PAULO ROBERTO CANDIDO DE OLIVEIRA
VENCENDO AS BARREIRAS DA RETINOSE PIGMENTAR


    Dentre as patologias que acometem o sistema ocular, a retinose pigmentar traz muitas interrogações, talvez, por ser uma doença ainda sem cura e por incrível que pareça, sem muita atenção por parte de alguns oftalmologistas, certamente, em virtude da grande quantidade de trabalho por fazer no tratamento das outras enfermidades visuais que já tenham os procedimentos clínicos de cura e prevenção devidamente comprovados cientificamente. Caso que não ocorre com relação à retinose pigmentar, cujos tratamentos desenvolvidos ainda não tiveram os seus resultados apresentados a comunidade médica mundial, segundo informações de oftalmologistas brasileiros.

Foto de Paulo Roberto Candido de Oliveira
Paulo Roberto Candido de Oliveira
Engenheiro Eletricista e Professor de Informática

    Deixando um pouco desta discussão das tecnoterapias para o enfrentamento da retinose pigmentar, vamos centralizar o foco das nossas análises nos recursos e métodos disponíveis para amainar as arestas pontiagudas das dificuldades encontradas no cotidiano dos "retinosados".

    O ser humano interagindo com o meio ambiente e com os outros seres, teoricamente necessita de todos os seus sentidos perfeitos para poder lutar pelas suas aspirações. Quando existem limitações em algum destes sentidos, esta máxima só prevalece para os mal informados ou para aqueles sem coragem de modificar seus destinos.

    A retinose pigmentar coloca nos seus portadores um manancial de conflitos que somatizam-se contribuindo com o agravamento do quadro.

    Por tratar-se de uma patologia ainda sem cura, as informações, os debates, a divulgação dos recursos para o tratamento e a reabilitação dos portadores, a educação informativa dos familiares dos retinosados e a formação de grupos de mútua ajuda e tantos outros elementos alavancadores da cidadania dos deficientes visuais, ficam desconexos e infrutíferos na objetivação dos seus fundamentos, em virtude dos métodos simplistas de atendimento aos pacientes, que se limitam à prescrição de medicamentos e a negação do ser psicológico potencializado que muitas vezes só recebe do seu médico o veredicto da condenação a uma vida improdutiva.

    É com o pensamento na melhoria da qualidade de vida dos acometidos de degenerações pigmentares da retina, que nasce no Ceará, sob a tutela da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, o CENTRO DE APOIO AOS PORTADORES DE RETINOSE PIGMENTAR, situado ao mesmo endereço da tutora, com os seguintes objetivos:

    -Cadastrar os portadores de retinose pigmentar;
    -Elaborar um banco de dados completo, inclusive com depoimentos das experiências individuais de portadores;
    -Centralizar os anseios psicossociais e terapêuticos dos portadores;
    -Oferecer respaldo médico-científico para os tratamentos clínicos existentes na área da retinose pigmentar, inclusive sobre o tratamento feito em Cuba;
    -Dar apoio psicológico e disponibilizar recursos para a socialização dos portadores, como cursos de profissionalização, curso de Braille, curso de informática, além de auxiliar na reabilitação e na estimulação visual.

    O cadastro dos portadores de retinose pigmentar, pode ser feito na Sociedade de Assistência aos Cegos, situada AV. Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo, CEP 60325-001 - Fortaleza - Ceará - Brasil, o telefone do centro é (85) 3206-6800.


Volta página principal envie Mail para sac@secrel.com.br
Volta página anterior