Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 41 - Fortaleza, 10 de Março de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

   Estamos com mais uma edição do Informático SAC na ponta dos dedos. Procuramos com este empreendimento cultural, desenvolver o hábito de leitura, nos nossos alunos e assistidos.
   Em nossa escola, tornamos o informativo bem atuante e participativo na "Entrada dos Alunos".
   O Informativo é nosso, de todos os que fazem a Sociedade de Assistência aos Cegos, portanto temos um "Espaço Aberto", para que os deficientes visuais possam contribuir com suas idéias, pensamentos e reflexões.

   Leia um pouco mais. Participe.

Luiza de Marilac de Carvalho Almeida
Diretora do Instituto de Cegos
Dr. Hélio Góes Ferreira

"Só se torna eficazmente generoso ou verdadeiramente humilde quem tem sobre si mesmo um sentimento esclarecido e confiante. Cumpre-nos sacrificar a este fim até a própria paixão do Sacrifício; porque o sacrifício não deve ser um meio de nos enobrecer, mas sim o sinal de um enobrecimento".

(Maurice Maeterlinch)

Queremos Lembrar que:

   A oração mais poderosa do dia é aquela que fazemos quando o dia amanhece.
   Isto não quer dizer que as outras horas do dia Deus não esteja disponível conosco. Não, não é isso. É apenas para que se cumpra com fidedignidade as Escrituras sagradas que está em lamentações ( : )
   "Deus renova a cada manhã as suas promessas em nossa vida.
   Portanto leitor amigo, aproveite o seu amanhecer todos os dias, para renovar as suas esperanças com Deus.

Fique por Dentro

   Você sabia que:

   A lei de Diretrizes e bases número 9394-96 da Educação Nacional, vem desdobrando o Ensino Fundamental em ciclos.
   Portanto um seriado de oito anos, pode ser fundamentado em quatro anos.
   1º ciclo - 1ª e 2ª série
   2º ciclo - 3ª e 4ª série
   3º ciclo - 5ª e 6ª série
   4º ciclo - 7ª e 8ª série
   Mas o parágrafo primeiro do art. 32 da referida lei diz claramente:
   É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

É FACULTADO, PORTANTO NÃO É OBRIGATÓRIO.

Leia e Reflita

   Creio que as diferentes religiões, o cristianismo entre elas, nem sempre estimulam uma relação de amor entre o homem e Deus, mas um encontro onde há "temor e tremor", expressão bíblica freqüentemente mal interpretada. A presente afirmação de Paulo é neste sentido, muito oportuna. Diz o apóstolo, ao falar de Jesus, que nele sempre houve o sim. Isto é, a ação divina legitima toda a criação: Deus em Cristo dirige um eterno sim a todas as coisas; em particular, ao ser humano.
   O sim divino tem implicações éticas muito importantes e sérias para a nossa vida pessoal. Se Deus nos cria com dignidade e respeito, "por um pouco menor do que ele mesmo", como afirma o salmista, temos também de nos respeitar. Você já notou que o amor - próprio independe de mandamentos? Quem não se ama nem se aceita não precisa, na verdade, de religião, mas de psiquiatra.
   O sim divino deve provocar também em nós uma relação correta com todos os homens, o que se expressa através do amor e da justiça social. Deve nos movimentar, igualmente, para a cruzada ecológica que representa o respeito que devotamos à natureza.
   O sim divino, acima de tudo é um desafio para o nosso sim incondicional a Deus: amá-lo de todo o coração, alma e entendimento; depositar nele a nossa absoluta fé.
   Há alguns anos escrevi uma letra para música de gente humilde, composta por garoto. Tente agora refletir comigo a letra desta canção:
   Reconhecemos, revisando nossa vida, as alegrias que hoje explodem dentro de nós, a realidade de que, em toda a dura lida, temos certeza de que nunca estamos sós. O nosso Deus é o pai de toda a providência e o sim divino sempre anula nossos nãos, quem for Cristão tem como herança a consciência de ser guiado pelas poderosas mãos.

Pe. Jonas Resende
Texto extraído de seu livro "Reflexões".

Leia e Reflita um pouco mais

   A posição da mulher na Sociedade Contemporânea
   É bem verdade que o papel da mulher vem mudando a cada dia que passa. Hoje a mulher conquista o seu lugar de destaque em todos os segmentos da sociedade humana.
   Estudando a história dos povos, sentimos que em épocas passadas, a mulher não podia mostrar o próprio rosto, nem sugerir ou participar de decisões políticas e sociais.
   Ser mulher era sinônimo de insignificância, incredulidade, inoperância.
   Foram muitas as lutas travadas, principalmente a luta para vencer o "preconceito" que existia em torno do "ser mulher".
   Com o passar do tempo, a mulher foi lutando e procurando transformar o contexto existente.
   Atualmente, vemos mulheres como fortes dirigentes e governantes, galgando posições e expectativas em todos os campos da vida e do trabalho.
   Entretanto não podemos deixar de frisar que a sociedade na qual vivemos , cobra da mulher "n" papéis, entre eles o de:
   - ser mãe - esposa
   - dona-de-casa - estudante
   - profissional, entre outros.
   E que ela deve estar atenta para o maior de todos eles que é o de: "SER MÃE", pois pela própria condição natural da vida humana, o primeiro grupo social formado na história da humanidade, foi o da "FAMILIA". E que tudo começa e termina na família. Toda a estrutura, todo o equilíbrio, toda a organização do "SER" é gerada, concebida, nascida e criada no SEIO FAMILIAR. Se alguma coisa vai mal, é porque a família vai mal.
   E por todo esse acúmulo de "responsabilidades" é que mulher deve ser sábia para controlar e organizar o seu tempo e as suas atividades, diversas afim de desempenhar bem o seu papel de mãe. Porque a MÃE FOI, É e SERÁ SEMPRE, a maior EDUCADORA de todos os tempos.
   Com isto, reforçaremos e lei natural, fundamentada na teoria teológica de que a mulher dará a luz ao seu filho, sentindo todas as dores do parto e sofrerá para criar os seus filhos. Mudar esta lei, é mudar a lei da criação, do poder maior, que está em Deus.
   Portanto, mulheres, sejam boas mães para seus filhos, pois disto dependerá um maior equilíbrio entre os homens.

Luiza de Marilac de Carvalho Almeida

Pensamento do Dia

"Enquanto desapareço deste mundo estéril, eu lhes digo -- pensem, para quando também tiverem de deixar o mundo, não apenas em serem bons, mas em deixar atrás de vocês um mundo bom."
Bertoct Brecht

"Há caminhos que ao homem parecem o bom, mas cujo fim é a morte."
(Salomão - Provérbios 14:12)

"O que for prudente, guardará então silêncio, porque é tempo mau."
Amós (Amós 5:13)

"No mundo você passa por aflições, mas tenham bom Ânimo, eu venci o mundo."
Jesus Cristo (João 16:33)

"O testemunho do senhor é fiel e dá sabedoria aos simples."
Davi (Salmos 19:7)

Humor

   Eram dois amigos: um pobre e um rico.
   O rico fez uma proposta ao seu amigo, para aprender inglês.
   Então foram a uma loja e os dois compraram aparelhos de som: o do rico era som completo com entrada p/ cd, e o do pobre era um radiozinho de pilha. Um dia eles se encontraram na rua.
   O rico: - How are you?
   O pobre: - Tsiiiiiiiiiiiii.

   Um rapaz estava noivo e morava numa cidade distante por motivo de trabalho. Depois de um certo tempo veio para casar.
   Ao chegar, conversando com sua noiva perguntou:
   - Querida, sou o primeiro homem da sua vida?
   A noiva, por sua vez, ficou triste e sem jeito.
   O noivo por sua vez, vendo a tristeza da noiva, perguntou:
   - O que é querida, estou lhe incomodando?
   E ela respondeu:
   - O que está me incomodando, é a resposta.

Espaço Aberto

   Laços Magnéticos

   O homem é um "animal social", já disse o filósofo, e neste exercício de sociabilidade, a cada dia experimenta as alegrias e os dissabores das relações humanas.
   Algumas regras normatizam os contatos interpessoais, como a hierarquia do poder (Pais e filhos, patrões e empregados, diretores e dirigidos, etc.), o nível de educação e cultura (independentemente da classe social), a bagagem existencial (experiências já vividas) entre outros elementos influenciadores nas nossas convivências.
   Estas normas são bastante úteis na construção dos entrelaçamentos afetivos, quando estamos conscientes delas, mas, como as leis que gostamos de obedecer são as do ORGULHO e da VAIDADE, raramente encontramos bem-estar quando nos relacionamos com os outros.
   O ser humano é também uma fonte de magnetismo, que atrai ou repele outros campos magnéticos, que podem ser de natureza salutar ou danosa, dependendo de como está o nosso imã. Se geramos ódio, atrairemos ódio, se geramos respeito, atrairemos respeito.
   Portanto, busque além dos seus limites ser um pólo magnético do BEM, e você verá que sua capacidade de amar e ser amado se transformará em exercício prazeroso de convivência social.

Paulo Roberto Cândido de Oliveira


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC