Imagem do Símbolo SAC NA PONTA DOS DEDOS

Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Ano II-Nº 103 - Fortaleza, 19 de Novembro de 1999
Boletim diário editado e impresso em braille e tinta na
Imprensa Braille Rosa Baquit
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br


Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS

Bom dia leitor!

    Quando você era bem pequeno, teve de aprender muitas coisas, como: andar, falar, tomar banho...
    Agora que você já aprendeu a ler, o informativo SAC NA PONTA DOS DEDOS está cheio de novidades e curiosidades que vão levar você a descobrir muitas coisas sobre o mundo em que vive.
    Esperamos que você possa ter um diálogo bem aberto conosco. Fizemos o que podíamos para isto.

Maria Ilca Magalhães Silva
Secretária do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira

"O caminho dos homens retos consiste em evitar o mal,
e quem vigia o próprio caminho conserva a vida."
(Provérbios 16,17)

Caminho da mudança

    O referencial curricular é o caminho da mudança.
    A Educação Infantil ganha identidade e obedece a critérios próprios do universo de toda criança.
    Temas transversais, como: Ética moral, sexo, entre outros, surgem de forma espontânea e podem ser explorados pedagogicamente, em benefício do aprendizado. "É o começo da formação da cidadania".
    A proposta é educar para a vida, para a realidade do mundo. É na faixa etária inicial que a criança descobre as coisas ao seu redor, aprende a falar, andar, comer, conhece tudo que lhe rodeia, é quando descobre realmente o que é viver.
    Nesta idade, a criança tem todo potencial para o aprendizado. A capacidade delas de terem confiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, cuidadas e amadas oferecem segurança para sua formação pessoal e social.
    "Com o novo Conceito de Educação Infantil, estamos dando o primeiro passo rumo a um Brasil mais justo, onde todos tenham oportunidades iguais. No futuro, com certeza, as conseqüências dessa iniciativa serão benéficas, inclusive com repercussão sobre questões como a violência nas escolas, que tanto nos tem chocado ultimamente".

Revista MEC - Agosto  

Para Refletir

    Você Tem Medo da Morte?

    Morte: bonita, cruel, necessária? O que mais parece é que ela é inevitável para todos os seres vivos, sem exclusão. A certeza de que a morte um dia tomará o lugar da vida é o que deixa muitas pessoas com medos, pavores incontroláveis, ou... apenas perturbadores. A vida aqui na terra é muito especial e as pessoas não gostariam de deixá-la, porque ainda não conhecem um outro tipo de vida. Nunca haviam vivido antes de vir ao mundo e, portanto, não sabem o que aconteceu, o que acontecerá.
    As pessoas têm medo daquilo que desconhecem. O não saber como irão morrer e o não conhecer o depois, alimentam o medo dentro delas. Ao verem parentes, amigos e outras pessoas morrerem, o quadro se reveste para si: o mesmo acontecerá comigo!
    O modo como a sociedade encara a morte contribui para isso. Ela é vista como uma coisa ruim, quase um castigo, que devemos nos conformar; e os outros sentirão saudades, chorarão um sentimento de perda. Essa imagem da morte passada pela sociedade, repercute na pessoa o desejo de que seja diferente.
    Muitas vezes há um medo até maior que o da morte: Como ela virá? Haverá sofrimento até chegar nela? Quando? Onde? Morrerei feliz?
    Podemos dizer, sim, que a morte é bonita, pois ela é a ponte que leva nossa alma para junto de Deus, para a eternidade. Para isso, precisamos deixar nosso corpo - que envelhece - para vivermos uma vida nova, para sentirmos a ressurreição de Jesus.
    Foi esse um dos motivos para Deus nos ter feito assim: Corpo é matéria; Alma é energia.
    A morte deve ser encarada com naturalidade.

Aline B. Sartori

Você Sabia?

    No dia 19 de Novembro comemora-se o Dia da Bandeira.
    A Bandeira brasileira foi criada no dia 19 de Novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República.
    A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros.
    Deve ser hasteada nos edifícios governamentais (federais, estaduais e municipais). É hasteada também nos dias de festas e nos dias de luta (a meio pau) em todas as escolas e repartições.

    Como fazer uma Bandeira Nacional

    Existem normas especiais para cada aspecto: para o tamanho do retângulo verde, do losango amarelo, do círculo azul; para o tamanho e o lugar de cada estrela; o tamanho das letras da faixa, a inclinação e largura da faixa branca. Para fazer corretamente a Bandeira brasileira é preciso primeiro ter uma unidade básica chamada módulo. Como obter o módulo?
    Assim: você escolhe uma altura qualquer para o retângulo verde e divide a mesma altura em 14 partes iguais; cada parte é um módulo (M). A largura deverá ter 20 módulos (20 M). O losango amarelo ficará a 1 módulo e 7 décimos (1,7 M), cada ângulo, nas linhas do retângulo verde. O círculo será feito com compasso em abertura de (3,5M).

    Observe o Desenho:

Imagem do Jornalzinho SAC NA PONTA DOS DEDOS


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC