Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Sexta-feira - 02-03-1990
Fortaleza - Ceará - Brasil
DOAÇÃO DE CÓRNEAS:
Campanha faz os pacientes voltar a enxergar no Ceará


      Cinco pessoas voltaram a enxergar aqui no Estado no último mês. Isto aconteceu devido a campanha que está sendo desenvolvida pelo Instituto de Cegos que mantém há dez anos o Banco de Olhos. O presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará, o oftalmologista Valdo Pessoa de Almeida, declara que é preciso uma conscientização bem maior da população para que outras pessoas venham a enxergar. A fila de espera é muito grande. Hoje 130 deficientes visuais em condição de enxergar com um transplante de córnea estão esperando uma doação.
      Na cidade vários out-door foram espalhados além de cartazes na tentativa de chamar a atenção da população no sentido de abrir os olhos para a situação daqueles que necessitam apenas de um ato voluntário para voltar a enxergar; doar a córnea. O presidente da Sociedade Cearense de Assistência aos Cegos, Valdo Pessoa de Almeida espera que dentro em breve o Banco de Olhos que atende há várias clínicas aqui de Fortaleza tenha condição de atender o maior número possível de pacientes: “Nós temos condições de realizar transplantes de córnea sem qualquer dificuldade, o único problema é a falta de córnea”.
      A Campanha de Doação de Córnea está contando com o apoio do Banco do Nordeste, Universidade Federal de Ceará, Óticas Bóris e Fortaleza, Empresa Beneficiadora de Estopa, Tiprogresso, o Lions Assunção. A ajuda está sendo em relação a divulgação da Campanha com cartazes, adesivos e apoio técnico. A família Almeida ( Associação da Família Almeida AFA ) está dando uma grande colaboração, segundo Valdo Pessoa na parte burocrática do evento. As pessoas ligadas a esta família visitam os hospitais, associações na tentativa de buscar a conscientização da população em relação a doação de córnea. Qualquer informação para maiores esclarecimentos quanto a questão de doação ou para ajudar na campanha a nível de divulgação pode ser dada através do Instituto de Cegos localizado na avenida Bezerra de Menezes.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC