FISIOTERAPIA


É de amplo conhecimento público que o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069 de 13/07/1990, Art. 53, Cap.04, reza: "A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparando-os para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitados por seus educadores".

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De acordo com esses princípios básicos, é que a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, preocupada com o futuro das crianças - criou em março/94 a Unidade de Prevenção e Combate à Cegueira Cel. José Bezerra de Arruda, e nela vem investindo de forma incansável, combatendo dentro do possível, processos patológicos causadores da deficiência visual e tratando com recursos e técnicas específicas patologias já instaladas.

Fisioterapia - Foto 2

Composta de uma equipe interdisciplinar tem como objetivo principal integrar as crianças de 0 aos 12 anos portadoras de deficiência visual pura e baixa visual (visão subnormal) a integração completa no contexto familiar, educacional e social.

Os oftalmologistas mais conscientes, respeitando os princípios da Medicina Reabilitatória, preocupam-se em diagnosticar as afecções oculares, orientando eventualmente aqueles pacientes que necessitem de um treinamento precoce.

Há algum tempo se pensava que a visão das crianças deficientes visuais podia se desenvolver ao máximo, sem treinamento. Agora sabemos que a visão é uma função que se aprende e que sua qualidade pode ser melhorada durante o período sensível. Como os bebês com visão normal, os bebês deficientes visuais precisam aprender a acomodar, a buscar com seus olhos e adquirir a convergência.

Todas essas funções são necessárias para obter uma imagem clara na retina, para permitir a fusão de imagem de ambas as retinas no cérebro.

Muitas crianças deficientes visuais tem, ao mesmo tempo outras deficiência. Sendo assim, sua capacidade para usar a informação pode ser ainda mais inferior. Se a visão só é usada ocasionalmente e o conteúdo da imagem não é analisado, as chances de desenvolvimento da função visual, bem como das funções motoras são mínimas. A deficiência visual e o desenvolvimento motor interagem completamente: o desenvolvimento motor pode se atrasar porque o estímulo visual para a movimentação e para o alcance de um objeto está inferior ao normal. Uma habilidade motora pobre atrasa o desenvolvimento das funções cognitivas e a criança não aprende a usar o máximo sua visão.

Fisioterapia - Foto 3

Através da intervenção precoce, compreendemos as necessidades de cada criança, e facilitamos a construção de conhecimento como um todo, através da interação e comunicação com o outro. Procuramos despertar a curiosidade, o interesse pela descoberta do mundo, estimulando a iniciativa e autonomia dos pacientes, inclusive em sala de aula, orientando as professoras do maternal ao jardim II.

Procuramos ainda estimular a construir o seu sistema de significação através da conexão com o real por meio da integração e reorganização do sistema sensório-motor, completando assim a absorção das informações táteis-auditivas insuficientes para compreensão e formação da imagem do todo.

Incentivamos a conquista da autonomia e independência pelas Atividades da Vida Diária (AVD) e Orientação e Mobilidade.

Através de técnicas psicomotoras descubrimos com eles o prazer pelo movimento, e com técnicas criativas visuais procuramos dar função à luz estimulando e trabalhando todo o resíduo visual existente, como também o interesse por objetos significativos concretos (mamadeira, copo, colher, etc.) criando assim a organização das suas imagens e sistematizando limites.

Inútil seria se o apoio da família, não existisse. O maior das evoluções são devidas a pais presentes atuantes, e que participam integralmente do programa de intervenção.

Afinal, preparamos o homem de amanhã, e esperamos nas suas reações sólidas, a descoberta do equilíbrio da criança que está sendo trabalhada hoje.


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