Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 47 - Fortaleza, 18 de Março de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

   Bom dia amigos,
   Bom dia à todos que fazem a SAC!

   Vocês estão lendo o "SAC na ponta dos dedos" que é pura emoção...
   Partilharemos alguns minutos do seu precioso tempo com o melhor da leitura que pude estruturar.
   Estamos vivendo num mundo onde a crise econômica e a violência apaga em nós os sentimentos...
   É preciso que por alguns momentos do dia sejamos capazes de buscar um pouco de energia para abastecer nossos corações, nossos, almas, e assim termos forças para continuar tocando a vida...

   Que a PAZ de Nosso Senhor Jesus Cristo permaneça com vocês.
   Carinhosamente,

Raquel Albuquerque
Fisioterapeuta - Psicomotricista - SAC

"Se o autor não se emocionar com a sua própria
criação, dificilmente pode esperar que outros o façam."
Charles Chaplim

É bom refletir...
Emoção

   A emoção é uma linguagem e, normalmente, muito eloqüente, mesmo quando mentiroso.    Procure ser verdadeiro com suas emoções, sem temê-las e sem deixar-se, destemperadamente, arrastar por elas. Pelo contrário, saiba conscientemente conviver com elas, aceitando sua força e bendizendo sua existência. Nada pior do que uma esfinge de pedra que não conhece a graça de chorar, de abraçar, de saltar de alegria e de se emocionar. E lembre-se de que a emoção é um dos traços definidores do próprio ser humano, diferenciando-o das demais criaturas da terra!

Fique por Dentro...

   - É a interação entre pais e filhos que transforma uma casa num lar. O lar é a primeira escola e é nessa escola de vida em família que o ser humano encontra os meios adequados para sua formação humana, seu equilíbrio psico-afetivo e seu espírito de solidariedade. Só numa atmosfera de amor se dá a verdadeira educação que é o resultado da introjeção de valores. Seja a criança dita "normal" ou não. Sua limitação não a impede de ser amada.

   ISTO É PURA EMOÇÃO...

Está é para não esquecer...

"As vezes, uma palavra dita com o coração vale por muitos discursos."

Curiosidades emocionantes...

      a) Bum, bum, bum. O coração bate como um tambor muito antes de a própria mãe saber que está grávida. Ao redor da terceira semana de gestação, quando a maioria das mulheres nem se quer começou a desconfiar da menstruação atrasada, o sistema cardíaco já funciona a pleno vapor no embrião aninhado no ventre materno.

   b) A comunicação através do toque é um dos mais poderosos meios de enriquecer relacionamentos humanos. Para o relacionamento mãe e filho o toque tem importância vital, porque oferece possibilidades de fortalecer o vínculo, ajudando no desenvolvimento físico e emocional do bebê.
Isto explica porque os bebês ainda no útero já se comunicam com o meio externo e são capazes de registrar vozes ou musicas ouvidas repetidas vezes. Eles já se emocionam dentro do útero de suas mães. A sensibilidade é um sentimento primário e essencial...

"A pessoa aprende amar não com
instrução, mas sendo amado"
(Montaigue)

Partilhando Emoções...

   "Se me fosse dado a magia de mudar o curso do tempo, voltaria um tempo já passado e cristalizaria os bons momentos que passamos juntos, e os faria poesia, e os gravaria nos nossos corações, e os faria eternos, e pediria à felicidade que nos acompanhasse, tal qual nossas sombras, que não nos deixam jamais."

Espaço Aberto... Sorrir também é expressar emoção!
UM ACONTECIMENTO DE RUA

   Numa rua onde passam carros, cachorros, bêbados, estudantes, vendedores, enfim, pessoas, veículos e animais de todos os tipos, etc... muita coisa pode acontecer.
   Pode inclusive não acontecer nada, o que já é alguma coisa. Foi o caso, por exemplo, daquela procissão que há muitos anos atrás desfilava pelas ruas de uma grande cidade no nordeste. Milhares e milhares de homens, mulheres e crianças caminhavam lentamente, contritos em orações e louvores ao Senhor Bom Jesus dos Passos. Tudo estava indo bem, num clima de paz e de fé, quando em meio a multidão, ao passar em frente a um enorme edifício ergueu-se uma voz aflita, trêmula e estridente que gritou:
   O prédio está caindo!
   Foi um "Deus nos acuda"! Homens correndo, mulheres chorando, crianças perdidas, bolsas, sapatos e pertences espalhados pelo chão, lojas invadidas, vitrines quebradas, trânsito confuso, policia, bombeiros, ambulâncias, etc... Um transtorno! Um massacre!
   Uma tragédia!
   Somente muito tempo depois, quando todos, inclusive os padres, haviam corrido fugindo do sinistro, deixando somente a imagem no meio da rua, é que se descobriu que a voz causadora de tamanha confusão, não passava da de um bêbado que, diante dos seus olhos via o prédio que parecia pender de um lado para outro, mas que na verdade estava firme como ainda hoje está.
   São coisas que acontecem pelas ruas de uma grande cidade.

Francisco Ferreira da Silva
Assistido da SAC

Expressar os sentimentos através da música é registrar o melhor de mim. Emocione-se comigo durante todo o dia hoje cantando;
Emoções

Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando prá você
E as mesmas emoções sentindo

São tantas já vividas
São momentos que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E ás vezes eu deixei você
Me ver chorar sorrindo

Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar

Se chorei
Ou se sorri
O importante é
Que emoções eu vivi

Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo

Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais

- A SAC é um exercício profissional emocionante!

Raquel Albuquerque


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC