Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 76 - Fortaleza, 31 de Maio de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

    SAC NA PONTA DOS DEDOS nos dar oportunidade de falar o que estamos pensando e sentindo; e hoje, o último dia do mês, rendemos graças às mães, pedras preciosas no alicerce de nossas vidas, sustentando e dando significado à nossa existência.
    Desejo a nossos leitores que Maria, Mãe de Jesus, abençoe nossos lares, dando paz necessária a humanidade.

Maria do Carmo Eugênio
Terapeuta Ocupacional da SAC

É difícil dizer o quanto a delicadeza e a afabilidade da linguagem conquistam os corações. A linguagem é um reflexo da alma.

Reflexão!

    É preciso calar o coração para escutar o silêncio do mundo.
    "O homem gosta de aparecer nos portais do infinito.
    Saber ver o rastro da transcendência de cada coisa, e ter por isso tremor agitado e repentino de quem raia o infinito. O sopro permanente do espirito leva a uma tomada de consciência do humano e do divino.
    Pela mesma razão, já não se quer uma religião estranha ao homem e ao mundo, alheia a Construção de um mundo novo e melhor.
    Experimenta-se com vigor o sentido do homem, e isto é bom; mas pode não se abrir o suficiente para o sentido de Deus, e é o que está acontecendo com freqüência no mundo de hoje; de tanto buscar o homem pelo homem, acabamos perdendo a Deus e não encontrando o homem. Ao passo que se buscássemos a Deus, o acharíamos e nele nos encontraria com o homem".

    "Sede sóbrios e vigiai, pois vosso adversário, o demônio, anda ao redor de nós como leão que ruge, buscando a quem devorar". (I Ped. 5,8). Fé é fortaleza, firmeza, segurança; é fundamento de rochedo que não se consegue afastar; a fé é a única coisa que vai dar-lhe orientação e segurança de vida."
    Do livro: Os Cinco Minutos de Deus.
    Autor: Alfonso Milagro.

Felicidade, às vezes, é uma bênção, mas geralmente é uma conquista.
(Paulo Coelho)

Participação da Assistida: Maria do Desterro.

Curiosidades
Alimentos que melhoram o Humor, o cansaço e a ansiedade

    Falta de criatividade no trabalho? Inclua maçãs no cardápio. Tensão se combate com bananas, e uvas são antídotos mágicos contra a fadiga. Se você está se sentindo irritado, estressado e desanimado, consulte a mãe natureza e faça uma vitamina de bom humor e de energia.
    Um antigo provérbio chinês já dizia:
    "Quem quer que tenha sido o pai da doença, a mãe foi uma dieta deficiente." Atualmente, médicos e cientistas vão mais longe: tentam provar que a alimentação tem grande influência sobre o bem-estar... e até sobre o humor." O triptofano, por exemplo, um dos aminoácidos encontrados em carnes e leite, ativa a produção de serotonina, substância cerebral responsável pelo humor, pela sensação calmante e pela diminuição da insônia", explica a nutricionista paulista Érica Tatiana Ribeiro Alves. Os alimentos também podem diminuir o stress, a irritabilidade e os sintomas naturais que mostram uma tendência atual de volta às origens. Veja os efeitos benéficos de alguns alimentos:
    - ATUM - Melhora o humor, diminui a sensação de cansaço, a ansiedade e a depressão;
    - BANANA - Alimento energético, com a combinação entre o potássio, Vit. B6 e Biotina, faz esses três nutrientes, juntos, são responsáveis pela eliminação dos depósitos de gordura do nosso organismo, que acumulada dificulta a circulação, causando sonolência e melhorando a ansiedade.
    - UVA: Combate a fadiga. Valioso estimulante digestivo, seus minerais e vitaminas neutralizam a acidez provocada pelo consumo excessivo de proteína, que produzem ácido úrico e deixam você cansada. A UVA limpa seu organismo e recupera seu vigor.
    - MASSAS - Alívio nos sintomas da TPM - Tensão Pré-Menstrual, não resistiram aos carboidratos, especialmente pães e massas. Incluídos no cardápio no período pré-menstrual, apresentaram resultados assombrosos: 43% menos depressão, 38% menos confusão, 47% menos fadiga, 42% menos tensão e 69% menos irritação.
    - ERVA-DOCE - É calmante mesmo; esse efeito é causado pelo aminoácido tirosiva, que deixa o cérebro mais lento e faz você se sentir relaxada.
    - PIMENTÃO - Reduz a irritabilidade. O pimentão tem o dobro de Vit. C de uma laranja. É energético para o cérebro e eleva a dose de norepinefrina, substância que reduz a irritabilidade, além de aumentar a resistência contra gripe e resfriados e fadiga.
    - Espinafre - Antidepressivo - rico em ácido Fólico.
    - MAÇÃ-PÊRA, PÊSSEGOS OU BRÓCOLIS: O alimento do cérebro. Maçãs e nozes, ricas em um mineral, o Boro, estimulam a atividade cerebral, aumentam a criatividade e deixam você pronta para resolver qualquer problema.

(Revista Nova - Dez/96)

 A atmosfera também tem um ciclo de marés

    ? A altura da atmosfera varia como a do mar?

   
! Sim. Não determinada pela atração da Lua, como acontece com o mar, mas pelo calor do Sol. Se a altura da camada de ar que envolve o planeta fosse medida, mostraria diferentes alturas em um dia. Os meteorologistas registram as alterações de pressão no barômetro. Quanto mais alta a camada, mais separadas as partículas e menor a pressão. É a maré alta barométrica.
    A tendência seria imaginar que a maré alta acontece ao meio-dia, quando o sol está a pino. Mas não é assim. Ao meio-dia sentimos o calor que vem do chão e não do ar. "Há duas marés altas por dia: às 10 da manhã e às 10 da noite. E duas baixas: às 4 da tarde e às 4 da madrugada", explica a meteorologista Maria Assunção Dias, da Universidade de São Paulo.

Só se deve dirigir quatro horas depois de beber

    ? Depois de um copo de vinho ou cerveja, quanto tempo o álcool leva para sair do corpo e escapar do bafômetro?

   
! Varia muito, conforme o bebedor. A tonteira da embriaguez acontece enquanto o álcool age sobre o sistema nervoso. Os dois fatores mais importantes são o sexo e o peso. "Sabemos que a mulher é mais sensível do que o homem", diz a hepatologista Edna Strauss, presidente da Associação Latino-americana para Estudo do Fígado. "Na mulher, as enzimas se metabolizam. Com isso, quase tudo vai para a circulação." Os magros também ficam embriagados com mais facilidade porque o álcool se dissolve em gordura. Os gordos absorvem melhor. A duração da embriaguez também depende do hábito de beber. Aqueles mais acostumados desenvolvem uma certa resistência. Em geral, são necessárias 4 horas para o álcool ser totalmente eliminado (veja infográfico abaixo).

0 longo caminho do gole
Álcool afora sangue, sistema nervoso e fígado.

   

22:00 - estômago 22:10 - estômago 02:00 - fígado
Logo após o primeiro gole, a bebida vai para o tubo digestivo e para a corrente sangüínea. Minutos depois, o álcool age sobre o sistema nervoso, causando tonteira e diminuindo a coordenação. Até ser processado pelo fígado e eliminado, passam-se cerca de 4 horas. Só então dá pra passar pelo bafômetro.

Alerta!
CUIDADO COM A FOSSILIZAÇÃO

    Estamos vivendo a era das maiores transformações na história do homem na terra. A aceleração da história é um fato incrivelmente perigoso para todos nós. Ou acompanhamos os novos tempos, nos abrimos para a modernidade, ou ficaremos "fossilizados", "obsoletos" em muito pouco tempo. Vejo pessoas dizendo: - No meu tempo o mundo era diferente... A grande pergunta é: "Quando é o seu tempo? Em que ano você decidiu-se "morto" que agora acha que este não é mais o seu tempo?" Eis um grande perigo! Morrer, sem dar-se conta de estar morto! E quantas pessoas estão literalmente mortas! Como está você?
    Você é uma pessoa viva, que "curte" a vida, seus amigos, sua família, seu emprego? Ou é uma pessoa que é contra o presente, contra a modernidade, amarga com a vida, com seus amigos, com sua família? É preciso estar vivo, acompanhando os tempos, o progresso tecnológico, as novidades. É preciso incorporar-se neste mundo do computador, do fax, do satélite, da rapidez dos processos de decisão, da competição acirrada, do "marketing de guerra".
    Viver hoje é um desafio. Um desafio que temos que aceitar, e mais do que aceitar, saborear, enfrentar e vencer. Não se deixe dominar pela nostalgia, pelo pessimismo, pela apatia. Aceite a mudança, viva a mudança, mude! Estar vivo, no mundo de hoje, é um privilégio. E a era mais rica da história da humanidade!
    Desperte dentro de você uma pessoa. Enfrente os novos desafios com entusiasmo e bom humor. Irradie otimismo e confiança. Não se deixe fossilizar.

Boa Semana, Sucesso!

Sorria!!!

    Seu Lunga resolveu servir a Marinha. Na hora da entrevista com a psicóloga, falou que não sabia nadar.
    - A psicóloga: como você quer servir a Marinha e não sabe nadar!!
    - Seu Lunga: quer dizer que se eu fosse pra Aeronáutica tinha que saber voar?

    O filho chegou para o pai e perguntou?
    - Pai, o senhor sabe escrever seu nome de olhos fechados?
    - Pai: Sei, claro!
    - Filho: Então assina aqui meu boletim.

Classificados

    - Funciona no Núcleo de Expansão da SAC - Tabapuazinho, uma oficina de bengala monitorizada pelo assistido Antonio Pedro de Oliveira. Se sua bengala está quebrada, procure o Serviço Social para ela ser encaminhada à oficina. Os alunos terão prazer em consertá-la.
    - Oliveira - Artesão: Conserta Tudo. Fone: 292-3843.
    - Deixe sua casa mais bonita, encomende belíssimos trabalhos de tapeçaria com Lineide.
    - Stress, nada como uma massagem geral. Procure Evandro Duarte. Fone: 235-1932.
    - W6 Publicidades - Walter Ferreira. Fone: 269-4232.

"O senhor é meu pastor, nada me faltará!"
(Salmo 23)


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC