Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II - Nº 94 - Fortaleza, 27 de Outubro de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor

Homenagem

    O professor José Esmeraldino Vasconcelos chegou a Fortaleza em 1940, saindo de Sobral (sua terra natal); recém-casado, veio com a sua mulher em busca de um espaço de trabalho digno que lhes dessem pelo menos a alimentação, pois não tinha dinheiro.
    Aqui chegando, eles se hospedaram numa pensão e logo foi à procura de um meio de sobrevivência digna. Em suas buscas, conheceu o Dr. Hélio Góes, e começou a trabalhar na casa dos cegos e também a residir com a esposa.
    Para falar do professor Esmeraldino é necessário páginas e páginas; então, vou resumir:
    - Poeta com diversos livros publicados;
    - Exímio músico, tocava piano, violino, gaita, bandolim, pandeiro, flauta, realejo, xilofone, serrote e o piano de garrafas. E dentro desse seu mundo musical e poético, criou o hino do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira.
    Era um homem íntegro e religioso.
    Poderíamos até dizer que ele não compactuava com o atual mundo.

Rutilene Maria de Sousa
Coordenadora do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira

    Da Prática da Justiça

    Para o mundo, é bom ser grande,
       Mas, pra Deus, não serve, não;
          Para Deus, só será grande,
             Quem servir ao seu irmão.

                  Prof. José Esmeraldino de Vasconcelos

Beleza & Saúde - TPM

    - A Tensão Pré-Menstrual atinge 85% das mulheres e provoca mal-estar e irritação. Médicos acreditam que são as alterações hormonais que desencadeiam todos os problemas, mas algumas dicas ajudam você a enfrentar esses males.

    Você já não sentiu uma irritação fora do normal - e sem nenhuma justificativa - em alguns dias? Chorou sem motivo? E aquele cansaço infinito que "bateu" sem ter feito nada de especial? Por acaso você reparou que tudo isso ocorreu alguns dias antes da sua menstruação? Se tudo isso faz dos dias um tormento, é bom saber que você é uma das "vítimas" da Tensão Pré-Menstrual.
    Mas não pense que o problema é só seu. O "clube" das atingidas pela TPM é enorme. As pesquisas apontam que 85% das mulheres sofrem desse mal. Dessas, uma faixa de 4% a 10% têm sintomas tão agravados que para elas o convívio social é um outro problema. Será que mais grave ainda?
    Mas, afinal, o que é Tensão Pré-Menstrual? Essa é realmente uma síndrome tipicamente feminina e só das mulheres que menstruam - as que têm vida reprodutiva e estão na faixa entre 25 e 40 anos. E é ainda muito recente a preocupação em se saber mais sobre a TPM. Há menos de duas décadas ela tem feito os pesquisadores quebrarem a cabeça para definir causas e curas. Os médicos acreditam que são as alterações hormonais que desencadeiam todos os males. O organismo funciona desta maneira: na segunda metade do ciclo, há um aumento da progesterona, o hormônio responsável pela reprodução, e da prolactina, encarregada da produção do leite. Por outro lado, o nível de estrogênio, o hormônio que atua sobre as funções sexuais e vitais do organismo feminino, diminui. E são mais facilmente atingidas por essas alterações justamente as mulheres que sofrem de TPM.
    E atinge mais ainda as mulheres que estão estressadas. "Há um lado positivo que não deve ser deixado de lado quando se fala em TPM", explica a psicoterapeuta Milena Carvalho. "Ela pode ser usada como um termômetro para a mulher reavaliar a sua vida, se não está desgastando-se muito com trabalho e com as preocupações do dia-a-dia. Ter consciência do que está acontecendo com seu próprio corpo é importantíssimo."

(Marisa A. de Britto Xavier)

Manual de Sobrevivência

    - Há uma série de coisas que você pode fazer para amenizar o sufoco desses sintomas e passar em "melhor humor" esses dias de TPM. Anote algumas dicas. Sabe aquela banheira de sua casa? Encha-a de água morna, pingue algumas gotinhas de óleo essencial, mergulhe e esqueça da vida pelo tempo que puder. O óleo? Lavanda, tangerina ou neroli, para relaxar; eucalipto ou sálvio para ganhar pique. Apele também para uma automassagem. E que tal umas gotinhas de floral? Procure uma farmácia especializada e faça a fórmula certa. Pense também na acupuntura.
    - O que não fazer ou pelo menos evitar: beber café ou bebida alcoólica; comer carne vermelha, enlatados, embutidos. Esqueça os docinhos. O açúcar não é bem-vindo nessa ocasião. Deixe para outro dia qualquer comida pesada. Dieta leve é a solução.
    - E tem mais: não deixe de fazer ginástica, caminhar, nadar, dançar. Exercício é superindicado para baixar a tensão e equilibrar. Nota dez como antídoto contra TPM. Beba também muito líquido. Água, água de coco, sucos.
    - Os sintomas da tensão aparecem por causa da grande perda de magnésio durante o período pós-ovulatório. Se falta magnésio é possível, através da alimentação, repor parte do que se necessita. Entre os alimentos ricos nesse mineral estão o pão de trigo integral, bacalhau, camarão, frango, carne bovina, leite integral e desnatado, banana, abacaxi, laranja, pêssego, morango, beterraba, brócolis, arroz.

Você tem TPM

    - Se estiver na dúvida, analise se alguns desses sintomas, que a Associação Americana de Psiquiatria classifica para a síndrome, te incomodam:
    1 - Sentimentos repentinos de tristeza e vontade de chorar.
    2 - Irritabilidade ou raiva pronunciada ou persistente.
    3 - Ansiedade pronunciada, tensão, sensação de "estar com tensão nervosa" ou "no limite".
    4 - Humor acentuadamente deprimido, sentimentos de desesperança ou pensamentos depressivos.
    5 - Interesse diminuído por atividades habituais: trabalho, roda de amigos, passatempos favoritos.
    6 - Fadiga fácil ou acentuada falta de energia.
    7 - Dificuldade de concentração.
    8 - Mudança de apetite, desejo por alimentos específicos.
    9 - Insônia ou excesso de sono.
    10 - Dor de cabeça, inchaço ou dor nas mamas, dores musculares e ganho de peso.
    - Se você respondeu pelo menos cinco vezes sim, fique atenta e procure ajuda. A TPM pode estar fazendo parte de sua rotina.

Fique por Dentro:

    O primeiro tecido que o homem aprendeu a fabricar foi provavelmente o linho, que é feito de fibra vegetal. Começou-se a fabricá-lo há vários milhares de anos. Têm se descoberto nos túmulos, múmias egípcias envolvidas em linho. O segundo tecido que o homem aprendeu a fabricar teve por base a lã. A lã é quente e dura muito tempo. O algodão e a seda também datam de milhares de anos: roupas de algodão já eram usadas na Índia 2 000 anos antes de Cristo; quanto à seda, os chineses guardaram zelosamente o segredo de sua fabricação durante séculos: era uma das riquezas que os negociantes europeus iam procurar no Extremo Oriente.
    Atualmente, existem centenas de materiais diferentes para vestuário e constantemente se inventam novos: nylon e raiom, por exemplo.
    Em quase toda parte do mundo, as pessoas dispõem de maior variedade de roupas que antigamente. A invenção da máquina de costura e o fato de que hoje se pode comprar roupa pronta, em casas de modas, explica essa abundância. A França é afamada pelo bom gosto de seu vestuário feminino. Gente de todo o mundo compra criações dos grandes costureiros franceses.
    Os tecidos de algodão brasileiros ganham grande popularidade internacional graças à sua excelente qualidade e à beleza dos padrões, em desenho e colorido.

A Ansiosa Solicitude pela Vida

    Por isso, vos recomendo:
    Evitai ansiedades;
    Deus sabe o que está fazendo,
    Nas vossas necessidades.

    Olhai as aves do céu,
    Não colhem, nem têm celeiros;
    Embora vivendo ao léu,
    Têm direito ao mundo inteiro.

    Olhai os lírios que crescem
    No seio da natureza;
    Não fiam, também não tecem
    E ostentam tanta beleza.

    Nem o grande Salomão,
    Com toda a sua opulência,
    Em nenhuma ocasião,
    Trajou com tanta decência.

    Se Deus veste, assim, a erva,
    A vencer tão pouca idade,
    Que é que ao homem não reserva
    Através da eternidade?

    Portanto, as necessidades:
    Vestir, comer e beber,
    Revelam as qualidades
    De quem, com Deus, quer viver.

Prof. José Esmeraldino de Vasconcelos

 


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC