Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 70 - Fortaleza, 20 de Maio de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

    Que me perdoem os tolos, mas leitura é fundamental. Lê-se para conhecer. Lê-se para interpretar. Lê-se para criticar, para sugerir, para reformular. Lê-se para criar, conduzir, aprender e ensinar.
    Esta é era da informação, onde o futuro é virtual e caminha à velocidade da luz.
    No campo da educação, realmente o mundo está "na ponta dos dedos", retratado pela INTERNET que une 20 milhões de pessoas ao redor do mundo através do computador na troca de informações. Afinal, quem detém a informação, detém o poder.
    Portanto, nesta edição do jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS, são apontadas algumas das razões que fazem da leitura a maior conquista e do leitor, o maior vencedor. Cada assunto foi selecionado criteriosamente com o intuito de levar até você uma aprendizagem sociointeracionista, onde a leitura não é um fim em si mesma, mas um instrumento de informação, análise e transformação de mundo.
    Em tempo: Para ensinar, existe uma formalidade a cumprir ____ saber.

    Cordialmente,

Ruth Teixeira Queirós
Agente de Leitura

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
(Pe. Antônio Vieira)

Literatura - A escola certa

SELEÇÃO DE HISTÓRIA -- PRÉ-ESCOLARES

FAIXA ETÁRIA INTERESSES
- Até 3 anos - Fase Pré-mágica


- Histórias de bichinhos;
- Histórias de brinquedos, objetos, seres da natureza, (humanizados);
- Histórias de crianças.
- De 3 a 6 anos - Fase Mágica
- Histórias de repetição;
- Histórias de fadas.

SELEÇÃO DE HISTÓRIA -- ESCOLARES

FAIXA ETÁRIA INTERESSES
- 7 anos

- Histórias de crianças, animais e encantamento;
- Aventuras no ambiente próximo, ou seja, família, comunidade;
- 8 anos

- Histórias de fadas com enredo mais elaborado.
- Histórias humorísticas.
- 9 _ 10 anos



- Historias de fadas;
- Histórias vinculadas à realidade;
- Aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções.
- Fábulas, muitos, lendas.

Fonte: Coelho, Betty. Cantor histórias, uma arte sem idade. 1991. p. 15.

"Três elementos são capazes de fazer feliz a uma pessoa: Deus, um amigo e um livro."
(Lacordaire.)

Espaço Aberto
Recadinhos de Leitores

    - "Quero dizer para todos, não destruírem nossas florestas; não jogar no chão; não maltratar os animais e cuidar do meio ambiente para a gente poder cantar: gosto muito de você, leãozinho!" (Carlos Antônio Viana - 4ª série)

    - "Amigo leitor, um bom livro não é simplesmente uma maneira de preencher a nossa ociosidade, mas um passaporte ao mundo do saber." (Carlizeth - Revisora de Braille - SAC)

    - Através da nobreza incomparável da leitura, os livros são uma fonte inesgotável do saber que enriquece nossas vidas. Nós, deficientes visuais, temos sede deste saber. (Suilan Lira - Locutora de rádio)

    - A leitura é um vício benéfico que todas as pessoas devem adquiri-lo . Através da leitura, nós podemos mergulhar no mundo de sonhos, fantasia e realidade. É com a leitura que podemos sarar nosso espírito de males que venham nos prejudicar como a angústia, depressão, etc. A leitura é uma medicina preventiva para que nada de ruim venha nos afligir. (Ivanise Ferreira - funcionária da SAC)

    ------------------------------xx--------------------------------

    Se você deseja receber publicações do Instituto Benjamin Constant é só escrever para:
    Instituto Benjamin Constant
    Departamento Técnico Especializado
    Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação IBCENTRO
    Av. Pasteur, 350/368 - Urca- Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 22290-240 / Fone: (021) 543.1174
    E-Mail: ibc@infolink.com.br
    http://www.mec.gov.br/ibc

Túnel do Tempo
Você Sabia???

    - Que a tia Elisângela Nojosa iniciou os seus estudos aos 3 aninhos de idade? Pois é. Ela fez o Jardim I no colégio Externato Sagrado Coração de Maria e quando chegava do colégio, corria fazer logo a tarefinha de casa. Que exemplo de dedicação!
    - Que o Paulo Roberto (Instrutor de Dosvox), quando criança ganhou um fusquinha azul e o conserva até hoje? Que sempre foi um aluno exemplar na escola adorava fazer teatro? Talento pra dar e vender!!!
    - Que a Tia Waneska teve um grande sonho de infância realizado aos 12 anos? Ganhou uma linda boneca Barbie de uma amiga, no seu aniversário. Tem mais. Quando era pequenina, muita gente lhe pedia um dos seus loiríssimos cachos de cabelo como presente e na escola era o xodó da Tia Fátima no Jardim.
    - Que Tia Conceição ainda hoje guarda suas bonecas, inclusive uma que se chama Cláudia que foi batizada com direito até à padrinhos? Que sua primeira professora foi sua tia Maria de Jesus que a alfabetizou e muito bem alfabetizada? Sempre foi muito inteligente!!
    - Que a tia Rosana sempre foi uma aluna muito aplicada e orgulho de sua família? Ela nasceu no dia 19-10 e sua mãe se chama Teresinha.
    - Que o Marcos (da rádio), não largava a chupeta e uma toalhinha vermelha que colocava no ouvido como apoio para dormir? Que adorava bala e até nas fotos queria ter uma nas mãos! É um campeão!!!

O ESSENCIAL É INVISÍVEL PARA OS OLHOS

    - Um voto de louvor ao fotógrafo Pedro Humberto da Silva pela brilhante exposição _ "OLHO VIVO" _ que acontece do dia 07 à 21-05, no museu da "AMOR é uma poderosa lente que amplia nossa existência simples. A Sociedade de Assistência aos Cegos é o maior exemplo disso.

Vinte de Maio - Folheando a Vida

    "Para mim livro é vida; desde que eu era muito pequena, os livros me deram casa e comida.
    Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escola; inclinado, encostava um no outro e fazia telhado.
    E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
    De casa em casa eu fui descobrindo o mundo, (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois decifrando palavras.
    Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntima a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas.
    Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação. Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
    Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava. Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra - em algum lugar - uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar."

(Lygia Bojunga Nunes)

Pegadinhas

    1. Quantos portugueses são necessários para fazer pipoca?
    2. O que é um pontinho amarelo no meio da floresta?
    3. O que a chave falou pra fechadura?
    4. Quantos portugueses são necessários para trocar uma lâmpada?
    5. Por que o menino colocou o despertador em baixo da cama?

    Respostas:
    1. Cinco. Um segura a panela e quatro balança o fogão.
    2. Um Yellow - fante.
    3. Vamos dar uma voltinha?
    4. Cinco. Um segura lâmpada e quatro giram o cavalete.
    5. Porque ele queria acordar "em cima da hora."

Agenda Cultural

    - PLANETÁRIO - O planetário Rubens Azevedo tem capacidade para 90 pessoas e oferece sessões dirigidas a vários tipos de público. Com projeções dos diversos fenômenos celestes, leva o espectador a desvendar as belezas e mistérios do Universo. São 20 projetores multimídia, com múltiplos efeitos óticos, incluindo a projeção de um arco-íris. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). Sessões: de terça a sexta, às 18h 30 mim. E 20hs. Sábados e domingos: 15 horas, 17 horas; 18 horas 30 mim. e 20 hs. Bilhete de entrada: R. 5,00.

"Leitura é a maior aventura. Vamos nessa, que é bom à beça."
(Ruth Queirós)


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC