PALAVRA DA PRESIDENTE DA SAC

MARIA JOSÉLIA SÁ E ALMEIDA

Períodos:

1996 a 2003

  2006 a 2015

    Falar da Sociedade de Assistência aos Cegos não é exatamente uma tarefa difícil para mim, já participo de sua história há várias décadas. Tive o privilégio de ter vindo para esta casa, pelas mãos de seu fundador Dr. Hélio Góes Ferreira, portanto, não só testemunhei, como também acompanhei a peregrinação desse abnegado homem e de seus sucessores na árdua tarefa de provar que todos os seres foram criados por Deus, não importando sua cor, raça, credo ou limitações.

    A Sociedade de Assistência aos Cegos, foi fundada em 1942, sendo pioneira no Ceará para assistência à pessoa cega. Nessa época, o mundo vivia sob os auspícios da 2ª Grande Guerra Mundial, quando se impunha à humanidade um critério seletivo, cuja marca qualitativa da valorização do HOMEM, dava-se em razão de determinados requisitos estéticos hereditários e não em razão de seu valor moral.

    Foi exatamente nessa conturbada época, que o Dr. Hélio Góes Ferreira iniciou nesta entidade o sublime trabalho que visava mostrar a força do ser diminuído numa parte do seu esforço, mas íntegro na capacidade do seu espírito. Quando partiu em 1976, deixou plantada na terra fértil dessa instituição, a semente dessa filosofia que com seus frutos de boa procedência, vem proporcionando às pessoas cegas EDUCAÇÃO e SAÚDE, necessidades básicas de todo ser humano.

    Portanto, a Sociedade de Assistência aos Cegos ao longo de sua caminhada, vem cumprindo suas metas estatutárias, adequando-se aos métodos modernos do ensino especializado e aos avanços da tecnologia oftalmológica, tornando-se detentora de um modelo moderno de entidade filantrópica, reconhecido nacionalmente: desenvolve suas metas estatutárias, sem onerar o governo ou seja, sem receber nenhuma verba ou subvenções. Não recebemos peixes, aprendemos a pescar. Entendemos ser essa a maneira correta. Do contrário, estaríamos pedindo assistência e não prestando assistência. É assim que vemos as coisas e foi promovendo nossos próprios meios, que conseguimos implantar nesta entidade: uma nova visão em ação.

    Essa visão, nos fez apostar na informática e desenvolver meios de transpor as barreiras que dificultam o acesso da pessoa cega a essa nova tecnologia. Atualmente, proporcionamos o acesso a INTERNET aos nossos assistidos, constituindo-se uma atividade pioneira no Ceará. Outro beneficio é proporcionar a leitura diária de jornal local, impresso na impressa braille desta entidade.

    Os serviços prestados pela Sociedade de Assistência aos Cegos estão à disposição de toda comunidade cega, bem como de portadores de visão subnormal, bastando para ter acesso a esses benefícios, inscrever-se no serviço social desta instituição.

    Por havermos implantado na Sociedade de Assistência aos Cegos um modelo moderno de Entidade filantrópica e pelas metas conquistadas, temos a plena consciência de que não basta somente ser, é de fundamental importância demonstrar sê-lo. Assim, convidamos você a conhecer um pouco de nossa entidade "navegando" em nossas páginas.

    Atenciosamente,

Maria Josélia Sá e Almeida
Diretora Presidente
E-Mail: joselia@secrel.com.br


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior