Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Terça-feira - 14-12-1999

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Missa reverencia padroeira dos deficientes visuais


Foto do Jornal O POVO
Devoção: celebração encerrou as atividades
 letivas da instituição

Entidade pede a ajuda de voluntários para registrar em CD as obras literárias que tem gravadas.

   O Instituto dos Cegos Doutor Hélio Góes Ferreira comemorou ontem o dia de Santa Luzia, padroeira dos portadores de deficiências visuais, com uma missa celebrada pelo padre Lopes, no auditório da entidade. O evento marcou também o encerramento das atividades educacionais deste ano no Instituto, que é responsável pelo ensino de 146 alunos que apresentam múltiplas deficiências, cegueira e visão normal.

   Maria Josélia Sá e Almeida, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, explica que o Instituto atende crianças até a 5° série do ensino fundamental. Segundo ela, está havendo especialização de professores na área de deficiência visual e a implantação do setor de livros gravados. "Estamos angariando voluntários para gravar os livros em CD", afirma.

   Além do Instituto, a Sociedade oferece outros serviços como de Psicologia, Educação Física, Serviço Social, Prevenção à Cegueira, Odontologia, o Banco de Olhos do Ceará e profissionalização. "A saúde mantém as outras áreas", afirmou.

   Depois de 56 anos ocupando a área onde funciona, a Sociedade de Assistência aos Cegos de Fortaleza recebeu por doação o terreno localizado no bairro Alagadiço. A doação foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A sociedade possuía apenas o usufruto do terreno que ocupa. O relator da matéria foi o senador Lúcio Alcântara (PSDB).

Santa foi martirizada por não renegar fé

   Uma procissão no fim da tarde de ontem marcou o encerramento das festividades de Santa Luzia, iniciada dia 3 de dezembro. Mais de 2 mil fiéis seguiram as imagens da Santa - padroeira da visão - pelas ruas da paróquia, que inclui parte do Centro e da Praia de Iracema. Após a procissão, foi celebrada missa, seguida de feirinha.

Foto do Jornal O POVO
Procissão na tarde de ontem: festa completa
56 anos

   A festa de Santa Luzia acontece há 56 anos. Durante dez dias, os fiéis realizam novenas, terços e quermesses. A paróquia de Santa Luzia é dividida em sete setores e cada um tem uma imagem da Santa, ficando responsável por preparar um andor. Na abertura das festividades deste ano, foi realizado o hasteamento da bandeira de Santa Luzia e o abraço simbólico da igreja.

   A história de Santa Luzia é cercada de lendas. De acordo com o padre Francisco de Assis Apolônio, Luzia foi queimada pelo imperador romano Deocleciano e morreu dia 13 de dezembro de 304. Ela nasceu em Siracusa (Itália) e seus pais eram ricos e nobres. ``Aquela era uma época de perseguições aos cristãos'', explica o padre. ``Luzia foi prometida pela mãe - que ficou viúva - para um jovem pagão. Mas como a moça queria servir aos pobres e enfermos, havia feito voto de castidade. O noivo, então, a denunciou ao imperador, que quis que ela renunciasse à sua fé. Luzia se negou e por isso foi condenada", prossegue o padre.

   Entretanto, para boa parte dos fiéis, o destino de Luzia foi diferente. "O noivo mandou arrancar seus olhos, mas depois apareceram novos olhos e ela recuperou a visão. Pelo menos é assim que minha mãe me falou", conta Maria Eva Rodrigues de Holanda. O padre Apolônio afirma que esta história não corresponde à realidade. "Luzia é padroeira da visão, porque seu nome em latim era Lucia, que vem `lux', luz em latim. E o órgão do nosso corpo relacionado com a luz são os olhos", diz.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC