Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 40 - Fortaleza, 09 de Março de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

   Os verdadeiros construtores do progresso surgem na esteira do tempo, transformando e renovando os campos do conhecimento humano, na ciência ,na filosofia, na arte, na medicina, pelo elevado saber que possuem, pela persistência do aprender, possibilitando vôos mais altos . Eles chegam para transformar a civilização exaurida, necessitada de novos rumos.

Rutilene Maria de Souza
Professora da SAC

Leia e Reflita
“Os velhos”

   Muita gente tem medo de envelhecer. Ao contemplar um velho arqueado, passos trôpegos, o rosto inteiramente enrugado, a cabeça nevada pelo rigor dos anos, algumas pessoas sentem uma espécie de temor, desânimo, muitas vezes até medo a invadir-lhe a alma. A velhice não é motivo de tristeza, senão quando abandonada ou arruinada por constantes padecimentos. Os que envelhecem na pobreza, aqueles que ficam sem um lar, que são obrigados a estender a mão à caridade pública ou a recolher-se a um fundo de albergue, esses são, na verdade dignos de lástima e sofrem as conseqüências de um destino.
   Porém os que atingem a curva da existência humana com um sorriso ainda nos lábios, que abençoam com carinho e ternura a outra geração, vão encontrar na velhice o repouso merecido, a recompensa de quem soube plantar.
   A velhice tranqüila depende, de modo geral, de uma juventude comedida, de uma ditosa mocidade que não se emaranhou nas malhas do vício.
   Os velhos merecem nossa veneração.
 

Mensagem

   Deus, conceda-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar e coragem para mudar aquelas que posso, e sabedoria para reconhecer a diferença.

Viagem (Cecília Meireles)

   Fez tanto luar que eu pensei em teus olhos antigos
   e nas tuas antigas palavras.
   O vento trouxe de longe tantos lugares em que estivemos
   que tornei a viver contigo enquanto o vento passava.

   Houve uma noite que cintilou sobre o teu rosto
   e modelou tua voz entre as algas.
   Eu moro, desde então, nas pedras frias que o céu protege
   e estudo apenas o ar e as águas.

   Coitado de quem pôs sua esperança
   nas praias fora do mundo...
   - Os ares fogem, viram-se as água,
   mesmo as pedras, com o tempo, mudam.

Espaço Aberto ao Leitor
O ACASO DA VIDA

   Eu, Eduardo Bizerra do Nascimento, comecei a perder a visão, em 11 de março de 1995, e perdi toda visão, neste mesmo ano. Não foi fácil pra mim perder a visão aos 21 anos de idade, e começar uma nova vida, totalmente diferente.
   Primeiro resolvi ir a Santa Casa e depois ao Hospital das Clínicas e de lá, fui mandado para a Sociedade de Assistência aos Cegos, que me encaminhou para Belo Horizonte. O médico de Belo Horizonte, me falou que não era possível fazer a operação, porque as hemorragias internas dos olhos estavam grande demais. Tudo isso começou com uma infecção pulmonar, no meu pulmão esquerdo. Voltei para Fortaleza, e o médico da Sociedade aconselhou-me que entrasse na escolinha. Comecei a freqüentar o Instituto em, 05 de agosto de 1996, neste dia senti uma tristeza, porque percebi que tudo tinha mudado e a minha vida não era mais a mesma coisa.
   Comecei a estudar na sala de Reabilitação com a professora Ruth Queiroz, e aprendi muito com ela. No ano seguinte houve troca de professores e estudei com a Professora Elisângela Magalhães, que também me ensinou muita coisa.
   No Instituto tive aulas de orientação e mobilidade, fiz cursos: empalhamento, confecção de embalagem, sucatotéca, bijuteria, Dosvox, telemarkting e agora estou fazendo os cursos de audio-locução e inglês, e iniciando o estágio do Dosvox e estudo à noite.
   Sou grato ao Instituto por estar conseguindo superar essas batalhas.
   Acredito, que não é Deus que discrimina seus filhos e sim o acaso da vida que nos surpreende.

(Eduardo Bizerra)

O Verdadeiro Cego

   O verdadeiro cego, não é aquele que perde a visão. Cego é todo aquele que só vê os defeitos dos outros, sem olhar para os seus. Cego é quem discrimina, ofende e maltrata o deficiente visual, sem pensar que um dia poderá estar no lugar dele.
   Vamos respeitar todos os deficientes, seja qual for, os visuais, auditivos, mentais e os físicos. Pois somos dignos de respeito.
   Este era o recado que eu quero deixar para vocês.
   Que Deus os abençoe e ilumine e que o senhor Jesus os proteja. Pois só podemos chegar ao Pai se for por ele mesmo.

(Geovânio F. da Silva)

Noticias

   Ontem, 08 de março, dia das mulheres, a Sociedade de Assistência aos Cegos, comemorou o encerramento do 1º Curso da Residência de Oftalmologia. Dona Maria Josélia Sá e Almeida, presidente da Sociedade, fez sua alusão expressando seu verdadeiro pensamento em relação as Dras. Joyce, Sônia e Lódhia.
   “ Em primeiro lugar, essas três jovens, cativaram-nos pela simplicidade, pela meiguice e acima de tudo pelo total cumprimento das normas estabelecidas pela residência médica, durante os três anos de duração desse curso.
   Em segundo lugar, pela certeza de que esta entidade ganhou não só, três amigas como também três excelentes profissionais que passam a integrar o corpo clínico e cirúrgico desta casa.
   Portanto, a comemoração do encerramento desse curso no Dia Internacional da Mulher, é claro que não é exatamente uma mera coincidência...”
   Falou com muito orgulho, do Padre Arquimedes Bruno, que foi um dos fundadores e o 1º Presidente da Sociedade.
   O SAC NA PONTA DOS DEDOS, parabeniza as três médicas oftalmologicas que concluíram a residência médica.

(Rutilene Sousa)

Sorria e Sorria..., Faz bem!

   Talvez nunca, como atualmente, o mundo sofra maior carência de alegria, de graça, de paz. Daí o bem que nos faz topar com criaturas alegres, que preferem sorrir e fazer sorrir, pilheriar, anedotizar, que é uma forma de dar vazão ao espirito e a inteligência.

(Tupynambá da Frota)

   * Um homem só é velho quando o seu caderninho de telefones só tem endereços de médicos...

   * E aquele octogenário que levou um broto ao Motel e, lá, não funcionou...
      E ela procurando animá-lo: “Oi, tenta!” Oi tenta!” “Oi, tenta!”
      E ele: “Ué! Como é que você soube a minha idade?!...

   *- O que é que o senhor acha do ato sexual antes do casamento?
     - Uma bobagem! Vai atrasar a cerimônia!...
   *- Aquele “bicha” esta na pior e quer passar o apartamento. Interessa?
     - Quanto?
     - Bem...você dá o que ele deu... e continua dando...

Você Sabia?

   Que as professoras, Aurinete, Conceição, Joseana e Sandra, passaram no vestibular da UVA.
   Elas estão de parabéns, fizeram a inscrição no último dia, num corre, corre tremendo, mais valeu!. Em 2001 todas as professoras da SAC, estarão concluindo o curso de Pedagogia.

Definições

   CHEFE- É aquele que sempre chega tarde quando você chega cedo, e que chega cedo quando você chega tarde...

   AMIGO- É aquele que tem os mesmos inimigos que você tem...

   IMBECIL- Todo mundo fala que em cada família tem um que é imbecil. O diabo é que sou filho único...


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC