SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Página: 205


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

O DOUTOR DOS TRANSPLANTES

     "Doutô, me devolva minha visão". Esta frase ressoa sempre nos ouvidos de Francisco Waldo Pessoa de Almeida, o médico oftalmologista que ocupou a vaga deixada pelo inesquecível Dr. Hélio Góes Ferreira. A propósito, num registro sobre o Dr. Waldo, não se deverá omitir um detalhe no mínimo curioso nessa sua relação com o mestre que fundou o Instituto dos Cegos. Vale a pena relembrar.
     Na sua meninice, Waldo foi morar na Avenida Tristão Gonçalves, Centro de Fortaleza, no mesmo quarteirão em que residia o Dr. Hélio Góes, àquele tempo já respeitável oftalmologista na cidade. O menino Waldo, aproximando-se dos filhos de Hélio, tornou-se assíduo freqüentador da residência do renomado médico. Impossível, pois, não se fazer uma ilação desse fato com o encaminhamento do garoto para a mesma carreira.
     Data, portanto, desde os idos de sua infância, a identificação de Waldo Pessoa com Hélio Góes, em cuja imagem se mirou para seguir as suas pegadas. Estudante de Medicina, Waldo Pessoa Almeida logo se tornou estagiário da clínica-cirúrgica de Hélio Góes na Santa Casa de Misericórdia. Formando-se em 1964, três anos depois o Dr. Hélio o arrebanharia para o seu Instituto dos Cegos. E ali permanece até hoje, já tendo exercido a presidência da Sociedade de Assistência aos Cegos, sendo atualmente diretor-médico do Instituto dos Cegos.
     Destino traçado na "Avenida Tristão Gonçalves", sua vida profissional tornou-se uma espécie de prolongamento da do seu inspirador e mestre, a princípio como seu braço direito e anos mais tarde como sucessor na obra médica e humanitária do vitorioso Instituto localizado no bairro de São Gerardo.
     Waldo Pessoa de Almeida vive praticamente todas as suas horas no cumprimento da missão que herdou de Hélio Góes. A SAC é a sua casa, onde passa a maior parte do dia, consultando, operando, orientando os médicos mais jovens, zelando pela saúde dos olhos de centenas de pessoas, e, em muitos casos, conseguindo devolver a visão a muitas.

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC