SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Páginas: 197-200


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

CAPÍTULO VIII

HOSPITAL
ALBERTO BAQUIT JÚNIOR

Hospital Alberto Baquit Júnior
Hospital Alberto Baquit Júnior

     É através do setor de saúde, que são gerados os recursos indispensáveis à manutenção de tão vasto programa de atendimento médico, hospitalar e educacional desenvolvido pela entidade.
     Os objetivos idealizados e expostos em seus estatutos estão afinal sendo rigorosamente cumpridos, tal como sonharam seus bravos pioneiros.
     Os dados estatísticos mais recentes (2001) são indicativos do que acima ficou afirmado. No ano passado, foram registradas 24.529 consultas e 5.881 exames diversos, compreendendo procedimentos de acuidade visual a laser, biometria ultrassônica, campimetria computadorizada, fotocoagulação a laser, mapeamento de retina, microscopia especular corneana, ultrassonografia e yag laser.
     Isto só se tornou possível graças aos mais avançados aparelhos com que foram apetrechados o centro cirúrgico do hospital e as clínicas. E também só se pôde chegar a tais resultados em virtude daquele projeto econômico – financeiro de que Alberto Baquit foi um dos autores, e que agora se viabiliza com os recursos advindos dos convênios celebrados com vários grupos assistenciais de saúde, com o SUS (Sistema Único de Saúde, da Previdência Social do Governo) e através da abertura dos consultórios aos particulares, que, pagando, permitem a efetivação do programa básico de caráter filantrópico.
     Do total de atendimento em 2001, 1.148 consultas foram de pessoas sem nenhum vínculo com órgãos assistenciais, 17.104 vieram através do SUS, 5.688 oriundas dos convênios particulares. Os exames sofisticados aconteceram aos credenciados do SUS (3.195), dos convênios não oficiais (1.877) e 809 particulares.
     Em detalhes, a área de saúde do Instituto dos Cegos, em 2001, realizou 6.046 cirurgias com apoio do SUS, 870 de convênios e 72 particulares, totalizando precisamente 6.988 intervenções cirúrgicas pelos métodos mais avançados atualmente conhecidos.
     Acresce ainda enumerar milhares de atendimentos pelo serviço odontológico, incluindo familiares de deficientes assistidos, inteiramente grátis, sessões de fonoaudiologia (799), de terapia ocupacional (1.622), de psicologia (2.114) e de estimulação visual (2.094), somando 6.229 atendimentos nesses setores.
     Modernas e cuidadosamente mantidas, as dependências do Hospital Alberto Baquit Júnior compreendem 5(cinco) salas de cirurgia; 2(duas) enfermarias com 3(três) leitos para homens e três para mulheres e ainda 3(três) apartamentos.   

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC