RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2011


Anterior Próxima

PALAVRA DA PRESIDENTE

ESPERANDO O GRANDE MOMENTO

      Apresentamos o nosso Relatório de Atividades referente ao conjunto das ações desenvolvidas pela Sociedade de Assistência aos cegos durante o ano de 2011 com grande expectativa em relação ao ano seguinte, 2012, que marcará 70 anos de atividades da nossa instituição, uma efeméride digna de todas as comemorações. É que em plena 2ª Guerra Mundial um grupo de pessoas abnegadas e comprometidas com o bem-estar do próximo associaram-se no sentido de criar uma entidade de amparo aos portadores de deficiência visual, sobretudo aqueles que mendigavam pelas ruas sem qualquer assistência do poder público.

      A data 19 de setembro é muito significativa para a história do povo cearense, conhecido nacionalmente como gente hospitaleira que, em atitude pioneira, promoveu a libertação dos escravos 4 anos antes do decreto assinado pela Princesa Isabel. A criação da SAC está no rol dessas iniciativas pioneiras que tanto orgulham o nosso Estado. A história da SAC é feita de inúmeros atos de amor, caridade, coragem e acima de tudo, da crença de que todos os seres foram criados por Deus, não importando sua cor, raça, credo ou limitações. É esta certeza que move as nossas ações e que nos dá força e coragem para prosseguirmos nessa luta incansável em prol da luta a qual nos propomos. Uma luta desse porte é sempre marcada por grandes obstáculos. Muitas vezes tivemos que navegar num turbilhão de dificuldades, vencendo vendavais de incompreensão e ondas de indiferença, para alcançarmos as conquistas através da constante superação.

“Mais que amparar
o deficiente visual,
a SAC tem
procurado ao longo
de todo esse tempo
promover o
respeito, a
cidadania e a
dignidade entre as
pessoas.”

Fachada da Sociedade de Assistência aos Cegos

      Mais que amparar o deficiente visual, a SAC tem procurado ao longo de todo esse tempo promover o respeito, a cidadania e a dignidade entre as pessoas. Preocupamo-nos com a formação cultural dos nossos assistidos, sua educação, seu aprimoramento profissional, sua mobilidade (diante do caos que está se tornando a nossa cidade, por conta de um trânsito violento e desordenado), além de investirmos em atividades culturais e esportivas.

      2011 marca 69 anos de uma luta heroica e ininterrupta em prol desta causa tão nobre onde destacaram-se nomes como o padre Arquimedes Bruno, seu primeiro presidente, Dr. Hélio Góes Ferreira, Dr. Waldo Pessoa de Almeida, só para citarmos alguns abnegados guardiães dessa ideia luminosa.

      Que venha pois a esperada data: 19 de setembro de 2012, quando pretendemos comemorar, com muito brilho e ampla participação da sociedade cearense, os 70 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos.

Maria Josélia Sá e Almeida - Presidente da SAC
Maria Josélia Sá e Almeida
Presidente da SAC

Anterior Próxima

Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página menu dos relatórios