Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira - 31-05-1999

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Site divulga atividades de entidades assistenciais


O site Solidário tem como objetivo divulgar o trabalho de entidades assistenciais em todo o país.

Solidariedade on-line. Esta é a proposta do site Solidário
(http://www.alternex.com.br/~solidario), página pessoal do jornalista carioca João Marcos Weguelin. Há cerca de um ano e meio na rede, o site tem como função divulgar o trabalho de entidades assistenciais em todo o país. "Sempre tive vontade de desenvolver um projeto social, e a página foi o início", diz Weguelin.

Na página principal, as entidades estão divididas por categorias - crianças, deficientes visuais, religiosas, etc. Também há a opção de procurar por estados. As entidades têm espaço, no site, para descrever suas atividades, enumerar suas necessidades e divulgar endereço e telefone para que possíveis doadores possam entrar em contato. Entre as entidades divulgadas, existem três instituições cearenses: Grupo Arte e Música Espírita (Fortaleza),
Sociedade de Assistência aos Cegos (Fortaleza), Sociedade de Assistência à Criança (Milagres). Os interessados em incluir seu trabalho devem preencher o formulário presente no site.

O único objetivo do site, segundo Weguelin, é a divulgação. "Não recebemos nem repassamos donativos, para não haver problemas como acusação de fraude", diz. A seção "pedidos" funciona como uma espécie de classificados, onde há oferta e procura de donativos, como alimentos e equipamentos de informática. Os contatos são divulgados e a doação é acertada sem o intermédio do site.

Além destas, o site tem outras seções interessantes, que trazem artigos, informações e links sobre temas sociais. Uma delas é a seção "Fome e Desperdício", que divulga projetos de combate à desnutrição. "São projetos que eu encontrei Brasil afora, e que merecem ser divulgados pela importância do seu trabalho", diz Weguelin. Além disso, há dicas de como evitar o desperdício de alimentos, desenvolvendo uma alimentação alternativa baseada em sementes, cascas, flores e folhas.

O site foi reformulado recentemente e, segundo Weguelin, a proposta é aumentar cada vez mais o número de entidades divulgadas. "Eu espero que, num futuro próximo, o Solidário possa ser um ponto de referência na divulgação deste tipo de trabalho", diz.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC