Símbolo do Jornal da Sociedade de Oftalmologia do Ceará
Jornal da Sociedade de Oftalmologia do Ceará
Janeiro - Março/2007

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.soc.org.br
NECROLÓGICO


FOTO DO DR. FRANCISCO WALDO PESSOA DE ALMEIDA

    A Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC) está de luto. No último dia 14 de dezembro de 2006, o médico oftalmologista Waldo Pessoa faleceu, tornando-se mais uma vítima da absurda onda de violência em que se encontra mergulhado o nosso país.


    O Dr. Waldo Pessoa nasceu em Quixáda, Ceará , em 10 de agosto de 1937. Ainda criança veio a residir em Fortaleza. Por essas ironia do destino passa a morar próximo a residência do Dr. Hélio Góes Ferreira, fundador, em 1942, do Instituto dos Cegos, passando a ter laços de amizades com os filhos daquele já conceituado médico oftalmologista. Estudante de medicina , torna-se estagiário do Dr. Hélio Góes na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Em 1964 Conclui o curso de medicina pela Universidade Federal do Ceará. Em 1967 dá início ao profícuo trabalho no Instituto do Cegos, hoje Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), aonde chegou a ser presidente. O transplante de córnea foi o seu ideal maior. Daí porque foi o identificador do primeiro banco de olhos do Ceará, vinculado a SAC, fundado em dezembro de 1976. Através de diversas campanhas, procurou conscientizar a sociedade cearense da importância da doação de córneas para aquelas pessoas em chance de recuperar a visão. Implantou o Centro de Estudos DOSVOX, programa que permite aos cegos o uso do computador, além do Centro de Formação de Docentes na Área de Deficiência Visual, reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará, como também idealizador de vários eventos sociais com o intuito de diminuir o preconceito que a sociedade tem em relação aos portadores de deficiência. Sua luta contra a cegueira lhe valeu o reconhecimento público, ganhando diversas e significativas homenagens, inclusive a consagrada comenda "Sereia de Ouro". O Dr. Waldo Pessoa procurou, antes de tudo, fazer da pessoa cega um cidadão.

    A SOC, nas palavras de seu presidente, Dr. Sérgio Augusto Carvalho Pereira, presta homenagem póstuma "àquele que na sua vida profissional dignificou o exercício da Oftalmologia no nosso estado."

FOTO DA DONA JOSÉLIA ALMEIDA, DR. ELISABETO GONÇALVES, DR. FRANCISCO WALDO PESSOA DE ALMEIDA E CRIANÇAS DA SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS(SAC)


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC