SÍMBOLO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Quinta-feira - 20-09-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.fortaleza.ce.gov.br/cpp/noticias/orcamento-participativo/atividades-especiais-celebram-dia-de-luta-da-pessoa-com
Atividades especiais celebram Dia de Luta da Pessoa com Deficiência


O Orçamento Participativo (OP) desenvolve assembleias e atividades específicas para o segmento social das pessoas com deficiência.

Foto da Prefeitura de Fortaleza
CUCA recebe o primeiro espetáculo acessível
ao público com deficiência auditiva

O próximo dia 21 de setembro é uma data lembrada e marcada todos os anos pela reflexão, divulgação e pela busca por novos caminhos de inclusão social, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na data, o CUCA Che Guevara recebe duas apresentações marcantes para o as pessoas com deficiência, a peça "A Vaca Lelé" e o show musical "Chorando a Gente", com Didi Moraes.

O espetáculo teatral "A Vaca Lelé", projeto de José Alves Netto, é apresentado pelo Grupo Bandeira das Artes, que mais uma vez deixa sua marca na história do teatro cearense como primeiro espetáculo acessível ao público surdo por meio de legendagem. Essa ação é importante também para o CUCA, que dá um importante passo no Projeto Multiacesso, dentro do mês dedicado ao tema da acessibilidade.

A peça revolucionou os palcos com uma iniciativa pioneira de apresentar um espetáculo com serviço de Tradução Audiovisual (TAV) para as crianças do Instituto Hélio Góes (ligado à Sociedade de Assistência aos Cegos) e da Escola de Ensino Fundamental Instituto de Cegos. Dessa vez, a peça infantil entra em cena para os alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), do Núcleo de Educação Especial de Pacajus e de outros parceiros convidados.

A partir das 19 horas, a programação do CUCA Instrumental apresenta o cantor Didi Moraes, um artista que vê o mundo através dos sentidos e da arte. Deficiente visual, Didi apresenta o espetáculo "Chorando a Gente", tocando cavaquinho ao lado dos músicos Patrick Mesquita (flauta), Tauí Castro (pandeiro), Agenor (Violão) e Alission (cavaquinho base). O show é uma ode ao espírito de alegria do cearense e a competência do instrumentista e compositor carioca.

O trabalho é uma síntese das experiências do artista desde quando perdeu sua visão e partiu da roça para a cidade do Rio de Janeiro, percorrendo depois as cidades de Fortaleza, Brasília, Crato e novamente Fortaleza. Com composições antigas e novos arranjos "Chorando a Gente" é um show saudoso e alegre, com homenagens à vida, aos amigos, à família e aos instrumentos dos artistas. Uma boa oportunidade para toda a comunidade conhecer o trabalho do artista, grande exemplo de superação.

:: Serviço
Programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Local: CUCA Che Guevara (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)
Data: Dia 21/09, a partir das 15 horas
Mais informações: 85 3237 4223 / 4488


Volta página principal envie Mail para sac@secrel.com.br
Volta página anterior