PAULO ROBERTO CÂNDIDO DE OLIVEIRA
PROFESSOR DE DOSVOX DA SAC


Houve um tempo em que a escuridão fazia-se presente pela falta da luz. Nas noites desamparadas pelas forças da natureza, sem o astro lua ou sem os clarões das tempestades, a obscuridade descansava imperiosa.

Depois de desvendadas as fontes geradoras de luz, desde o fogo que revelou os segredos e as armadilhas da noite, até as maravilhas do néon, a escuridão só permanece nos olhos daqueles que não têm os mecanismos perfeitos da visão ou os tiveram danificados por algum acidente.

Foto do Professor Paulo Roberto Cândido de Oliveira

Certos homens dotados de luminosidade interior, quando descobriram que a claridade não era usufruída por todos igualmente, preocuparam-se em buscar meios de facilitar a visão dos que só observavam os caminhos com os olhos da alma.

Aqui, no nosso Rincão, também floresceram estas sementes de bondade e clareza de coração. Reunidos em causa alheia, fundaram a SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS (SAC), uma porta sempre aberta e sem trincos dando acesso a um mundo de oportunidades novas para quem possui limitações visuais.

As patologias no âmbito da visão vão desde as mais simples até as mais embaraçosas para um quotidiano normal, sendo que, quando estas doenças recebem um tratamento cronológico adequado, passando pela prevenção, profilaxia e controle, o sucesso nos resultados é animador. A SAC é uma Instituição que enxerga longe e trabalha nesta linha de atendimento, buscando ampliar os horizontes existenciais dos seus assistidos, trazendo-lhes luz, seja com os transplantes de córnea, com os cuidados clínicos no acompanhamento das retinopatias ou demais moléstias do aparelho visual e oferecendo cursos e instrumentos para a resocialização dos deficientes oculares.

Ao chegar à SAC pela entrada do serviço social, encontrei um manancial fantástico de possibilidades de desenvolvimento pessoal e deparei-me com o inimaginável: uma pessoa cega trabalhando com o computador, com a mesma desenvoltura de uma pessoa vidente. Agora a sociedade cibernética estava ao alcance de todos.

Do tempo da escuridão até a época das teletransmissões de dados, cresceu a visão de que um ser humano só fica marginalizado no meio social em que vive, por falta de visão, se não tiver a vontade de inserir-se no contexto, pois os homens que trazem os ensinamentos do Cristo talhados na alma, sempre estarão elaborando as condições favoráveis para a inserção dos excluídos por motivos de deficiências.

Hoje, sinto-me engrandecido por fazer parte do quadro de colaboradores da SAC, desenvolvendo as minhas funções no Centro de Estudos DOSVOX, avançando em minha caminhada evolutiva junto com os alunos e os demais funcionários da Casa.

PAULO ROBERTO CÂNDIDO DE OLIVEIRA
PROFESSOR DE DOSVOX DA SAC
Engenheiro formado pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR
ENGENHEIRO ELETRICISTA


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC