Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 74 - Fortaleza, 26 de Maio de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

    A visão é o mais importante canal de relacionamento das pessoas com o mundo exterior. A cegueira, a mais limitada das incapacidades físicas, é sempre tratada com medos, superstições e ignorância.
    Eis mais uma edição deste valioso trabalho que tem como objetivo maior abrir os olhos do mundo para a imensa capacidade que o deficiente visual tem de ser útil à sociedade.

Jucimar Luiza Jucá Sidney
Professora do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira

"A melhor maneira de agradecer a Deus pela
visão é dar ajuda a alguém que não a possui."

Super Interessante

    A alfabetização do deficiente visual é um tipo de atendimento muito especializado. A experiência com crianças cegas tem demonstrado que a maioria delas apresenta prontidão para o início da alfabetização através do Sistema Braille.
    O Currículo é o mesmo adaptado para crianças de visão normal com as adaptações indispensáveis para atender as necessidades especiais dos educandos deficientes visuais.

Novos Rumos

    Além de recursos adaptados para a aprendizagem, como o sorobã, a reglete, o punção e outros..., o cego dispõe de mais um: O DOSVOX.
    O DOSVOX é um sistema operacional que permite ao deficiente visual utilizar o computador, sendo criado com o objetivo de facilitar no processo da aprendizagem do deficiente visual.
    O DOSVOX é composto de programas como: letravox, letrix, edivox, discavox, calcuvox, forcavox e outros.
    Estamos iniciando mais um século de conquistas para as pessoas com necessidades especiais no âmbito da visão.

Fique Atento

    - A cegueira não é contagiosa, razão pela qual cumprimente seu vizinho, conhecido ou amigo cego, identificando-se, pois ele não enxerga.
    - A cegueira não restringe o relacionamento com as pessoas nem com o meio ambiente, desde que as pessoas com as quais o cego convive não lhe omitam ou encubram fatos e acontecimentos, o que lhe trará muita insegurança ao constatar que foi enganado.
    - Não trate a pessoa como um ser diferente porque ela não enxerga. Saiba que ela está sempre interessada nos acontecimentos, nas notícias, nas novidades, na VIDA.

Homenagem Especial

    Ao profissional que sacrifica sua vida pelo bem estar do ser humano

    A escola especial é a instituição que presta um atendimento educacional desenvolvendo currículos com pessoal especializado e materiais adaptados muitas vezes pelo próprio corpo docente e equipe técnica.
    A esses profissionais os meus PARABÉNS!

"Conquista é quando você pula da cama de manhã e vai dormir à noite.
    E entre uma coisa e outra se faz o que gosta."


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC