TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ
Terça-feira - 26-10-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.tj.ce.gov.br
Mais de dois mil atendimentos foram realizados em mais um evento do Justiça de Mãos Dadas


O terceiro evento do projeto “Justiça de Mãos Dadas”, desta vez realizado no Liceu Vila Velha, no Barra do Ceará, dia 23 de outubro, das 09 às 15 horas, realizou um total de 2.096 atendimentos. As exposições do Batalhão de Choque da Polícia Militar (armamentos, munição, cães amestrados etc.) e da Polícia Ambiental foram as mais visitadas. Cerca de mil pessoas conheceram as ações e os equipamentos da PM. O serviço do Corpo de Bombeiros foi o segundo mais procurado (300 atendimentos), seguido pela Secretaria de Saúde do Estado (200).
O Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) levou 44 colaboradores, dentre funcionários do Gabinete da Presidência, Assistência Militar, Cerimonial, Assessoria Jurídica, Assessoria de Imprensa, Setor de Transportes e Zeladoria, e alguns voluntários que resolveram colaborar com a organização do evento. A ação social no Liceu contou ainda com outros 84 participantes dos diferentes órgãos que ofereceram serviços à comunidade (Coelce, Cagece, Unifor, Detran etc.).
O Tribunal, além do atendimento jurídico por parte da sua Assessoria Jurídica, prestou informações e distribuiu folhetos e cartazes sobre o Programa Justiça Cidadã (Projuci); da Semana de Conciliação e da Ouvidoria Gerall do Poder Judiciário. Além de orientações jurídicas e informações sobre o Judiciário cearense, os moradores da Barra tiveram acesso a serviços na área de saúde; corte de cabelo; regularização de documentos junto aos estandes da Coelce, Cagece e Detran; emissão de carteira de identidade, trabalho e registro de nascimento, dentre outras ações.
O presidente do TJCE, desembargador João de Deus Barros Bringel, prestigiou o evento de Vila Velha visitando todos os estandes e colhendo impressões sobre os serviços prestados à comunidade. “Estamos dando continuidade às nossas ações sociais, em razão de termos percebido que as comunidades precisam desse tipo de colaboração. Vamos continuar com esse atendimento à população até janeiro do próximo ano, agradecendo sempre àquelas entidades que estão colaborando conosco”, garantiu o Magistrado.
Sobre a grande movimentação de pessoas no Liceu Vila Velha, o desembargador Bringel disse: “Sentimos, hoje, a importância dessa ação social pelo grande comparecimento de pessoas da comunidade em busca de serviços e informações. Precisamos dar meios para que a população tenha acesso mais rápido à justiça e, ao mesmo tempo, continuarmos prestando serviços aos mais carentes”. A ação do TJCE atendeu a pessoas das comunidades de Vila Velha, Vila Nova, Beira Rio, Nova Assunção, Conjunto dos Bancários, Conjunto Polar e outras regiões da grande Barra do Ceará.
O diretor-presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Francisco Waldo Pessoa de Almeida, elogiou a iniciativa do TJCE: “O povo precisa saber que existem instituições sérias, como o Tribunal de Justiça, nas quais ela possa chegar lá e dizer o que quer. O povo precisa compartilhar suas necessidades com as entidades públicas. No momento em que o homem se sente cidadão, ele se torna uma pessoa satisfeita. Para ser bom, ele precisa sentir que há uma instituição do seu lado. A partir de ações em favor da sociedade como essa, o Judiciário vem mudando sua feição”.
A coordenadora do Liceu Vila Velha, Ana Rita Oliveira Wanderley, também parabenizou o TJCE pela ação social ofertada à comunidade carente da região. “O Tribunal deixa uma impressão positiva com essa prestação de serviços, e isso se reflete junto aos nossos alunos, que são politizados e vêm prestigiando as palestras que o Judiciário já deu neste Liceu”, afirmou Rita, lembrando que lá já ocorreram três palestras do Projeto Ensinando Justiça na Escola (Proenje), do TJCE, sobre temas como importância do voto, direito e cidadania e Estatuto da Criança e do Adolescente.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC