Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 69 - Fortaleza, 19 de Maio de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

    Nesta edição, farei uma breve abordagem do trabalho realizado no Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira, setor mantido pela Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC.
    Com uma matrícula de 121 (Cento e vinte e um) alunos no ano em curso, e com um quadro de (14) quatorze professores especializados, 01 (um) Administrador Escolar, 01(um) Secretário e 01 (um) Coordenador Pedagógico, a nossa Escola executa no seu dia-a-dia, uma programação voltada para a verdadeira integração do deficiente visual no meio que o cerca.
    Na área da Educação Infantil, vivencia-se o "Projeto Jardim da Infância" que estabelece direcionamentos, através de medidas, observando as várias etapas do desenvolvimento da criança.
    No referente ao Ensino Fundamental (De 1ª a 5ª Série), vivenciamos o "Projeto Integração" com alunos de boa visão, visão subnormal e deficientes visuais, com a finalidade de promover a pratica do princípio da "Integração" que norteia a Educação Especial no Brasil e no mundo.
    No Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira, existem outras modalidades de atendimento, como o da SALA DE REABILITAÇÃO PEDAGÓGICA, que objetiva atender o deficiente visual que perdeu a visão em sua fase adulta. A SALA DE RECURSOS que presta um atendimento individualizado aos alunos que necessitam dominar determinadas dificuldades que possibilitem garantir com eficácia a sua Escolarização. Como também às SALAS DE ACELERAÇÃO I e II que contribuem para acelerar a escolaridade dos alunos que se encontram fora da faixa etária escolar.
    Além do currículo obrigatório, do Ensino Fundamental, os alunos vivenciam outras modalidades especiais da Deficiência Visual como:
    Orientação e Mobilidade;
    Atividade da Vida Diária;
    Informática (Através do Sistema Dosvox);
    Ludoterapia;
    Sala de Leitura e Biblioteca Braille;
    Estimulação Precoce e Visual;
    Educação Física Especial e Psicomotricidade;
    Hidroterapia;
    Música e Ritmo.
    Finalizando, queremos ressaltar, que todo esse atendimento especializado só é possível dado ao apoio e a conjugação de esforços que toda a Diretoria Executiva da SAC faz no sentido de manter a Escola Viva e atuante no contexto Educacional do Estado do Ceará.

Luiza de Marilac de Carvalho Almeida
Diretora do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira

Leia e Reflita
A RECONSTRUÇÃO DO HOMEM

    - Alberto era um pai atencioso, trabalhador. No final da tarde, ao chegar em casa, fez seu relax costumeiro. Reclinado na poltrona da sala de estar, começou a ler um livro de geografia, sua matéria predileta.
    Perto dele, Nandinho, de 6 anos, fazia uma algazarra infernal, batendo bola, correndo pela sala, pondo em perigo vaso de flor, televisor, lâmpadas elétricas, tudo. Uma dessas cenas tão freqüentes e costumeiras em qualquer família com criança pequena.
    Irritado, o pai chamou a atenção do garoto:
    - Meu filho, pare quieto, por favor. Estou lendo...
    O menino não deu a mínima atenção ao pai. Continuou brincando imperturbável, fazendo estremecer a casa toda.
    Depois de uma segunda e terceira advertência, nervos á flor da pele, o pai rasgou em vários pedaços o objeto de sua leitura, um enorme mapa-múndi, jogando-o sobre a cabeça do filho rebelde, desobediente.
    Nandinho abaixou-se calmamente e foi juntando os pedaços de papel rasgado. Depois, na maior naturalidade do mundo, devolveu ao pai o mapa, inteiro e reconstruído.
    A surpresa do homem foi enorme. Já mais calmo, Alberto perguntou surpreendido:
    - Não entendo, meu filho. Como é que você conseguiu recompor este mapa-múndi tão rapidamente?
    - Muito fácil, papai... No verso do mapa havia o desenho de um homem bem grande. Juntei os braços, as pernas, a cabeça e o tronco... E o mapa, do outro lado da folha, ficou certinho. Entendeu?
    O episódio contém eloqüente lição: recompondo o ser humano, a sociedade acerta o passo, tudo entra em seu devido lugar.
    Para que o sonho de Deus Criador se faça realidade, só há um caminho e o segredo é este: a vivência do "amar-vos uns aos outros" que Jesus apresentou como cerne do Evangelho e na plataforma de seu Reino.
    As estruturas da sociedade deixarão de ser injustas e opressoras se o homem se converter.
    Pessoa que se converte o mundo lentamente, como as águas de um riacho que deslizam para o mar.

Pe. Roque Shneider SP.

Uma Boa Pergunta:
Gosto se Discute?

    É comum as pessoas dizerem que não gostam de determinado tipo de livro, ou de quadro, ou de filme: "Acho machado de Assis um chato". "Detesto ver pobreza: de pobre (ou de triste, ou de feio) basta a vida". "Como posso gostar de algo que não entendo?" "Não sei o que a crítica viu nesse filme, achei péssimo!"
    Por que o público comum não tem, geralmente, o mesmo gosto dos críticos ou dos intelectuais? Esses têm mais bom gosto do que o leitor ou espectador médio?
    Há livros de que os alunos só passam a gostar depois que o professor explica. Outros, ainda, nem assim chegam a ser digeridos. E como é que fica? Gosto se discute, se aprende?
    A resposta é sim. Gosto se discute, pode mudar, pode-se aprender a gostar de determinado livro, música, assunto.
    É uma questão de treino, de ambiente.

Uma Receita Diferente

    Ingredientes
    2 Conflitos de gerações
    4 Esperanças perdidas
    3 Litros de sangue fervido
    5 Sonhos eróticos
    2 Canções dos beatles

    Modo de preparar
    - dissolva os sonhos eróticos nos três litros de sangue fervido e deixe gelar seu coração.
    - leve a mistura ao fogo adicionando dois conflitos de gerações às esperanças perdidas.
    - corte tudo em pedacinhos e repita com as canções dos beatles o mesmo processo usado com os sonhos eróticos mas desta vez deixe ferver um pouco mais e mexa até dissolver.
    - parte do sangue pode ser substituído por suco de groselha mas os resultados não serão os mesmos.
    - sirva o poema simples ou com ilusões.

    BEHR, NICOLAS. IN: Holanda, Heloísa Buarque de Pereira, Carlos Alberto Messéder.
            Poesia jovem anos 70 - (Coleção Literatura Comentada.)

Um Pouco de Poesia

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
    Muda-se o ser, muda-se a confiança;
    Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.

    Continuamente vemos novidades,
    Deferentes em tudo da esperança;
    Do mal ficam as mágoas na lembrança,
    E do bem, se algum houve, as saudades.

    O tempo cobre o chão de verde manto,
    Que já coberto foi de neve fria,
    E em mim converte em choro o doce canto.

    E, aforo este mudar-se cada dia,
    Outra mudança faz de amor espanto,
    Que não se muda já como saía.

Camões.

Fique Informado

    Realizar-se à uma

    - Jornada de Educação do Norte - Nordeste, sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ela acontecerá de 10 a 12 de Junho de 1999 no Ponta Mar Hotel - em Fortaleza - Ce.
    Outro evento importante é o III Congresso Brasileiro sobre Educação especial. Que se realizará em Curitiba - PR - De 20 a 22 de Maio em Natal - RN - De 16 a 18 de Junho.

E eu venci assim mesmo

    O Livro "... E eu venci assim mesmo", uma autobiografia da escritora Dorina Nowill, ganhou do escritor Érico Veríssimo o seguinte comentário:
"Dorina, sua vida é um romance que eu gostaria de ter escrito. Criaturas como você, com o seu espírito e sua coragem, constituem em enorme crédito para a raça humana. Não creio que jamais nos tenhamos encontrado ou cruzado, mas você tem em mim um admirador que espera ter o prazer e o privilégio de um dia apertar-lhe a não. Considere-me seu amigo e creio na simpatia e no respeito que voto a você e a sua grande obra."

Espaço Aberto
O Mistério do Perdão

    Perdoar é uma capacidade sobrenatural de origem celeste, tida por uma parcela pequena da humanidade que significa literalmente esquecer, apagar, não lembrar mais, jogar no mar do esquecimento. Algumas pessoas dizem que perdoam à outrem, entretanto são apenas vãs palavras que são proferidos e não condizem com a realidade. Podem até dizer "Eu perdôo mas não sei como será a minha reação quando vê-lo". São apenas vãs palavras que não funcionam.
    Muitas lares hoje estão sendo destruídos, pelo simples fato de inexistir o perdão no seio familiar. O marido não consegue se dobrar e nem tão pouco a esposa por causa da dureza de seus corações, que são incapazes de reconhecerem o erro. O orgulho é o grande obstáculo para que haja a prática genuína de perdão. Alguns países guerreiam, expondo o ódio através das bombas genocídas. Todavia constatamos guerrilhas dentro de casa, com agressões e trocas de palavras difamantes, que vão corroendo aos poucos o matrimônio.
    Vemos hoje milhares de casais se divorciando, porque não conseguem se tolerar nem se humilham um ao outro. Se acham grandes e poderosos, nunca erram. Por isso, não conseguem apagar os seus ressentimentos.
    Muitas doenças psicossomáticas, são simplesmente criadas pelo próprio organismo, devido as ações maléficas da amargura e do ódio, que se enraízam e provocam verdadeiras hecatombes orgânicas.
    Perdoar uns aos outros (como manda as Sagradas Escrituras) seria a solução para uma diversidade de problemas existentes em nossa Sociedade Moderna. Mas quem está disposto a se submeter a esse maravilhoso ato cristão? Que promove a paz e a alegria de Espirito? Você consegue Perdoar ao seu irmão? Se o faz congratulações!

Donaldo Lima
Assistido da SAC


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC