RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2008


Anterior Próxima

PALAVRA DA PRESIDENTE
Superação continua sendo o nosso lema

      A Fé, a Esperança e a Caridade são virtudes que dignificam a condição humana e suavizam a nossa jornada aqui na terra. Acredito que a maior dessas três pilastras do humanismo seja a Caridade, por estar mais ligada a uma ação concreta. Ela é presente, é uma prática. Enquanto as duas primeiras dizem respeito ao futuro, esta diz respeito ao presente, à ação.

     
As dificuldades que enfrentamos para manter acesa esta chama são inúmeras. Na edição anterior deste Relatório Anual, constatávamos que, apesar do aumento dos índices de cegueira em adultos e crianças, o nosso principal investidor - o Sistema Único de Saúde, adotou uma política de redução das cotas de atendimento, comprometendo nosso atendimento filantrópico nas áreas de prevenção, educação, assistência social, saúde e profissionalização do deficiente visual.

      Infelizmente, esta situação ainda não foi revertida, portanto somos forçados a bater na mesma tecla, na esperança de que as autoridades que regem o SUS se sensibilizem com esta situação e revejam a sua política em relação à nossa entidade.


Maria Josélia Sá e Almeida - Presidente da SAC
Maria Josélia Sá e Almeida
Presidente da SAC

“Acompanho a vida desta
entidade desde 1961, ao
lado do meu marido Waldo
Pessoa. Após a sua morte
em 2006, coube-nos a
árdua tarefa de continuar
esta obra, tendo sempre
em mente a palavra-chave
que move este grande
ideal: SUPERAÇÃO.”

      Este ano apresentamos um relatório numa linguagem diferente – a literatura de cordel – que além de enriquecê-lo artisticamente, em nada compromete a seriedade deste documento e ao mesmo tempo homenageia os poetas Patativa do Assaré e Esmeraldino Vasconcelos, cujo centenário de nascimento ocorrerá, respectivamente em 5 de março e 4 de abril de 2009, além do bi-centenário de Louis Braille, percursor da escrita braille. É importante lembrar também que além de Patativa e Esmeraldino, os maiores expoentes da poesia popular cearense foram cegos e/ou de baixa visão, como é o caso do Cego Aderaldo, Cego Oliveira, Adolfo Lopes, Sinfrônio dentre outros.

      Diante disso, convidamos o poeta popular Arievaldo Viana, criador do Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, para fazer uma síntese das nossas atividades em setilhas metrificadas. Leiam a seguir um resumo de nossas atividades ao longo do ano de 2008 e constatem que, apesar das dificuldades, superamos os desafios.

Anterior Próxima

Volta página principal Maiores informações:
Volta página menu dos relatórios envie Mail para Webmaster da SAC