EDUCAÇÃO FÍSICA


DEFICIÊNCIA VISUAL X EDUCAÇÃO FÍSICA

     A perda total ou parcial da visão, não significa que está impedido da prática de educação física escolar, ginástica, dança, natação. Pelo contrário, há uma necessidade destas atividades, devido não enxergar, os seus espaços de locomoção ficam limitados. Á sua postura sofre alterações devido o uso da bengala, a integração com os demais segmentos da sociedade, ficam restritos a família e amigos cegos.

FOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

FOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

     A Educação Física é a primeira porta que o cego pode usar para prevenir deficiência secundária, aumentar o seu círculo de amizade, derrubar as barreiras discriminatórias. Praticando natação, atletismo, futebol, etc. Leva o organismo aumentar suas capacidades motoras, cardio-respiratórias, posturais...

     O trabalho na água como natação, hidroterapia, hidroginástica começa logo que a criança for diagnosticada pela equipe médica e encaminhada para o setor de estimulação precoce ou para a escola.
     Na piscina que funciona pela manhã, nós começamos com o trabalho de hidroterapia com bebês a partir dos oito meses de idade, em atendimentos com duração de 20 minutos, trabalho esse que vai da adaptação ao meio líquido até aos exercícios tanto para os membros inferiores como membros superiores, exercícios respiratórios e de marcha, com objetivo futuro de que pratiquem os esportes aquáticos com os demais segmentos da sociedade.

FOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

FOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

     Os alunos da escola e os assistidos praticam tanto hidroginástica como a natação com objetivo de aprenderem a nadar e de correções porturais e respiratórias.A prática da natação para as pessoas portadoras de deficiência visual, além de melhorar sua capacidade física, social e cultural, também serve como medida preventiva de limitações psicomotoras.

     Os deficientes visuais, além dos esportes na água como a natação e hidroginástica, podem praticar o futsal, esporte onde necessita de um bom preparo físico, noção de distância, tamanho da quadra, conhecimento do ambiente, domínio da bola e um bom entrosamento com a equipe e trabalhar bem acuidade auditiva, pois a bola é adaptada com guiso ou outro sistema sonoro em seu interior.

FOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Os praticantes deverão ter conhecimento das regras, sua posição na quadra e de seus companheiros e um mapa mental da quadra.

O atletismo é um único esporte onde o deficiente visual necessita de guia para seu treinamento, tanto o guia como o praticante cego tem de ter um bom treinamento e conhecimento da regra. O guia tem de estar bem entrosado pois os seus olhos são de grande importância para o sucesso de um atleta cego nesta modalidade.

A recreação é a hora onde as crianças e adultos descobrem suas potencialidades, pois irão testar muitas vezes o que aprenderam e ensinar aos colegas como deveram se comportar em determinadas atividades estabelecidas pelo grupo.

Todas as atividades sejam elas recreativas, lazer, jogos, tem que proporcionar prazer, aprendizado, segurança para que todos possam crescer com respeito.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC