Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quarta-feira - 24-11-1999

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Tratamento de doenças nos olhos é tema de jornada


Novas técnicas permitem que até 95% dos casos sejam recuperados.

Cerca de 70% a 80% das pessoas acima de 60 anos de idade estão sujeitas a ter acometidas catarata, que é a opacificação do cristalino. Hoje, porém, a correção do problema já é feita com as mais modernas técnicas cirúrgicas. O assunto será um dos temas da X Jornada Cearense de Oftalmologia, que acontece de amanhã a sábado, no Caesar Park Hotel.

Segundo a coordenadora do encontro, Islane Castro Verçosa, a causa mais comum da catarata é o envelhecimento. No entanto, o problema pode ter origens congênitas (em crianças), traumáticas, ou secundárias, acometendo principalmente usuários crônicos de corticóides. Independente das causas, Islane diz que a catarata pode ser considerada o maior déficit visual tratado, recuperando com novas técnicas de 90% a 95% dos casos.

A implantação da lente intra-ocular, que é a colocação de um cristalino artificial, é a técnica mais revolucionária no tratamento. Com dela, explica Islane Verçosa, é dispensável o uso dos óculos com altos graus (fundo de garrafa), que caracterizavam o operado de catarata. O grau para quem usa óculos após cirurgia de catarata é de 18, enquanto a lente intra-ocular tem capacidade de até 25 graus.

De março a agosto deste ano, o Ministério da Saúde promoveu um mutirão de cirurgias de catarata. No Ceará foram operadas cerca de 13 mil pessoas. Mesmo assim, para conseguir realizar a cirurgia hoje pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente espera ainda quase dois meses desde a marcação dos primeiros exames. Os atendimentos pelo SUS podem ser feitos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF),
Instituto dos Cegos, Clínica Leiria de Andrade, Instituto de Olhos de Parangaba, Instituto de Olhos do Pirambu, Santa Casa de Misericórdia e Faculdade de Medicina.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC