Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 84 - Fortaleza, 24 de Junho de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

    Pronta a Sala de Recursos Didáticos e diga-se de passagem, em tempo recorde, temos a agradável sensação de que encaixamos o último pedacinho que faltava nessa nova escola que hoje é o Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira. Foi realmente como dar a SAC o que é da SAC. Sim, pois todo esse material tão carinhosamente confeccionado, estava por assim dizer, sob a vista e o conhecimento de poucos. Vale a pena que todos desta entidade - diretores, médicos e funcionários - venham conhecer essa sala. Destaco com orgulho de mãe o empenho de cada uma das professoras que usaram de sua criatividade, habilidade e boa vontade para tornarem esse espaço uma verdadeira obra de arte. Parabéns por saberem sonhar e ousar...
    Lembramos que amanhã dia 25 a partir das 18:00 horas é a nossa festa junina, este ano com uma inovação: a barraca das Tiazinhas (elas estão com tudo, ou será que não estão com nada...) Contamos com vocês.
    Carinhosamente,

Maria Josélia Sá e Almeida
Presidente da SAC

   

Viva São João

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

"Com a filha de João,
Antônio ia se casar
Mas Pedro fugiu com a noiva
Na hora de ir pro altar"
(Luiz Gonzaga)

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Homenagem

    Pela primeira vez no Ceará (ou no Brasil ?) tivemos a honra de ver um trabalho fotográfico homenageando exclusivamente pessoas cegas e portadores de visão subnormal. O que levou o Prof. Pedro Humberto da Silva , professor de fotografia da UFC a elaborar esse belíssimo trabalho que denominou de OLHO VIVO e expô-lo na própria UFC - de 7 a 21 de maio p. passado, está muito bem demonstrado no texto abaixo, por ele mesmo escrito. A sensibilidade desse artista e seu profundo respeito pelo ser humano, fez com que ele mostrasse nessa exposição justamente as pessoas que por suas deficiências visuais jamais poderiam admirá-lo, mas que no entanto, poderiam ser admiradas e homenageadas através desse trabalho.
    Parabéns, Pedro.

Olho Vivo

    Tente apreciar uma fotografia com os olhos fechados.
    Você sentirá um pedaço de papel sem relevo, sem expressão ou significado. Então para as pessoas cegas a fotografia é isso? Apenas um pedaço de papel?
    Quando decidi fazer essa exposição, eu tive a pretensão de que as minhas fotografias fossem úteis, principalmente, àqueles que não poderiam vê-las. Portanto, o objetivo deste trabalho é fazer uma HOMENAGEM ÀS PESSOAS CEGAS, mostrando o alto grau de independência e eficiência a que podem chegar, através do processo educacional e da capacitação profissional a que tiverem acesso.
    Foi então que procurei a Sociedade de Assistência aos Cegos, entidade que vem há 57 anos realizando em Fortaleza um trabalho sério e competente em prol da minimização da problemática da cegueira, através, não só, da educação, da socialização e da profissionalização, como também da quebra de preconceitos.
    Portanto, todas as fotografias aqui expostas retratam crianças e adultos portadores de cegueira ou de visão subnormal, realizando diversas atividades na Sociedade de Assistência aos Cegos, onde é mostrada sem pieguismo, uma parte da sociedade - e não uma sociedade à parte -, resgatando sua cidadania.
    Espero também que estas fotografias sejam úteis para divulgar o trabalho desta Instituição que ao longo de todos esses anos foi vencendo com criatividade suas dificuldades, a ponto de desenvolver um modelo moderno de Entidade Filantrópica, com seus próprios meios de sustentação, que possibilitam a realização de suas metas estatutárias sem verbas governamentais e sem mãos estendidas...
    Agradeço o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, bem como o apoio de toda a equipe da Sociedade de Assistência aos Cegos, à ADUFC e, principalmente, às pessoas aqui retratadas, a quem com respeito, carinho e admiração dedico esse trabalho.

A FRASE QUE MARCOU
"Procurei a Sociedade de Assistência aos Cegos porque quis fotografar pessoas cegas, resgatadas na sua dignidade"
(Pedro Humberto da Silva)

(Da entrevista na Rádio AM do Povo quando foi indagado: "porque fotografou os alunos e assistidos da SAC )

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

    Tenho a impressão de que os homens estão assustados com a competência e força da mulher. São eles, há séculos, que comandam o mundo, os países, as guerras, a paz, as empresas. Não tenho dúvidas de que eles têm pago também um alto preço por tudo isso. Por séculos, perderam o contato com a mulher, com seus filhos, com sua família, consigo próprios, em nome do poder, do dinheiro, da dominação. Tiveram eles, também, um papel muito doloroso (que agora estão começando a perceber); o de provedor. Em troca do poder, era preciso sustentar toda uma família. Que dureza! Que responsabilidade! Talvez muitos - a grande maioria - não se tenham, ainda, convencido de que, lugar de mulher não é só dentro de casa, e o deles, só fora de casa. É muito difícil, para eles, mudarem todo um comportamento secular. Mudar um comportamento interior, aceitar essa nova mulher com seus direitos, desejos e problemas, implica uma mudança muito profunda. Dividir o poder, ficar no mesmo barco, mais ainda. Acredito ser, este, o novo caminho que surge á nossa frente: a busca dessa nova identidade masculina, para que homem e mulher possam, juntos, estar no comando do mundo, na educação de seus filhos, na cozinha, na cama e, principalmente, na profundidade do amor e do respeito um pelo outro.
    Tenho a impressão de que este será um processo muito longo, ao contrário da tão rápida transformação da mulher, acontecida nesses últimos trinta, vinte anos. Temos muita responsabilidade nisso tudo. Por enquanto, vamos em frente que atrás vem gente!

Texto de Consuêlo Badra (Almanaque Brasil)

"Em briga de marido e mulher, não se deve meter a colher.

Uma questão de Vocação...

    O pai, preocupado com o futuro profissional do filho, consultou um sábio. Recomendação: deixe o garoto no quarto com uma Bíblia, um maço de dinheiro e uma maçã. Se ele se interessar pela Bíblia, fará carreira religiosa; se preferir o dinheiro, irá para o comércio; se examinar a maçã, será agricultor.
    O pai voltou no dia seguinte, preocupado: quando entrou no quarto, o filho estava sentado em cima da Bíblia, comendo a maçã. E tinha escondido o dinheiro. O sábio explicou: se o garoto não deu bola para a bíblia, embolsou o dinheiro e consumiu a maçã sem licença, vai se banqueiro.

Carta Enigmática
Quem foi o Barão de Itararé?

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

    Nome verdadeiro - Aparício Torelly.
    Gaúcho, nasceu a 29 de janeiro de 1895. Era filho de brasileiro e índia charrua uruguaia, neto de americano e descendente de russos. Aos 14 anos lança seu primeiro jornal, Capim Seco. Em 1918, abandona o curso de medicina e vira articulista de O Globo e posteriormente do Correio da Manhã. Em 1926, funda o jornal A Manha, "um órgão de ataques...de risos", no qual cria personagens com os sisudos políticos da República Velha. Com a Revolução de 1930, proclama-se Duque, herói da Batalha de Itararé (que não existiu). Preso várias vezes, é anistiado em 1945 e define: "Anistia é um ato pelo qual os governos, resolvem perdoar generosamente as injustiças e os crimes que eles mesmos cometeram."
    Farsista insuperável, trocava em miúdos temas graúdos: "Negociata é um bom negócio para o qual não fomos convidados."

OUTRAS DO BARÃO DE ITARARÉ...

O QUE É O QUE É?
A carne da moça é dura;
Mais dura é quem a furou;
Meteu o duro no mole,
O duro dependurou.

Provérbio Enigmático
EMBO CAFE CHA DANÃO ENTRAMOS CA

    Em 1934, o Barão de ltararé abre o "Jornal do Povo". Durante dez dias, publica em capítulos a história do marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata de 1910 (pelo fim dos castigos corporais na Marinha). O Barão é seqüestrado e espancado por oficiais nunca identificados. Retoma à redação e afixa placa na porta "Entre sem bater..."

TEMAS GRAÚDOS TROCADOS EM MIÚDOS:

"O problema do menor é o maior do Brasil"
"Pela estrada se conhece o Prefeito"

Você conhece sua história?

    1 - A Assembléia Constituinte de 1988, que entregou a "Constituição Cidadã", foi presidida por:
        a) Luís Inácio Lula da Silva
        b) José Samey
        c) Tancredo Neves
        d)Ulysses Guimarães

    2 - Em 1942, Getúlio Vargas muda nossa moeda, trocando:
        a) O Mil-réis pelo Cruzeiro
        b) O Escudo pelo Vintém
        c) O Cruzado pelo Cruzado novo
        d) O Cruzeiro pelo Real

    3) O poeta Olavo Bilac se destacou também por liderar campanha cívica a favor de:
        a) Serviço Militar obrigatório
        b) Vacina obrigatória contra varíola
        c) Integração nacional pela telegrafia
        d) Açudes contra secas no Nordeste

Respostas

    - Você conhece sua história?   1 = d    2 = a   3 = a
    - Carta Enigmática: Dum sim e dum não nasceu a questão. / Um mamão não lava o outro.
    - O que é o que é? Brinco.
    - Provérbio Enigmático: Em boca fechada não entra mosca.

OS GRANDES SANTOS DO MÊS DE JUNHO

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

    Dia 13 - SANTO ANTONIO DE PÁDUA

    Ele é o Santo mais popular do Ocidente e, no Brasil, o mais cultuado por solteiros e avulsos, pela fama de casamenteiro. Erudito e orador, chicoteava com suas palavras os poderosos e agiotas. Um de seus milagres: durante o processo de beatificação, exumaram seu corpo e encontraram a língua intacta, relíquia conservada em Pádua, Itália.
    Nascido Fernando de Bulhões, em Lisboa (1195), adotou o nome de Antônio. Foi monge agostiniano e franciscano. Peregrinou pela Europa e foi missionário no Marrocos. Fixou-se em Pádua, onde ganhou fama de milagroso. Ali morreu em 1231. Beatificado no ano seguinte. Por isso, é um dos poucos santos cujas relíquias são comprovadas. Chamam-no Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.

 

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

    Dia 24 - SÃO JOÃO

    Protetor das grávidas. Sua mãe, Isabel, o concebeu já idosa. João, primo de Jesus, pregador intolerante, foi decapitando por capricho de Salomé. Antigos costumes acompanhavam sua festa no Brasil; em regiões ermas do Piauí, realizam-se casamentos sem padre, em volta da fogueira de São João, casamentos que algum missionário que passasse sacramentaria. A procissão de lavagem do santo, em alguns lugares do interior, é chamado orvalhada. Uma lenda diz que o santo dorme durante seu dia, pois, caso percebesse o foguetório, desceria encantado do céu e a terra se consumiria em fogo.

 

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

    Dia 29 - SÃO PEDRO & SÃO PAULO

    SÃO PEDRO - Primeiro papa, porteiro do céu, sua festa fecha o mês. Conta a tradição que era o discípulo mais impetuoso de Cristo, talvez por isso apareço nas histórias populares como personagem astuto, finório, espécie de Pedro Malasartes, com maior dignidade, mas desenvoltura idêntica, conforme anota Câmara Cascudo. Cascudo. Padroeiro dos pescadores, ele próprio foi humilde pescador do mar da Galiléia. Festejado pelas viúvas como seu protetor. No interior baiano, é comum que façam fogueiras em frente das casas para homenagear São Pedro. Para as crianças, as trovoadas não passam da barriga do santo que ronca, ou então os móveis que ele arrasta no céu, arrumando a casa.

 

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

    SÃO PAULO - Seus símbolos são uma espada e um livro. São Paulo ocorre mundo em viagens missionárias e enfrentou perigos "vindos dos pagãos, vindos da cidade, vindos da selva. Vindos do mar, vindos de falsos irmãos" (Segunda Carta aos Coríntios); mas também foi grande pensador e exerceu influência profunda na cristandade. Junto com Pedro, é um dos pilares da Igreja Católica.
    Judeu, cidadão romano, perseguia e supliciava cristãos. Converteu-se depois de cair do cavalo. Mesmo. A caminho de Damasco, indo prender cristãos, é atingido por um facho de luz que o cega e derruba da montaria. Em terra, ouve voz que o chama pelo nome duas vezes e diz: "Por que me persegues?" Pergunta: "Quem és?" A voz responde: "Eu sou Jesus, a quem persegues. É duro para ti lutar contra mim. Entra agora em Damasco e lá te será dito o que deves fazer."
    A conversão de Paulo se completa na cidade de Damasco, ao receber a visita de Ananias, outro judeu convertido, que o toca e lhe restitui a visão: a crosta que lhe cobria os olhos cai como escamas. Teria sido decapitado pelos romanos no mesmo dia do suplício de Pedro, no ano 67. Apesar disso, não tem a mesma popularidade e, embora seja comemorado junto com Pedro a 29 de junho, ficou fora das festas juninas.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC