Imagem do Simbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 34 - Fortaleza, 01 de Março de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

   Prezados colegas bom dia.

   Hoje primeiro de Março, dia de São Davi. Começamos um novo mês, que todos os dias deste mês seja cheio de agradáveis surpresas, alegrias e que tenhamos muita paz.

Com amor e carinho
Tia Rita

Jamais tive necessidade de
me convencer, por argumentos,
da existência de Deus: sempre a senti.

       (Joaquim Nabuco)


Fique por dentro

   O mar do Ceará tem 573 km de comprimento e 55 km de largura. É coberto, principalmente, por areia e algas. Como ele não é protegido por uma barreira de corais, a maré atinge a areia da praia completamente livre. Assim, as ondas vêm com toda a força e mexem a areia que fica no fundo, deixando a água com uma coloração diferente, mais escura e, quando bate o sol sobre as águas, resulta numa cor esverdeada. E por esse motivo todos comentam que o mar do Ceará é verde.

Curiosidade

   Os peixes dormem?
   Não. Eles alternam estados de repouso. Fazem movimentos bem lentos que quase não percebemos.

   O peixes fazem xixi?
   Fazem. Os rins dos peixes de água doce produzem muita urina para eliminar o excesso de água. Os peixes do mar perdem água por osmose, assim, produzem menos urina.

   Os peixes bebem água?
   Sim. Eles retiram o oxigênio da água para respirar.

   Qual é a velocidade dos peixes?
   É bastante variada. A truta nada 25 km/h; o atum 45 km/h; o peixe-espada 95 km/h; o agulhão 110 km/h; tubarão e o golfinho (que é mamífero) 60 km/h.

Quem aprendeu a        
obedecer saberá comandar.

   Humor

                 O jogador

   Um dia o cara chegou e disse.
   — Você joga bola de meia direita ou de meia esquerda.
   O outro cara disse:
   — Eu jogo de pé no chão mesmo.

(Alexandro Segunda série)

Para ler refletir

   Sobre Gansos e Equipe
   (Informe APAE)   

   Quando você vê gansos voando em formação "v" pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles voam dessa forma. A seguir, algumas constatações feitas por pesquisadores:
   À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação "v", o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71 por cento a mais do que se cada ave voasse isoladamente.
   Pessoas que partilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente porque elas se apóiam na confiança umas das outras.
   Sempre que um ganso sai de formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de voar só e, de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave a sua frente.
   Existe força, poder e segurança em um grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.
   Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para traseira do "v", enquanto um outro assume a ponta. É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
   Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.
   Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntam-se a outra formação, até encontrar o seu grupo original. A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.
   Para o bem estar do grupo, é fundamental ser um ganso voando em "v".
   Vamos procurar nos lembrar mais freqüentemente de dar um "grasnado" de encorajamento e nos apoiar uns nos outros com amizade.

(Texto escolhido por Carlizeth,
revisora da Imprensa Braille da SAC,
especialmente para este jornal).

Pensamento do dia

De quanto no mundo tenho visto, o resumo se abrange nestas cinco palavras: não há justiça sem Deus. (Rui Barbosa)

O amor é uma luz que não deixa escurecer a vida...
Ninguém é pobre quando ama.

(Camilo Castelo Branco)


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC