RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2007


Anterior Próxima

    PALAVRA DA PRESIDENTE   

Relatório de Atividades 2007 - 65 anos


MARIA JOSÉLIA SÁ E ALMEIDA - Presidente
MARIA JOSÉLIA SÁ E ALMEIDA
Presidente

UM ANO DIFÍCIL

      O presente Relatório de Atividades contempla o conjunto dos resultados alcançados quantitativa e qualitativamente pela Sociedade de Assistência aos Cegos no ano de 2007. Ao completarmos 65 anos de existência, seguimos nossa evolução histórica numa luta diária que se traduz na indiscutível vitória de médicos, pacientes, profissionais, alunos e assistidos que passaram por esta casa.

      E o fazemos na perspectiva de que o trabalho desta Instituição encontre eco no coração dos gestores da saúde.

      Constatamos, por um lado, o aumento das estatísticas da cegueira em adultos e, principalmente, em crianças e, por outro, o desinvestimento do Sistema Único de Saúde, por exemplo, na realização de exames sob anestesia ou sedação em crianças para refração, correção cirúrgica de catarata congênita, glaucoma congênito, transplantes, estrabismo, traumas e muitas outras patologias oculares infantis.

      Não podemos calar diante da constante redução das cotas de atendimento do SUS, nosso maior e melhor cliente, que está limitando nosso atendimento filantrópico nas áreas de prevenção, educação, assistência social, saúde, sobretudo em oftalmo-pediatria, e profissionalização do deficiente visual.

      É preciso que se diga que mantemos a duras penas uma Residência Médica em Oftalmologia reconhecida pelo MEC (1996) e CBO (2000), voltada para a pesquisa científica e formação de futuros profissionais médicos oftalmologistas, preenchendo uma lacuna que o setor público é incapaz de solucionar adequadamente.

      Tudo isto apoiado na nossa Unidade Oftalmológica Ieda Otoch Baquit e no nosso Hospital Alberto Baquit Júnior onde realizamos consultas, exames e cirurgias respaldadas por equipamentos de última geração e por uma equipe médica reconhecida nacionalmente.

      Nosso Curso de Especialização de Docentes na Área de Deficiência Visual, reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará em 1997, é mais uma porta aberta pela SAC para a inserção social da pessoa portadora de cegueira.

      A reprodução de obras científicas e literárias e a impressão de jornais em Braille proporcionam ao deficiente visual uma postura crítica da sociedade, aliando-se ao Centro de Estudos DosVox para torná-los cidadãos do mundo através do acesso à internet.

      Merecem destaque nossas atividades sócio-culturais e esportivas que seguem rompendo as barreiras da discriminação e do preconceito na conquista da ética da cidadania para portadores de cegueira.

      É este o perfil da SAC que se insere num contexto de eliminação de estigmas relacionados à cegueira, que levam determinadas pessoas a pensar, por exemplo, que os cegos vivem na eterna escuridão.

Anterior Próxima

Volta página principal Maiores informações:
Volta página menu dos relatórios envie Mail para Webmaster da SAC