Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Terça-feira - 10-09-1996
Fortaleza - Ceará - Brasil
Campanha quer incentivar doação de córneas


      O Instituto dos Cegos, em parceria com o Lyons Club de Fortaleza, está promovendo uma campanha para incentivar a doação de córneas e, conseqüentemente, diminuir o número de pessoas cegas, já que 30% de todos os casos de cegueira podem ser resolvidos com um transplante. A campanha consiste em passar informações sobre a doação e será desenvolvida na praça Central do Mondubim, onde voluntários e médicos do Instituto estarão, durante todo o dia 14, a partir da 8 horas, de plantão na praça, para atender os possíveis doadores. Na Ocasião, e o centro de Hematerapia e Hematologia do Ceará (Hemoce) também estará com um estande para receber doações de sangue.
      Para a Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Josélia Almeida, principal resultado da campanha "é a divulgação da idéia de doar órgãos. As pessoas precisam se conscientizar da necessidade de que um receptor tem de ter um órgão para resolver um problema de saúde", diz. "Na maioria das vezes, o doador até recebe a carteirinha de doação e se compromete em fazê-la, mas a autorização final vem mesmo da família, depois do óbito. Se não, nada feito", explica Josélia.
      Ela acredita que o doador tem um perfil específico. "Geralmente são pessoas mais esclarecidas. Quem é suficientemente informado não tem preconceitos ou medo de doar seus órgãos", afirma. O Diretor de Saúde do Instituto dos Cegos, Waldo Pessoa, também pensa num perfil típico do doador: "São pessoas provenientes da classe média mais alta, com mais estudo", diz o médico.

      Pessoa explica que o incentivo aos transplantes através das doações faz parte da cura da cegueira, ocasionada geralmente por três males corneanos mais freqüentes, as úlceras, as infecções e os traumatismos. Mas reforça que é preciso fazer um tratamento preventivo com crianças, principalmente. "Nós já fizemos isso. Uma vez por semana realizamos palestras em diferentes lugares, como escolas e praças para orientar as famílias para o devido acompanhamento oftalmológico", diz.

Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Incentivo
Diretor do Instituto dos Cegos, Waldo Pessoa, no
Banco de Olhos, mostra um recipiente com córneas.

Transplantes

Realizados

Ano....................... Quantidade

1990............................. 14

1991............................. 58

1992............................. 138

1993............................. 142

1994.............................. 82

1995.............................. 97

1996.............................. 68

Este

Ano

Mês....N.º Transplantes

Janeiro..................... 04

Fevereiro................. 12

Março...................... 07

Abril........................ 04

Maio........................ 08

Junho....................... 10

Julho........................ 13

Agosto..................... 08

Setembro................. 02

      Doação ocorre sem qualquer burocracia
      Quem quer doar órgãos não encontra nenhuma dificuldade. Ao contrário, será atendido com presteza pelo Instituto dos Cegos. Basta se dispor a doação e receberá uma carteirinha de valor simbólico, onde o doador declara sua intenção. O mais importante, no entanto, é comunicar a decisão tomada à família, para que mais tarde, os parentes do doador não se oponham à retirada dos órgãos.
      Após o óbito, os médicos têm apenas quatro horas para receber a autorização da família e retiraras córneas, senão não dá mais para aproveitá-las. Depois, as córneas podem ficar armazenadas ainda por uma semana, embebidas num líquido de conservação chamado likorol. Esse é o tempo necessário, ou menos, para localizar o receptor compatível. Os exames para verificar a viabilidade do transplante são feitos e em seguida, o paciente vai para a sala de cirurgia.
      Para estreitar os laços entre os receptores e a família dos doadores, uma vez ao mês, o Instituto dos Cegos organiza palestras que culminam com uma missa, para alimentar a relação de solidariedade entre as duas partes.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC