Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
Quinta-feira - 22-04-1999
Fortaleza - Ceará - Brasil
Desembargadora Águeda Passos é homenageada no Instituto dos Cegos


Foto do Jornal TRIBUNA DO CEARÁ
DIPLOMA
Des. Águeda recebe diploma entre o Gen. Torres de Melo e a presidente Josélia Sá

      “Como sócia honorária, posso garantir que também procurarei dar um pouco de mim em prol do engrandecimento cada vez maior da Sociedade de Assistência aos Cegos”, disse a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, presidente do Tribunal de Justiça, ao agradecer a homenagem que lhe foi prestada naquela instituição, quando descerrou uma placa de bronze, ali fixada em sua homenagem. Antes, recebeu manifestação de carinho de alunos deficientes visuais do Instituo de Cegos, no auditório, oportunidade em que falou o ex-presidente e atual Diretor de Saúde, médico Waldo Pessoa de Almeida, afirmando que a homenagem se deve ao fato da desembargadora Águeda ter um trabalho respeitável em favor da infância e da juventude. Entre emocionado e reconhecido, o Dr. Waldo Pessoa apelou a que a Presidente do Tribunal de Justiça tudo envidasse para tornar a Justiça mais próxima do povo.
      A atual presidente Josélia Sá, do Instituto de Cegos, a exemplo da desembargadora Águeda Passos, primeira mulher a ocupar o cargo, destacou a sua presença na sociedade cearense e o quanto tem realizado. Ao encerar a reunião, o general Torres de Melo disse da importância daquela homenagem e o quanto significava para a entidade, da qual é presidente do Conselho Deliberativo.
      Agradecimento: Discurso da desembargadora Águeda ao receber o título de sócia - honorária do Instituto dos Cegos e de descerrar a placa em sua homenagem:
      Existem certas circunstâncias nas quais nos deparamos ao longo da vida, em que a vaidade deixa de ser um defeito, para se revelar como virtude. É o caso de determinadas homenagens, onde o orgulho de ser homenageada paira acima da questão pessoal, ocupando um espaço nobre em nossa vida, diluindo possível desejo imoderado de atrair admiração.
      Esta homenagem que ora recebo, concretizada através da outorga do título de sócio honorário, como membro da Sociedade de Assistência aos Cegos, mais que envaidecida, me deixa orgulhosa, numa pureza de espírito onde a frivolidade se deixa ofuscar pelo sentimento de altivez.
      Passo, assim, na qualidade de sócia honorária, a integrar essa sociedade, que se mostra uma das mais tradicionais de nossa terra, prestando relevantes, serviços há quase sessenta anos, desde que foi fundada em 1942.
      E é exatamente por esses relevantes serviços, em prol dos deficientes visuais, que nos leva àquela sensação de felicidade imensa, no instante em que passamos a fazer parte de tão significativa sociedade.
      Em nosso mundo, onde a discriminação aflora em vários contextos, seja no aspecto racial, técnico e social, religioso e até em relação aos portadores de deficiência física, qualquer trabalho que se faça para minorar essa discriminação, é digno de elogios.
      No caso da Sociedade de Assistência aos Cegos, um trabalho incansável e diurno, arrastando-se por mais de meio século, é a prova viva de que ainda existem bons propósitos em nosso meio, para minorar o sofrimento daqueles que não tiveram a dádiva de algum bem precioso da vida, como é o caso dos deficientes visuais, privados da luz de cada manhã.
      Pelos caminhos generosos do Criador, porém, essa luz que deveria percorrer a retina de alguns de nosso irmãos, chega na consciência dos que integram essa sociedade, para dar um pouco do seu tempo e esforço, em prol dessa categoria de deficientes visuais.
      Como sócia honorária, posso garantir que também procurarei dar um pouco de mim, em prol do engrandecimento cada vez maior da Sociedade de Assistência aos Cegos.
      Quero, porém, expressar meu sorrido de gratidão, por ser inalcançável em sua forma física aos queridos cegos, em forma de mensagem, através das belas palavras do livro de Salmos na Bíblia. Recebam, assim, o que ora vou dizer, como um sorriso materializado em forma auditiva: “o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos”.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC