Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Quarta-feira - 15-12-1976
Fortaleza - Ceará - Brasil
CEGO QUE PASSA A VER TEM PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO


Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Período de férias: são poucas as alunas que
ainda estão no Instituto à espera dos pais.

Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Os alunos do Instituto dos Cegos têm
atividades normais.

      O dia 13 de .dezembro é dedicado à Santa Luzia. conhecida como a protetora da visão. Por este motivo,' de uma maneira generalizada, o dia 13 (anteontem) é ti­do como o Dia do Cego. No Instituto dos Cegos, as comemorações anuais referentes ao Natal, não se realizaram dia 13, como todos os anos sucede. Foram antecipadas para o dia 4 passado, quando do término do período-escolar da entidade. A reportagem de TRIBUNA 00 CEARÁ esteve na manhã de ontem no Instituto dos Cegos e o prédio estava mais silencioso, não se ouvia a algazarra das crianças e adolescentes, pois os alunos, em sua grande maioria, já tinham ido para as residências dos seus país, muitas delas no interior do Estado. As que ainda lá se encontravam, tinham suas malas prontas, a espera dos responsáveis. Uma das residentes do Instituto, Arlinda permanece ainda em Fortaleza porque suas aulas não- terminaram, ela cursa o 2o. ano do 2o. grau no Liceu do Ceará. Aparecida, outra das alunas, irá embora hoje, sua mãe já escreveu de Paracuru, avisando a data de chegada. Guiomar, uma jovem loura, que em um dos períodos estuda no Ginásio Presidente Roosevelt (4o. ano do 1o. grau) irá para Horizonte, sua terra natal, Distrito de Pacajus, quinta-feira. As alunas do Instituto, uma vez que não têm mais aulas, fazem os trabalhos de rotina do dia-a-dia de qualquer pessoa, lavavam suas roupas, limpavam seus pertences, ou simplesmente passeavam entre os mangueirais do terreno.

ASSISTÊNCIA

      O Instituto dos Cegos do Ceará, além de manter, classes pré-primarias, primárias e cursos de acompanhamento para os alunos que já estão cursando outros colégios a partir do 3o. ano do 1o. grau, os deficientes visuais são encaminhados para colégios da rede normal de ensino - mantém consultórios onde são atendidos pacientes segurados do INPS, consultas particulares e indigentes.
      O médico Waldo Pessoa de Almeida, Diretor do Instituto dos Cegos, conversando com a reportagem de TC, diz que foram atendidas cerca de 1600 pessoas gratuitamente, e que ,50 por cento destes pacientes receberam também de graça, os óculos necessários, através da Campanha da Boa Visão, que tem como coordenador o próprio dr. Waldo Pessoa de Almeida, em convênio com algumas óticas da cidade.
      É ainda o Diretor Geral do Instituto dos Cegos que nos informa o numero de cirurgias feitas: um total de 800 operações, com total êxito. O dr. Waldo Pessoa atende uma média de 4 a 5 pacientes gratuitos por dia "mas estava acontecendo um problema. Pessoas que tinham condições de pagar consulta, sabiam que aqui se atendia inteiramente de graça, e marcavam hora". A esposa do dr. Waldo, dona Josélia Pessoa de Almeida, Também trabalha no Instituto dos Cegos, e complementa as afirmações do marido: "a gente sabia de casos em que a pessoa era segurada do INPS, e não ia aos oculistas do Instituto porque não gostava de filas". Foi necessário que as atendentes do Instituto dos Cegos fizessem uma séria triagem para que as pessoas realmente carentes fossem atendidas.

CAUSAS

      A falta total de visão tem diversas causas, como glaucoma, retinopatias diabéticas, consaguinidade, hipovitaminoses, oftalmia neo-natal .e degenerescência macular.
      Segundo o dr. Waldo Pessoa de Almeida, a oftalmia neo-natal se deve ao fato de que, em alguns hospitais, as enfermeiras negligenciam e não aplicam o nitrato de prata (medida obrigatória por Lei) sob os olhos dos recém-nascidos. Daí, se encadeia uma inflamação, que na maioria dos casos (por falta de conhecimento das mães) só é percebida 4 ou 5 dias depois, período em que levam as crianças ao especialistas, e geralmente, já muito tarde para que haja cura.

PERÍODO ESCOLAR

      O Instituto dos Cegos, através do dr. Waldo Pessoa de Almeida, mantém ainda um convênio com a rede oficial de ensino-municipal e estadual - no sentido de atender crianças em idade escolar e que estejam com problemas de acompanhamento nos estudos, por fatores de visão.
      Quando os professores percebem que o escolar deve ter problema de visão; chama seus país, e se a criança não for segurada de algum Instituto de Previdência é encaminhada ao Instituto dos Cegos, onde, além de ser consultada sem despesas, recebe (caso necessite) os óculos, também sem que gaste dinheiro. Este ano, foram atendidas 43 crianças.

DESLUMBRAMENTO

      O dr. Waldo Pessoa de Almeida, volta a falar sobre cirurgia, e diz que a primeira sensação do cego, que passa a ver, é de deslumbramento, "é um período onde o paciente em recuperação, deve ser assistido com especial atenção, inclusive por psicólogos".
      Adianta o médico, que a adaptação da criança cega, nos primeiros anos de vida, "é bem mais fácil", o adulto e adolescente sofre um choque maior, diz o Diretor do Instituto dos Cegos, e dá exemplos. Diz então à reportagem de TC, que alguns cegos adultos, que andavam, sem auxílio de ninguém, pelas ruas, enfrentando o tráfego e obstáculos comuns das cidades, quando passam a enxergar, não se acostumam a andar, "é necessário uma nova aprendizagem", complementa.
      Falou sobre outro cliente seu, desta feita uma criança, que apesar de estar vendo seu relógio, sabendo anteriormente o que era aquele objeto, só conseguiu realmente "captar" a imagem, depois que passou os dedos, sentindo a matéria e mesmo aconteceu com as barbas e bigodes do médico, "a criança via minha barba e só "enxergou" depois que pegou a sentiu no tato".
      Está nos planos do Diretor-Geral do Instituto dos Cegos, dr. Waldo Pessoa de Almeida, criar em Fortaleza o Banco de Olhos, "que viria resolver muitos casos de cegueira. Aqui mesmo, no Instituto, temos crianças que ficarão curadas, caso recebam um transplante".
      O Banco de Olhos do Ceará podem vir a ser uma realidade, dentro de pouco tempo. O Waldo Pessoa mostrou à reportagem de TC uma aparelhagem que . recebeu sábado da Alemanha destinada as cirurgias de transplante.
      Caso venha . a ser criado, o Banco de Olhos deverá funcionar anexo ao Instituto dos Cegos, e os doadores farão as doações (inscrições) naquele local, "deixam um documento com firma reconhecida esclarece o médico, acrescentando que os transplantes obtém total êxito quando são feitos logo após a morte do doador, mas em último caso, uma espera de até 2 horas não é prejudicial".
      Quanto à recuperação de deficientes visuais, tidos como cegos (recuperação sem cirurgia), o dr. Waldo Pessoa falou sobre as classes que funcionam no Instituto dos Cegos, "de ambliopes" onde se aproveita a visão residual do deficiente, e os 8 alunos que temos, já estão lendo, com o auxílio de óculos, e através do método que consiste em ampliar as letras, símbolos, e aos poucos, acostumá-las, então, a ler em tamanho normal.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior