SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Página: 206


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

SUA META MAIS ALTA

     Dr. Waldo atua em todas as posições da área de saúde da SAC. Nem seria diferente, porquanto lhe cabe a função de diretor. Devota-se, com muita atenção, no Hospital Alberto Baquit Júnior, à Clínica de Olhos, dando assistência também à área responsável pelas crianças portadoras de visão subnormal.
     Já mexeu com negócios particulares extramedicina, porém hoje dedica-se full time ao Instituto na sua parte clínica, cirúrgica e hospitalar.
     Acreditando nos avanços científicos da técnica cirúrgica para a recuperação da vista, realiza um elevado número de cirurgias de catarata e de outras patologias óticas. Seu ideal maior situa-se, no entanto, no transplante de córneas. Daí por que foi o idealizador do primeiro banco de olhos do Ceará, vinculado ao Instituto dos Cegos. Em nome desse ideal, integrou-se com o maior entusiasmo às várias campanhas desenvolvidas no sentido de conscientizar a sociedade cearense da importância da doação de córneas para atendimento daquelas pessoas cegas com chances de recuperação da vista mediante essa prática.
     Dentro desse campo, além das incontáveis operações realizadas com êxito, deu igualmente uma cooperação extraordinária para o aprimoramento desse tipo de cirurgia. Foi Waldo Pessoa quem criou o trépano, aparelho destinado a cortar a córnea, trabalho anteriormente efetuado com lâminas importadas dos Estados Unidos ao custo de 230 dólares, enquanto o trépano, produzido no Ceará, fica em torno de apenas 30 dólares. Uma substancial contribuição ao crescimento do índice dessas cirurgias entre nós, bem como à sua mais perfeita execução, que exige precisão milimétrica. O trépano é fabricado num forno do Colégio Piamarta, em Fortaleza.
     O papel do Dr. Waldo Pessoa de Almeida na luta contra a cegueira no Ceará tem lhe valido o reconhecimento público, ganhando diversas e significativas homenagens, inclusive a consagrada comenda "Sereia de Ouro", em 1990.
     Sempre visando o domínio dos últimos conhecimentos na Oftalmologia para aplicá-los em sua vasta clientela no Ceará, o Dr. Waldo tem viajado aos grandes centros do País e do exterior. É uma abnegação total e exclusiva pela causa que herdou de Hélio Góes Ferreira.

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC