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Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 72 - Fortaleza, 24 de Maio de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


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    Nesta edição, você irá ter a oportunidade de conhecer um pouco do grande trabalho realizado nas salas de aula, da Escola Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira - Fortaleza - Ce. E Hoje, de especial, as salas da tia Áurea (Alfabetização e 4ª Série) que são recheadas de trabalhos diferentes, de crianças lindas e inteligentes.
    Com carinho,

Aurinete Aguiar de Oliveira
Professora do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira

O que mais vale na vida é dar um pouco de felicidade à vida dos outros.
(Baden Powell)

A Sala da Alfabetização

    A sala da alfabetização é composta de sete crianças e algumas com múltiplos deficiências, como:
    - Deficiente visual e física;
    - Visão subnormal e Auditiva.
    Todo o trabalho é realizado de acordo com a necessidade de cada uma, como:
    1. Caracteres ampliados relacionados com o grau da visão.
    2. Braille (regletes e punção), materiais usados para a escrita do D.V.
    3. Língua de Sinais (auditivo).
    4. Sistema de som (deficiente visual e físico).
    5. Recursos didáticos em relevo e ampliado.

Recadinho!
Oi Leitor!

    Meu nome é Francisco Kennedy, sou aluno da Alfabetização, tenho deficiência auditiva e visão subnormal, mas tudo bem, a minha inteligência supera tudo; porém sou uma criança linda e muito feliz.
    Beijos!

A Sala da 4ª Série

    A sala da 4ª série é formada com um grupo de seis crianças, sendo eles portadores de:
    - Visão subnormal e Deficiente Visual (total).
    Na nossa sala está acontecendo o projeto de integração (A.V. e Videntes). E o qual está sendo uma experiência muito gratificante. E assim, com a união do grupo e a participação de todos a sala funciona com metodologias diferentes, como;
    - Regletes e punção (utilizado para a leitura e escrita do Braille)
    - Visão Subnormal (com caracteres ampliados).
    - Sorobã (aparelho usado na matemática para o D.V.)
    - Recursos didáticos ampliados e em relevo.
    - Videntes; (leitura e escrita comum).
    Além das salas de aulas, as crianças têm atendimentos direcionados com outros profissionais de acordo com suas necessidades especiais como:
    - Sala de Recursos, com a Professora Especializada Elisângela Magalhães; ressaltando um pouco, e agradecendo o empenho da mesma nas minhas salas.
    - Ludoterapia; com a Psicóloga Lisabeth Cléa.
    - Fisioterapia com Dra. Raquel Albuquerque.
    - Orientação e Mobilidade; Dr. Jean Hipólito.
    - Educação Física; Vicente Cristino.
    - Fonoaudiologia; Dra. Marcília.
    - Estimulação Visual; Prof. Rita.
    - Sala de Leitura; Prof. Sandra.
    - Dosvox (programa de computação para o Deficiente Visual) Instrutor Dr. Paulo Roberto Cândido);
    É um trabalho belíssimo, feito com muito carinho e profissionalismo, sem vê-los como coitadinhos, mas como um ser humano igual aos outros, educando e preparando para que eles cresçam com dignidade, conhecimentos e que possam contribuir para uma sociedade mais justa e conquistem o seu lugar no espaço.
    Ressaltando que; seria impossível este trabalho ser realizado sem a participação de todos estes profissionais citados anteriormente.
    Entretanto o trabalho é feito em conjunto, porém a conquista é de todos.

    Obrigado à todos
    Com carinho,
    Tia Áurea!

"Espaço Aberto"

    - Gosto muito da Estimulação Visual. O trabalho é bastante interessante, porque estimula e conserva a minha visão.
       (Jander Bezerra - 4ª série - V.S.N.)

    - A minha sala de aula é super legal, porque além da gente aprender temos uma professora ótima, competente e que nos entende.
       (Jander Bezerra - 4ª série - V.S.N.)

    - A Sala de leitura é bastante legal, porque tem muitos livros interessantes como: Menino Marron, Reinações de Narizinho.
       (Carlos Antonio - 4ª série - D.V.)

    - O projeto "integração" na minha sala está sendo uma troca de experiência legal, porque além deles estarem ajudando a gente, ajuda também na quebra de preconceito.
       (Carlos Antonio - 4ª série - D.V.)

    - O grupinho da tia Beth (ludoterapia), é muito legal; porque ela conversa com a gente e faz brincadeiras diferentes e eu me sinto muito bem.
       (Vanessa Pedrosa - 4ª série)

    - Quando saio da sala da tia Beth, me sinto uma nova pessoa.
       (Felipe - 4ª série)

    - Gosto da aula de música, porque lá agente aprende a tocar instrumentos e o tio Marcos fica muito triste quando agente bagunça.
       (Carlos Eduardo - 4ª série)

    - Gosto muito da Sala de Dosvox, porque eu entrei na Internet e conheci um pouco da vida pessoal do tio Paulo.
       (Carlos Eduardo - 4ª série)

    - A Educação Física é muito legal, tem aeróbica, treino com bola e outros etc. O tio Vicente é muito extrovertido.
       (Felipe - 4ª série)

"A viagem da leitura nas terras do faz-de-conta."

A Lenda do Girassol

    Contam os livros antigos uma lenda que fala do amor de uma estrela pelo Sol, a lenda do girassol.
    Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo Sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o Sol se escondesse. E toda vez que o Sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
    A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu e que não tinha sentido este amor tão desmedido!
    Mas a estrelinha amava cada raio do Sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecer até a sua própria luzinha. Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o Sol, sentido o seu calor, eternamente, por todos os séculos.
    O rei dos ventos, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
    A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na Terra em forma de uma semente.
    O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho numa terra bem macia. E regou as mais lindas chuvas da sua vida.
    A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do Sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do Sol no céu. E, assim, ficaram pintados de dourado, da cor do Sol.
    É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.

A verdadeira cultura se mostra da maneira de tratarmos os pequeninos, os fracos, os menosprezados, os humildes.
(J. C. Powys)


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