RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2004


Anterior Próxima

Relatório de Atividades 2004 - 62 anos
Uma prática libertadora

Dr. Fco. WALDO PESSOA DE ALMEIDA - Presidente da SAC
Dr. Fco. WALDO PESSOA DE
ALMEIDA
Presidente da SAC

Ao longo dos 62 anos de existência da Sociedade de Assistência aos Cegos desenvolvemos, paulatinamente, um eixo de ação baseado numa prática libertadora que promove prevenção a cegueira, integração social e profissionalização da pessoa cega.
Para alcançar esse objetivo sem onerar nem o governo, nem a sociedade estruturamos um projeto de auto-sustentação que gera na prestação de serviços de saúde os recursos necessários ao pleno desenvolvimento das nossas atividades estatutárias.
Os serviços médicos oftalmológicos que a SAC oferece, através da Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit e do Hospital Alberto Baquit Júnior, são referências no Estado do Ceará.
Em 2004, inauguramos as novas instalações do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira e lançamos a pedra fundamental de um moderno projeto arquitetônico para a construção do novo Hospital Alberto Baquit Júnior.
Tudo isto, objetivando ampliar os serviços assistenciais que realizamos através dos setores de educação da pessoa cega e de prevenção à cegueira que  visam promover a integração social do deficiente visual.
Tudo isto sem esquecer de dar ao cego a possibilidade de galgar postos de serviço no mercado de trabalho através de cursos de profissionalização.
O nosso Curso de Formação de Professores de Educação Especial na Área da Deficiência Visual vem proporcionando a ampliação dos horizontes para a inserção de alunos portadores de patologias associadas à cegueira na rede formal de ensino.

A Residência Médica em Oftalmologia da SAC recebe autorização do MEC para aumentar em um ano a permanência dos médicos residentes que realizam seus estudos e pesquisas na instituição.
Assim, a Sociedade de Assistência aos Cegos acompanha a nova tendência mundial como ator social que persegue, constantemente, a sua revalorização no seio da sociedade civil qualificando os seus conhecimentos e privilegiando a vida das pessoas de deficiência visual.
 

Anterior Próxima

Volta página principal Maiores informações:
Volta página menu dos relatórios envie Mail para Webmaster da SAC