Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Quinta-feira - 30-08-1984
Fortaleza - Ceará - Brasil
Inaugurado o primeiro hospital para doenças de olhos do Estado


Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ

      Com a presença de várias autoridades foi inaugurado, ontem à noite, o Hospital Alberto Baquit Júnior, membro da Sociedade de Assistência aos Cegos, o primeiro hospital exclusivamente para deficientes visuais e que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Instituto dos Cegos do Ceará.
      O Hospital Alberto Baquit Júnior foi construído com recursos doados pelo industrial Alberto Baquit, com a cooperação da Construtora Ortecal. O projeto é de autoria dos engenheiros José e Francisco Nasser Hissa, também amigos do diretor-presidente da Sociedade mantenedora, Dr. Valdo Pessoa.

A HOMENAGEM


      Durante vários anos, a construção do hospital para cegos esteve em projeto pela Sociedade de Assistência aos Cegos, diante da necessidade de melhor atendimento aos deficientes do Instituto e para realização de tratamento especifico, como transplante de córnea, enfermagem e atendimento de urgência. A Sociedade pediu ajuda a vários órgãos do Governo do Estado e somente agora conseguiu a sua construção, através do industrial Alberto Baquit. O nome é uma homenagem ao filho do industrial doador dos recursos, que morreu no ano de 1969, aos 16 anos de idade, o que muito traumatizou a sua família.
      O hospital está localizado no terreno ao lado do Instituto dos Cegos, Avenida Bezerra de Menezes e dispõe de amplas dependências, para tratamento a segurados do Inamps, a indigentes e pacientes particulares. Possui uma suíte completa, com boas instalações, para cliente particular e dois apartamentos também completos. Dispõe ainda de sala de enfermagem, para homens, mulheres e crianças, separadamente, de dois centros cirúrgicos, de uma sala de recuperação e do banco de olhos. O banco de olhos é, na opinião do diretor do hospital, Valdo Pessoa, o setor mais importante do hospital e está a disposição das pessoas que desejarem fazer a doação de seus olhos, após a morte. 
      É uma instituição voltada totalmente para a assistência ao carente, mas manterá convênio com o Inamps, já que no Ceará não existe nenhum hospital que atenda exclusivamente pacientes com doenças de olhos.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC