreas, como rádio e telefonia, entretanto busca no mo mento uma abertura no mercado para o profissional com deficiência visual. A SAC conta com 30 voluntários. Como cuidar do deficiente exige certo preparo, o voluntário dever ter alguma especialização para ministrar palestras e dar orientações. Profissionais das áreas de pedagogia e psicologia são de grande utilidade.

Foto da D. Josélia Almeida Presidente da SAC em suas Atividades

Centro de Desenvolvimento Infantil - CDI Fortaleza Rua Capitão Aragão, 863 - Aerolândia - Cep. 60851-150. Telefone: 272 2184, fax. 272 2184.

Contato: Mary Alice Pessoa da Silva.
O Centro de Desenvolvimento Infantil conta com o apoio voluntário das mães das crianças que ali estão internadas. Como as dificuldades são muitas, especialmente as relacio nadas aos recursos financeiros, o trabalho de voluntariado é de extrema importância. Faltam voluntários em áreas especializadas, como psicologia, assistência social, odontologia e pediatria. Dessa forma, os maiores custos da instituição são na área de contratação de profissionais específicos.

Projeto Famílias Reunidas Rua Ricão, 79 - Padre Andrade - Cep. 60340-410. Telefone: 286 1939.

Contato: Arita Maria Mesquita Guerra Ximenes.
Este é um dos projetos em convênio com o Projeto Nacional Fundo Cristão para as Crianças. Sua finali dade é auxiliar as famílias através do sistema de apadrinhamento, com atuação nas áreas de nutrição, saúde, socialização e educação. O Projeto trata da família como um todo, des de o acompanhamento da mãe na gestação até o desenvolvimento de seus filhos. No total, são auxiliadas 681 famílias. Atualmente, existe um grupo de 25 mães isoladas que atuam como voluntárias e há necessidade de mais. Como o projeto procura enfatizar a questão da educação/informação, voluntários especializados nas áreas de psicologia, assistência social e educação social são bem-vin dos.

Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta Av. Aguanambi, 2.479 - Fátima - Cep. 60415-319. Telefone: 272 7422

Contato: Emília Vasconcelos.
Piamarta é uma escola de especialização com sistema de internato. Atende a 1.200 alunos, espalhados nos anexos do centro. Um voluntário poder ajudar ministrando cursos diversos, como de pintura, costura, etc.

Obras Sociais Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações - Instituto Felippo Smaldone
Rua Adolfo Siqueira, 273 - Joaquim Távora - Cep. 60135-140. Telefone: 221 3993.

Contato: Gema Sozzo.
O Instituto Felippe Smaldone trabalha na educação de crianças com deficiência auditiva. Como elas precisam de um tratamento especializado, os voluntários que mais se ade quariam ao Instituto
seriam especialistas, como odontólogos, otorrinolaringologistas e assistentes sociais.

Desafio Jovem do Ceará Av. Dedé Brasil 565 - Parangaba - Cep. 60740-000. Telefone: 225 7230.

Contato: Silas Munguba.
O Desafio Jovem trabalha na recuperação de jovens drogados ou com problemas de vício alcoólico.

Casa da Esperança-Fundação Especial PermanenteRua José Vilar, 938 - Aldeota - Cep. 60125-000. Telefone: 224 0702.

Contato: Fátima Dourado.
A Casa da Esperança não se detém apenas ao tratamento das crianças com autismo. Auxilia na pesquisa e na produção científica sobre o assunto, além de desenvolver um trabalho de amparo às famílias envolvidas. Por isso, o primeiro passo a ser da do pelo voluntário é definir a sua
realidade atuação. Para ser agente, isto é, aquela pessoa que acompanha o autista com o auxílio de um pedagogo e terapeuta, faz-se necessário um curso ministrado pela própria insti tuição com noções básicas sobre o autismo, seus distúrbios e alterações. Outro trabalho do voluntário é tera pêutico e psicológico junto às famílias dos autistas ou a promoção de eventos para arrecadação de recursos financeiros. A Casa da Esperança reúne 150 autistas, mas mais de 400 aguardam por uma oportunidade.

Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza
Rua Barão do Rio Branco, 20 - Cep. 60025-060. Telefone: 231 9465.

Contato: Maria Catharina Leão de Freitas.
São 20 as voluntárias da Santa Ca sa de Misericórdia. O grupo organiza festas, visita os doentes nas enfer marias, leva apoio moral, arrecada verba para compra de roupas. As voluntárias vão à Santa Casa toda quinta-feira, permanecendo no local o dia inteiro com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que ali estão internadas. Partindo do princípio de que um voluntário age com o coração e o seu cartão de visita é a sua espontaneidade, o voluntário não se submete a entrevistas. Deve apenas ir à Santa Casa nas quintas-feiras e se juntar ao grupo de voluntárias.

Cetra - Centro de Estudos e Trabalho de Assessoria ao Trabalhador
Travesssa Par , 12, sl. 705 a 708 - Centro - Cep. 60025-120. Telefone: 231 1226, 231 1693 e fax. 231 1056.

Contato: Francisco Uribam Xavier de Holanda
Trabalho de assentamento rural e apoio à população rural. A entidade ainda não teve experiência de traba lho com voluntariado e gostaria de ter apoio nas áreas de secretaria, limpeza, agronomia, administração de empresas e sociologia.

Centro de Educação Integrada à Infância e Adolescência - CEIIA
Rua Alberto Ferreira, 564 - Jardim Iracema - Cep. 60341-140. Telefone: 282 1177.

Contato: Fátima Fernandes
A entidade trata do desenvolvi mento de 510 crianças desnutridas, com idades variando de 0 a 6 anos. Das famílias dos pacientes em trata mento, 400 compõem o grupo de vo lunt rios do centro, auxiliando nas áreas de apoio, limpeza e cozinha. Esse trabalho junto às famílias apresenta bons resultados, por isso a Ins tituição prioriza o pessoal da família para que o trabalho tenha continui dade em casa. A entidade necessita de uma força na área educativa, atra vés de um corpo técnico com objeti vo da especialização. Por contar ape nas com um economista doméstico, um sociólogo, um pedagogo, um pe diatra e dentista, o CEITA tem ca rência de profissionais nas áreas de terapia ocupacional, psicologia e as sistência social.

Centro Ceará Voluntário Telefone: 261 0556.

Contato: Yara Lúcia Macêdo
Entidade que pretende ser órgão de articulação entre o voluntário e a entidade. O voluntário que desejar trabalhar com idosos, por exemplo, dever se dirigir ao centro, e este o encaminhar para uma instituição que atenda às suas necessidades. Em fase de implantação, com funciona mento previsto a partir de janeiro, o Centro Ceará voluntário est sendo incentivado pelo Conselho da Comunidade Solid ria, que tem 10 entidades semelhantes espalhadas pelo Brasil, e é presidido pela primeira dama do País Ruth Cardoso.

Projeto Peter Pan - Hospital Albert Sabin.Rua Tertuliano Sales, 544 - Vila União - Cep. 60410-790. Telefone: 247 1739.

Contato: Socorro ou Zélia.
O projeto de assistência às crianças e adolescentes com câncer, através do apadrinhamento e da colaboração de voluntários. Cada pessoa interessada em apadrinhar uma criança dever contribuir com a quantia R$ 25,00 mensais, destinados à aquisição de uma cesta alimentar para a criança adotada. Dever ainda pre sentear a criança nas datas comemorativas, como anivers rio e Natal. A maior colaboração que o voluntário poder dar às crianças doentes é a companhia durante as sessões de quimioterapia, através de terapias de jogos, leituras, apresentação de peças infantis, etc. O Peter Pan está receptivo ao voluntariado, principalmente nas áreas de terapia ocupacional e pedagogia.

Lar Torres de Melo Rua Júlio Pinto, 1.832, Jacarecanga. Cep. 60325-420. Telefone: 281 2637

Contato: Marlene.
O Lar Torres de Melo é uma instituição, sem fins lucrativos, de apoio aos idosos. O asilo existe desde 1905 e conta hoje com 300 idosos que vivem na instituição, com liberdade de ir e vir. A parte técnica da entidade é composta de terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiras, médicas e fisioterapeutas. Os voluntários do Lar Torres de Melo podem ser alo cados em diferentes setores, como os de farmácia e terapia ocupacional, na higiene pessoal dos idosos e distribuição de alimentos. Outros fazem visitas mensais, como a dermatologista e os médicos, e outros atuam fora da instituição arrecadando recursos financeiros. Um grupo de jovens anima os idosos através de discussão de temas atuais.

Centro de Convivência Madre Regina Rua Viriato Ribeiro, 1.071 - Bela Vista. Telefone: 482 4230.

Contato: Marisa.
Criado há quatro anos, o centro presta atendimento completo aos portadores do vírus HIV e seus filhos, portadores ou não. Os interessados em se tornarem voluntários deinstituição devem apresentar um pe queno projeto do tipo de trabalho que podem realizar e a disponibilidade de tempo. Em fase final de construção, a creche da entidade precisa tanto de voluntários como de equipamentos para que comece a trabalhar.

Grupo de Apoio Girassol Hospital São José de Doenças Infecciosas - Rua Nestor Barbosa, 315. Tele fone: 281 4500.

Contato: Mirtes Machado.
O Girassol, composto por 45 voluntários, trabalha no São José, o hospital de referência para o tratamento dos portadores do vírus HIV no Ceará . O interessado em fazer parte do grupo dever passar por um treinamento multidisciplinar para se tornar apto a trabalhar com o doente. Boa vontade substitui experiência e deve reforçar o compromisso do voluntário.

Entidades no Brasil
Fora do Ceará, muitas entidades estão engajadas no trabalho de voluntariado. Existem algumas que ajudam na sua busca por um espaço como voluntário, procurando um local próximo ou até no mesmo bairro que você mora. Acesse:

E-mail: www.voluntarios.com.br/pesquisa.htm . Existem 2.000 entidades brasileiras cadastradas neste site.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC