SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Páginas: 149-151


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

CAPÍTULO IV

A ESCOLA NASCE

     A história da Sociedade de Assistência aos Cegos confunde-se com a do Instituto dos Cegos. A tal ponto que, em determinados momentos desta narrativa, alguns fatos parecem indefinidos como realizações de uma ou da outra entidade. Até porque se poderia dizer que a SAC e o seu Instituto são duas pessoas distintas, mas uma só verdadeira. Deixemos, pois, as coisas bem claras: a Sociedade de Assistência aos Cegos é a casa-mãe, instituição primária, nascida com o essencial propósito de assistir ao deficiente visual. O verbo assistir, porém, não trazia apenas a semente filantrópica de amparar, pela caridade, os faltos de visão. Tinha um alcance muito mais vasto, abrangendo toda a gama de sinonímia desse vocábulo: assistir no sentido de auxiliar, de socorrer, de proteger, de educar e qualificar, enfim, dar ao cego uma cobertura suficiente para que pudesse encarar a vida, apesar de sua deficiência, com a normalidade de um ser humano comum.
     Para tanto, além de ofertar-lhe abrigo e alimentação, tratamento de saúde e afetividade, a SAC carecia de um instrumento destinado exclusivamente a favorecer o deficiente com a indispensável qualificação para os embates da existência.
     Foi assim que, um ano depois de fundada, a Sociedade retirou de seu próprio ventre o Instituto dos Cegos, que Hélio Góes, o grande idealista que, ao lado de Arquimedes Bruno e outros concebera a sua criação, não admitia chamassem de Casa dos Cegos como se fosse apenas um albergue de desventuradas criaturas.
     Ao partir deste mundo, em 1976, Hélio Góes Ferreira deixava implantada nos seus seguidores a consciência de que "o homem, enquanto ser, é capaz de transpor qualquer obstáculo".
     O Instituto dos Cegos, surgido em setembro de 1943 – 59 anos atrás – veio para demonstrar, na prática, aquilo idealizado por Hélio Góes e seus companheiros de empreitada.
     Hoje, o Instituto dos Cegos do Ceará denomina-se, merecidamente, "Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira", ostentando a condição de estabelecimento modelar no ensino especializado para deficientes visuais.
     No complexo de unidades que formam o amplo arco de atividades da SAC, o Instituto assume papel de primordial saliência em sua missão de educar o destituído da vista para que ganhe condições de caminhar firme pela vida afora, na força da sua individualidade e na sua lídima expressão como membro da comunidade.
     É deste admirável organismo educacional que cuidaremos, a partir de agora, neste capítulo, detalhando sua atuação.

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC