Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Quarta-feira - 17-01-1996
Fortaleza - Ceará - Brasil
Irmãos são operados no Instituto dos Cegos


     Os irmãos Cícera, 14 anos; Antônio, 12; Francisca, 10; Terezinha, 7; e Maximiniana Severino da Silva, 4, se submeteram ontem pela manhã, a cirurgia de catarata congênita, no Instituto dos Cegos do Ceará. Eles passam bem. Cada cirurgia, feita pelo diretor do Instituto, o médico Waldo Pessoa, demorou em média 45 minutos. Nos dois irmãos maiores foram colocados lentes intra-oculares, e nos outros só quando crescerem mais, ou seja; quando o olho ficar maior e haja menos riscos de complicações.

Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Família
O médico Waldo Pessoa operou
as crianças de catarata congênita

     Segundo o dr. Waldo Pessoa, todos vão precisar usar óculos, inicialmente grosso. Após revisão da cirurgia, que deverá acontecer dentro de 20 dias, as crianças serão submetidas a nova cirurgia, desta vez à laser, em data a ser marcada, possivelmente “dentro de 60 dias”, diz o médico. Famílias inteiras apresentando cegueira não são casos raros. Na próxima semana chegarão outros três irmãos vindos de Acaraú e, “deve existir muito mais”, afirma o médico que já deu alta para os pacientes voltarem hoje para Juazeiro do Norte.

     Eles foram trazidos de Juazeiro para Fortaleza por Robervan Almeida, secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, representando a Secretaria de Saúde daquele município que se interessou pelo caso da família. As crianças estão acompanhadas pelas irmãs Tânia e Maria Socorro da Silva Ribeiro sem quaisquer vínculos de parentesco. Socorro disse que mora vizinha à família e se ofereceu para ajudar “devido as dificuldades que eles passam. Gosto muito deles. São uns bons meninos. O pai abandonou-os e eles vivem de caridade. Lá são 12 filhos, tem um irmão adulto, que não quer nada”.

"Deve haver outros casos no Interior"

     Na família dos meninos cegos, a doença visual se apresenta de forma alternada. Os doentes já nasceram com baixo índice de visão atingindo a cegueira, rapidamente. Cícera e Antônio já passaram por idêntica cirurgia, em dezembro, nos seus olhos direito, conseguindo discernir as cores através deles. Ontem operaram os olhos esquerdo.

     Segundo o dr.Waldo, duas das cinco crianças apresentam ligeira deficiência mental que deve ser tratada, e decorre da total desassistência que elas tinham. Cícera, por exemplo, tem 14 anos, e quem a vê não dá mais de nove anos. Todos franzinos, a que apresenta melhor estado nutricional é a pequenina de 4 anos, que foi a primeira a entrar na sala de cirurgia. O médico disse que não é fácil fazer o exame nelas. Para a cirurgia foi aplicada anestesia geral.

     O diretor do Instituto dos Cegos disse que já completou 5 mil cirurgias, “todas realizadas numa única sala”. Só ontem, ele fez seis enquanto outras 22 aconteciam por outros profissionais naquela clínica. Ele dá o exemplo e ao mesmo tempo indaga: Por que outros centros de oftalmologia não fazem a mesma coisa?” diz que todo mundo reclama do Sistema Único de Saúde, “que as AIHs são irrisórias, mas que ninguém as deixa”. Segundo Robervan, as cirurgias aconteceram porque a burocracia foi deixada de lado, a as ações aconteciam antes dos procedimentos serem liberados.

 

Música é fonte de renda

     Antonio Severino da Silva, 14 anos é um exemplo de como o cego é utilizado como fonte de renda pela família. Ele toca pandeiro em praças e festinhas para conseguir ajudar sua mãe, dona Francisca da Silva, que tem 12 filhos, e sobrevive de esmolas. Segundo Dr. Waldo, este exemplo dos meninos de Juazeiro do Norte, é uma atitude louvável, em bloco. Primeiro, o da família que entendeu ser melhor ter os filhos com a visão do que tê-los conseguindo mais esmolas. A segunda, foi a do governo, através da Secretaria de Saúde que se interessou e trouxe o problema “até nós”.

Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Infância
Antônio é músico
na praça e festas

     Recuperando-se do efeito da anestesia, Antônio, disse que pretende estudar e ouviu a promessa de Robervan Almeida, que ele iria para a escola. Seu sonho é ser locutor de rádio. “quero um dia fazer um programa como o “Só Forró” na FM Tempo, das 5 às 6 horas”. Disse que aprendeu a tocar pandeiro sozinho e a música que mais gosta de cantar (ensaiou o canto) é “Florentina”. Para não fugir à regra, “Você me deixa doidão”, dos Mamonas Assassinas faz parte do seu repertório. Fala decidido: “meu fio, eu vou estudar”.

O QUE É CATARATA

     A catarata, segundo o médico, Waldo Pessoa, é uma opacificação do cristalino, sendo caracterizada quimicamente, por uma redução no consumo de oxigênio e um aumento inicial do conteúdo aquoso seguido de desidratação. O conteúdo de sódio e cálcio é aumentado enquanto o potássio, ácido ascórbico e proteína diminuem. A maioria dos casos é bilateral. Há cataratas traumática, congênita e senil entre outros tipos menos comuns. As congênitas são geneticamente determinadas e às vezes decorrem de rubéola materna contraída pela mãe, durante a gravidez.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC